Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Jornalismo > Apresentação
Início do conteúdo da página

Jornalismo

Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 16h05 | Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2024, 17h34 | Acessos: 10487


O curso bacharelado em Jornalismo visa a formação de jornalistas tecnicamente qualificados e com ampla formação humanística e capacidade crítico-reflexiva, para atuar nos setores público e privado, com foco no desenvolvimento sustentável, social e humano na região sul e extremo Sul da Bahia e em outras regiões do país. Os profissionais formados, além de desenvolverem as capacidades necessárias para atuar na apuração e disseminação de informações de interesse público no amplo campo da mídia e comunicação, deverão cultivar uma visão ética, crítica e analítica, podendo responder às exigências de um mercado competitivo e de uma sociedade em transformação, num contexto em que a democratização da informação possui papel fundamental.

CÓDIGO E-MEC: 1547879
MODALIDADE: Presencial
GRAU: Bacharelado
UNIDADE ACADÊMICA: Centro de Formação em Artes e Comunicação
MUNICÍPIO: Porto Seguro/BA
TURNO: Noturno
REGIME LETIVO: Semestral
DURAÇÃO: 4 Anos
PADRÃO: 8 Semestres
MÁXIMA: 12 Semestres
CARGA HORÁRIA: 3.170 horas

 


ÁREA DE ATUAÇÃO

Profissional egresso do curso bacharelado em Jornalismo estará apto a atuar nos mais diversos segmentos da comunicação, tais como assessoria de imprensa, produção de multimídia, reportagens, jornalismo cultural, científico, comunitário, etc.


PERFIL DO EGRESSO

O perfil do egresso em Jornalismo foi traçado a partir dos objetivos do curso, considerando os contextos socioeducacionais e econômicos e com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Jornalismo, a fim de formar profissionais críticos, com autonomia intelectual e que contribuam para a emancipação por meio da comunicação.


FORMAS DE INGRESSO NO CURSO

O ingresso no curso de Jornalismo pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:

  • SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

CARGA HORÁRIA

TOTAL: 3.170 h

OBRIGATÓRIOS: 1.260 h

  • COMPONENTES CURRICULARES: 840 h
  • ATIVIDADES CURRICULARES: 420 h

OPTATIVOS/LIVRES: 1.350 h

  • GRUPO FORMAÇÃO GERAL: 360 h
  • GRUPO FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 810 h
  • LIVRES: 180 h

ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 320 h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 240 h


LABORATÓRIOS

ANSUBA - A Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba) tem o objetivo de ser um canal de comunicação de notícias sobre a produção científica e cultural da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e de outras instituições públicas de ensino e pesquisa de sua região. A Ansuba foi criada juntamente com o bacharelado em Jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia, em 2021, como atividade laboratorial didática obrigatória, e tem o intuito de desempenhar importante papel no processo de formação de nossos futuros jornalistas.

LABSIM - O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Som e Imagem está vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado na torre Sudoeste do Pavilhão de Feiras do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do LABSIM.

 

         

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página