O Bacharelado Interdisciplinar em Artes (BIArtes) é um curso superior de graduação oferecido pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação, que foi criado logo na fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia em 2014. Desde então vem formando artistas numa região muito rica em culturas e tradições indígenas e negrodescendentes. É um curso gratuito, presencial e que pode ser cursado em 3 anos, e oferece uma perspectiva intercultural e crítica. A formação se caracteriza por ser interdisciplinar, dialogando com as variadas linguagens artísticas - as artes visuais, a música, o audiovisual, o teatro, a dança, a performance, a poesia, dentre outras - e por valorizar saberes tradicionais, populares e periféricos, além da diversidade de manifestações culturais e artísticas do Brasil e das Américas.
| CÓDIGO E-MEC: |
1293064 |
| MODALIDADE: |
Presencial |
| GRAU: |
Bacharelado |
| UNIDADE ACADÊMICA: |
Centro de Formação em Artes e Comunicação |
| MUNICÍPIO: |
Porto Seguro/BA |
| TURNO: |
Noturno ou Vespertino |
| REGIME LETIVO: |
Semestral |
| DURAÇÃO: |
3 Anos |
| PADRÃO: |
6 Semestres |
| MÁXIMA: |
12 Semestres |
| CARGA HORÁRIA: |
2.400 horas |
| CONCEITO INEP/MEC: |
4 |
ÁREA DE ATUAÇÃO
Criação em Artes (visuais, sonoras, performativas, instalativas, dentre outras), Pesquisa em Arte, Gestão Cultural, Arte-educação. Perfil do egresso: Artista; Gestor cultural, Pesquisador em Artes, Curador, Arte-educador, Produtor audiovisual, Artista da cena.
PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes desenvolverá competências para uma prática interdisciplinar, pluri/inter/epistêmica e intercultural em Artes. Promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive e terá capacidade em desenvolver processos criativos nas formas contemporâneas da produção artística. Será igualmente capaz de reconhecer a complexidade social e artística da sua região e atuar para a transformação da realidade, como artista, como agente cultural ou como educador em sentido amplo em espaços não formais. Busca-se assim formar um artista-cidadão crítico, com autonomia, autor e pesquisador de sua própria prática, que reconhece a si mesmo como sujeito em processo de formação permanente.
FORMAS DE INGRESSO NO CURSO
O ingresso no BI Artes pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:
- SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.
CARGA HORÁRIA
TOTAL: 2.400 h
OBRIGATÓRIOS: 630 h
- COMPONENTES CURRICULARES: 510 h
- ATIVIDADES CURRICULARES: 120 h
OPTATIVOS/LIVRES: 1.425 h
- GRUPO FORMAÇÃO GERAL: 300 h
- GRUPO FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 675 h
- LIVRES: 450 h
ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 240 h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 105 h
LABORATÓRIOS
CÊNICO E MULTIMÍDIA - O Laboratório Cênico e Multimídia (LCM) pretende oferecer a infraestrutura laboratorial para projetos relacionados a tecnologias contemporâneas, tais como: iluminação cênica interativa, videodança, performance audiovisual, investigações sobre o corpo, a câmera e o espaço, espacialização sonora e dança, dramaturgias expandidas e audiovisuais, videomapping, experimentações com o corpo e sensores de movimento, entre outras de mesma natureza. Estatuto do LCM.
LABSIM - O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Som e Imagem está vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado na torre Sudoeste do Pavilhão de Feiras do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do LABSIM.
PRÁTICAS CORPORAIS - O Laboratório de Práticas Corporais (LPC) é um Laboratório de pesquisa e ensino previsto, com piso adequado para práticas corporais, isolamento acústico, com dimensão propícia para a criação coletiva no âmbito das artes da cena e espaço próprio para apresentações artísticas públicas. Sua estutura privilegia a pesquisa e a práxis aprofundada em torno do corpo como fundamento e produtor de conhecimentos. Estatuto do LPC.
OCALAB - O Laboratório de Artes Visuais e Sonoras OCALAB é um Laboratório de pesquisa e ensino vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado à frente da Varanda Sul do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do OCALAB.
PERCURSO FORMATIVO

|
C.H. |
S1 |
S2 |
S3 |
S4 |
S5 |
S6 |
| FORMAÇÃO GERAL |
300 |
300 |
|
|
|
|
|
| OBRIGATÓRIOS 1º CICLO |
150 |
|
75 |
75 |
|
|
|
ATELIÊS 1º CICLO
|
360 |
|
90 |
90 |
90 |
90 |
|
| OPTATIVOS 1º E 2º CICLO + LIVRES |
1125 |
|
225 |
225 |
225 |
225 |
225 |
| TCC |
120 |
|
|
|
|
|
120 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO |
240 |
|
|
|
|
|
|
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
105 |
|
|
|
|
000 |
000 |
MATRIZ CURRICULAR
| C.H. |
3170 |
| GRUPO FORMAÇÃO GERAL |
300 |
| EIXO ARTES E HUMANIDADES NA FORMAÇÃO CIDADÃ |
60 |
| ARTE E TERRITÓRIO |
60 |
| EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL |
60 |
| HUMANIDADES, INTERCULTURALIDADES E METAMORFOSES SOCIAIS |
60 |
| INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO |
60 |
| UNIVERSIDADE E SOCIEDADE |
60 |
| BRASIL: CIDADANIA, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS |
45 |
| TERRITORIALIDADES E SUSTENTABILIDADE NO CONTEXTO REGIONAL |
45 |
| EIXO CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO CIDADÃ |
60 |
| CIÊNCIA E COTIDIANO |
60 |
| CIÊNCIA, SOCIEDADE E ÉTICA |
60 |
| EMPREENDEDORISMO E PROPRIEDADE INTELECTUAL |
60 |
| ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL |
60 |
| PROCESSOS FILOSÓFICOS E METODOLÓGICOS DAS CIÊNCIAS |
60 |
| SAÚDE ÚNICA: HUMANA, ANIMAL E AMBIENTAL |
60 |
| EIXO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS |
60 |
| ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA |
60 |
| LINGUA ESPANHOLA EM NIVEL BÁSICO |
60 |
| LÍNGUA INGLESA E CULTURA |
60 |
| ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM LÍNGUA ESPANHOLA |
45 |
| EIXO MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO |
60 |
| CIÊNCIA DOS DADOS |
60 |
| INTRODUÇÃO À LÓGICA |
60 |
| PRÉ-CÁLCULO |
60 |
| AMBIENTES VIRTUAIS E COLABORATIVOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
30 |
| FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO |
30 |
| FUNDAMENTOS DA ESTATÍSTICA |
30 |
| FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA |
30 |
| MATEMÁTICA E COTIDIANO |
30 |
| EIXO PRODUÇÕES TEXTUAIS ACADÊMICAS |
60 |
| OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA |
75 |
| METODOLOGIA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA |
60 |
| METODOLOGIA DE PESQUISA |
60 |
| OFICINA DE TEXTOS ACADÊMICOS |
60 |
| ARTIGO CIENTÍFICO E EXPOSIÇÃO ORAL |
30 |
| AUTORIA NA PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO |
30 |
| OBRIGATÓRIOS |
510 |
| ESTÉTICAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS DAS AMÉRICAS |
75 |
| ESTÉTICAS NEGRODESCENDENTES |
75 |
| ATELIÊ EM ARTE E COMUNIDADES |
90 |
| ATELIÊ EM ARTE E MEMÓRIA |
90 |
| ATELIÊ EM CORPOS, TEMPOS, ESPAÇOS |
90 |
| ATELIÊ EM ENCONTRO DE SABERES |
90 |
| OPTATIVOS |
675 |
| ALTERIDADE E CINEMAS NO BRASIL |
75 |
| ARTE E TECNOLOGIA |
75 |
| ARTE-CURADORIA |
75 |
| ARTE, COMUNIDADES E ESPACIALIDADES |
75 |
| ARTES DA GRAFIA |
75 |
| ARTES DA PRESENÇA NAS AMÉRICAS: MODOS E PROCESSOS |
75 |
| ARTES, GÊNERO E SEXUALIDADES |
75 |
| CINEMA, CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL |
75 |
| CORPORALIDADES NEGRODESCENDENTES NO BRASIL |
75 |
| CULTURA MATERIAL NAS AMÉRICAS |
75 |
| ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS EM ARTES |
75 |
| ESTÉTICAS OCIDENTAIS NAS AMÉRICAS |
75 |
| ESTUDOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS EM ARTE/EDUCAÇÃO |
75 |
| FRUIÇÕES ESTÉTICAS PARA ALÉM DOS "CENTROS" |
75 |
| MODOS DE BRINCAR, CANTAR, CONTAR, APRENDER |
75 |
| MODOS DE ESCUTA E CRIAÇÃO SONORA |
75 |
| MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E LINGUÍSTICOS DOS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS E AFRODIASPÓRICOS NAS AMÉRICAS |
75 |
| PEDAGOGIAS DA CENA |
75 |
| PEDAGOGIAS DAS ARTES VISUAIS EM CAMPO AMPLIADO |
75 |
| PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM EM ARTES |
75 |
| PRODUÇÃO CULTURAL E ECONOMIA CRIATIVA |
75 |
| ARTE-ARTESANATO-ARTEFATO |
30 |
| ARTE, HISTÓRIA E HISTORICIDADES NAS AMÉRICAS |
30 |
| ARTES E COMUNICAÇÃO NAS SOCIEDADES CONTEMPORÂNEAS |
30 |
| EXPERIMENTAÇÕES INTERARTES |
30 |
| POÉTICAS AMERÍNDIAS NO BRASIL: LITERATURA E GRAFISMO |
30 |
| POÉTICAS NEGRODESCENDENTES |
30 |
| DANÇA CONTEMPORÂNEA: HISTÓRIA E EXPERIMENTAÇÃO (ACC) |
75 |
| OFICINA DE CAPOEIRA (ACC) |
75 |
| OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO (ACC) |
75 |
| TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (JRN) |
75 |
| INTRODUÇÃO AO JORNALISMO (JRN) |
45 |
| MÍDIAS DIGITAIS: HISTÓRIAS E TEORIAS (JRN) |
45 |
| ARTE, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (SIM) |
30 |
| OFICINA DE ARTES VISUAIS (SIM) |
30 |
| OFICINA DE CRIAÇÃO SONORA (SIM) |
30 |
| OFICINA DE FOTOGRAFIA E VÍDEO (SIM) |
30 |
| LIBRAS (LIA) |
60 |
| TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES I |
75 |
| TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES II |
60 |
| TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES III |
45 |
| TÓPICOS ESPECIAIS EM ARTES IV |
30 |
| ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS |
120 |
| TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
120 |
| COMPONENTES CURRICULARES LIVRES |
450 |
| ATIVIDADES DE EXTENSÃO |
240 |
| ARTES E COMUNICAÇÃO: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE [CCEX] |
75 |
| VIVÊNCIAS EM SABERES TRADICIONAIS E POPULARES [CCEX] |
75 |
| ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
105 |
• • •
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM PERFIL DE FORMAÇÃO

Como artista, o/a egresso/a poderá atuar com linguagens diversas (visuais, sonoras, performativas, instalativas, dentre outras) e contará com um amplo universo de referências, atualizadas por culturas e povos presentes em seu continente e será provocado/a pelo debate das proposições contemporâneas do campo das Artes. Além disso, poderá atuar em ONGs, museus, festivais, coletivos artísticos e/ou culturais etc., através da produção de conteúdos e processos formativos de educação não formal. Como gestor/a de políticas culturais, através de atuação em equipamentos públicos, particulares ou da sociedade civil, estará capacitado/a a reconhecer a profundidade e o refinamento das expressões artísticas e culturais, dedicando especial atenção aos saberes e fazeres dos povos tradicionais e populares. Como pesquisador/a, poderá dar continuidade às suas reflexões e propostas estéticas, estilísticas, políticas; não apenas prosseguindo sua formação em nível de segundo ciclo ou de pós-graduação, mas também atuando como um/a investigador/a incessante de sua própria prática.
Redes Sociais