Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

 

capa_CPF.png


MISSÃO

Oferecer formação acadêmica em níveis de graduação e pós-graduação nas áreas das Artes e da Comunicação, para as competências de pesquisa, habilitação profissional e educação continuada, visando contribuir com a Cultura e Desenvolvimento Regional do Sul da Bahia.


VISÃO

Tornar-se um Centro de Formação de referência para o Ensino, a Extensão e a Pesquisa no campo das Artes e da Comunicação, na atuação junto a Comunidades, artistas e comunicasdores/as no Sul da Bahia, e em redes de pesquisa internacionais, com competências para a produção e divulgação científica, artística e tecnológica.


GRADUAÇÃO

BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM ARTES

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes (BIArtes) é um curso superior de graduação oferecido pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação, que foi criado logo na fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia em 2014. Desde então vem formando artistas numa região muito rica em culturas e tradições indígenas e negrodescendentes. É um curso gratuito, presencial e que pode ser cursado em 3 anos, e oferece uma perspectiva intercultural e crítica. A formação se caracteriza por ser interdisciplinar, dialogando com as variadas linguagens artísticas - as artes visuais, a música, o audiovisual, o teatro, a dança, a performance, a poesia, dentre outras - e por valorizar saberes tradicionais, populares e periféricos, além da diversidade de manifestações culturais e artísticas do Brasil e das Américas.

ARTES DO CORPO EM CENA

O curso de graduação Artes do Corpo em Cena oferece uma formação a partir de três eixos de conhecimento interligados — teatro, dança e performance — sustentados por quatro esferas de aprendizagem: a teoria, a técnica, a criação e a vivência. Buscando superar e integrar percursos formativos consolidados, como a formação do ator e do dançarino, o curso aposta em um perfil híbrido que pode oferecer respostas às mudanças da cultura contemporânea. Além disso, o curso oferece um percurso formacional sob bases decoloniais.

SOM, IMAGEM E MOVIMENTO

O curso de graduação SIM - Som, Imagem e Movimento oferece ao/à estudante uma formação a partir do encontro das práticas artísticas nos campos do som, da imagem e da imagem em movimento, tendo as mídias e mídias eletrônicas como referência nos processos de criação. São três as habilitações que o curso oferece: Audiovisual, Criação Sonora e Artes Visuais.

JORNALISMO

O curso bacharelado em jornalismo visa a formação de jornalistas tecnicamente qualificados e com ampla formação humanística e capacidade crítico-reflexiva, para atuar nos setores público e privado, com foco no desenvolvimento sustentável, social e humano na região sul e extremo Sul da Bahia e em outras regiões do país. Os profissionais formados, além de desenvolverem as capacidades necessárias para atuar na apuração e disseminação de informações de interesse público no amplo campo da mídia e comunicação, deverão cultivar uma visão ética, crítica e analítica, podendo responder às exigências de um mercado competitivo e de uma sociedade em transformação, num contexto em que a democratização da informação possui papel fundamental.


MESTRADO

MESTRADO ACADÊMICO EM ARTES

O Programa de Pós-Graduação em Artes stricto sensu da Universidade Federal do Sul da Bahia (PPG-Artes/UFSB) está organizado na forma de Mestrado Acadêmico e visa proporcionar formação acadêmica de excelência a portadoras/es de título de nível superior, capacitando-as/os para a pesquisa, para a docência e para ações relacionadas às práticas artísticas; aprimorando seus conhecimentos teóricos, imprescindíveis à execução de atividades artísticas e científicas, e desenvolvendo o espírito crítico e o rigor na preparação cuidadosa de estudos, análises, interações, intervenções e publicações científicas, incluindo a redação de dissertações. Com área de concentração em ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM ARTES, e três Linhas de Pesquisa – Dramaturgias do Corpo e da Cena, Pedagogias das Artes, e Processos Artísticos e Comunidades – e contando com um corpo docente jovem, engajado, dinâmico e comprometido com o incentivo às ações culturais e pesquisas artísticas na região, o curso vem atender ao fortalecimento da Educação Básica, da Cultura e do Desenvolvimento Regional, ampliando as ações já iniciadas pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB.


ESPECIALIZAÇÃO

PEDAGOGIAS DAS ARTES: LINGUAGENS ARTÍSTICAS E AÇÃO CULTURAL

A EPartes objetiva ofertar um curso de especialização em Pedagogia das Artes para portadores de diploma de nível superior: professores e professoras da educação básica, educadores não-formais, egressos de cursos de bacharelado e de licenciatura, mediadores e agentes culturais, interessados/as em adquirir ou em aperfeiçoar a sua atuação docente para o ensino de Artes.

DRAMATURGIAS EXPANDIDAS DO CORPO E DOS SABERES POPULARES

A EDramaturgias considera as dramaturgias do corpo no campo expandido e pretende-se ampliar a rede de estudos em torno da escritura e dos códigos performáticos, possibilitando diálogos mais intrínsecos com a cultura expressa nas comunidades em que o corpo exerce o papel protagonista enquanto ressignificador dos planos estético, subjetivo e, estritamente, ligado à própria vivência.

Fim do conteúdo da página