Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação > Interdisciplinar em Artes
Início do conteúdo da página

Interdisciplinar em Artes

Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 16h13 | Última atualização em Segunda, 01 de Abril de 2024, 15h09 | Acessos: 15428

 

O Bacharelado Interdisciplinar em Artes (BIArtes) é um curso superior de graduação oferecido pelo Centro de Formação em Artes e Comunicação, que foi criado logo na fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia em 2014. Desde então vem formando artistas numa região muito rica em culturas e tradições indígenas e negrodescendentes. É um curso gratuito, presencial e que pode ser cursado em 3 anos, e oferece uma perspectiva intercultural e crítica. A formação se caracteriza por ser interdisciplinar, dialogando com as variadas linguagens artísticas - as artes visuais, a música, o audiovisual, o teatro, a dança, a performance, a poesia, dentre outras - e por valorizar saberes tradicionais, populares e periféricos, além da diversidade de manifestações culturais e artísticas do Brasil e das Américas.

CÓDIGO E-MEC: 1293064
MODALIDADE: Presencial
GRAU: Bacharelado
UNIDADE ACADÊMICA: Centro de Formação em Artes e Comunicação
MUNICÍPIO: Porto Seguro/BA
TURNO: Noturno; Vespertino
REGIME LETIVO: Semestral
DURAÇÃO: 3 Anos
PADRÃO: 6 Semestres
MÁXIMA: 12 Semestres
CARGA HORÁRIA: 2.400 horas
CONCEITO INEP/MEC: 4

 


ÁREA DE ATUAÇÃO

Criação em Artes (visuais, sonoras, performativas, instalativas, dentre outras), Pesquisa em Arte, Gestão Cultural, Arte-educação. Perfil do egresso: Artista; Gestor cultural, Pesquisador em Artes, Curador, Arte-educador, Produtor audiovisual, Artista da cena.


PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Bacharelado Interdisciplinar em Artes desenvolverá competências para uma prática interdisciplinar, pluri/inter/epistêmica e intercultural em Artes. Promoverá, de forma consciente, sensível, ética e qualificada, os saberes e práticas das comunidades com as quais convive e terá capacidade em desenvolver processos criativos nas formas contemporâneas da produção artística. Será igualmente capaz de reconhecer a complexidade social e artística da sua região e atuar para a transformação da realidade, como artista, como agente cultural ou como educador em sentido amplo em espaços não formais. Busca-se assim formar um artista-cidadão crítico, com autonomia, autor e pesquisador de sua própria prática, que reconhece a si mesmo como sujeito em processo de formação permanente.


FORMAS DE INGRESSO NO CURSO

O ingresso no BI Artes pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:

  • SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

CARGA HORÁRIA

TOTAL: 2.400 h

OBRIGATÓRIOS: 630 h

  • COMPONENTES CURRICULARES: 510 h
  • ATIVIDADES CURRICULARES: 120 h

OPTATIVOS/LIVRES: 1.425 h

  • GRUPO FORMAÇÃO GERAL: 300 h
  • GRUPO FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 675 h
  • LIVRES: 450 h

ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 240 h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 105 h


LABORATÓRIOS

CÊNICO E MULTIMÍDIA - O Laboratório Cênico e Multimídia (LCM) pretende oferecer a infraestrutura laboratorial para projetos relacionados a tecnologias contemporâneas, tais como: iluminação cênica interativa, videodança, performance audiovisual, investigações sobre o corpo, a câmera e o espaço, espacialização sonora e dança, dramaturgias expandidas e audiovisuais, videomapping, experimentações com o corpo e sensores de movimento, entre outras de mesma natureza. Estatuto do LCM.

LABSIM - O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Som e Imagem está vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado na torre Sudoeste do Pavilhão de Feiras do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do LABSIM.

PRÁTICAS CORPORAIS - O Laboratório de Práticas Corporais (LPC) é um Laboratório de pesquisa e ensino previsto, com piso adequado para práticas corporais, isolamento acústico, com dimensão propícia para a criação coletiva no âmbito das artes da cena e espaço próprio para apresentações artísticas públicas. Sua estutura privilegia a pesquisa e a práxis aprofundada em torno do corpo como fundamento e produtor de conhecimentos. Estatuto do LPC.

OCALAB - O Laboratório de Artes Visuais e Sonoras OCALAB é um Laboratório de pesquisa e ensino vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado à frente da Varanda Sul do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do OCALAB.

 

         

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página