Página inicial > Últimas Notícias > PPGER seleciona nova turma de estudantes regulares

PPGER seleciona nova turma de estudantes regulares

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2023, 11h31
  • Última atualização em Quarta, 05 de Julho de 2023, 14h45

Link face PPGERA coordenação do Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais (PPGER) publicou o Edital PROPPG nº 5/2023, que estabelece o processo seletivo para nova turma de discentes regulares. As inscrições estarão abertas de 06 a 16 de julho de 2023, sem cobrança de taxa para sua realização. São 55 vagas distribuídas nos três campi da UFSB, em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

Para se inscrever, é preciso preencher a ficha de inscrição de acordo com o modelo de formulário (Anexo II), especificando a categoria de vaga para a qual concorre, a Linha de Pesquisa pretendida e três sugestões de docentes orientadoras(es) de um único campus do PPGER (Jorge Amado/Itabuna ou Paulo Freire/Teixeira de Freitas ou Sosígenes Costa/Porto Seguro) (Anexo I), tendo em mente que as sugestões não necessariamente serão atendidas. As inscrições são realizadas exclusivamente por formulário eletrônico, de 06 de julho de 2023 até as 23h59 do dia 16 de julho de 2023.

O PPGER

O mestrado profissional do PPGER é um curso presencial voltado à formação continuada de profissionais da educação formal e não formal e de pessoas interessadas nas questões do ensino em espaços formais e não formais. O foco é o desenvolvimento de pesquisas aplicadas relacionadas às Leis n. 10.639/2003 e 11.645/2008 e ao Plano Nacional das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Raciais e ao Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira. A área de concentração do PPGER é Ensino e relações étnico-raciais nas  perspectivas pós e decoloniais e conta com duas linhas de pesquisa: 1) Póscolonialidade e fundamentos da educação nas relações étnico-raciais; 2) Relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem.

Algumas pesquisas desenvolvidas no PPGER tiveram seus resultados noticiados na editoria UFSB Ciência, confira:

Livro paradidático desenvolvido no PPGER/UFSB sugere nova perspectiva para ensino da História da África

Pesquisa do PPGER/UFSB resulta em livro sobre educação e sexualidade infantil

Pesquisa realizada no PPGER propõe um guia pedagógico para aprimorar o ensino de Geografia na rede pública

Pesquisa do PPGER resulta em caderno pedagógico de Literatura Negra Feminina

Desenvolvido em pesquisa do PPGER, site educacional é voltado para docentes da Educação Infantil

Pesquisa do PPGER resulta em proposta curricular para o ensino fundamental de Santa Cruz Cabrália