Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 12 de Abril de 2019, 11h27 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 21h13 | Acessos: 19371

Flyer

O curso de especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares articula-se no encontro com as manifestações populares, os seus mestres e mestras, seus saberes, práticas e epistemologias locais. Conjuga este curso a perspectiva de reafirmar os saberes, as práticas, os valores e os conhecimentos assentados na ancestralidade de suas poéticas próprias, nos seus mais variados desdobramentos poéticos e também nas dramaturgias corporificadas no espaço da tradicionalidade dos saberes que reside entre o vivido e o inventado.

 

UNIDADE: Centro de Formação em Artes e Comunicação
MODALIDADE: Presencial
CIDADE: Porto Seguro/BA
TURNOS: Matutino e Vespertino aos Sábados
REGIME LETIVO: Modular
DURAÇÃO: 1 Ano
PADRÃO: 3 Módulos
MÁXIMA: 4 Módulos
CARGA HORÁRIA: 360 horas

 

FORMA DE INGRESSO NO CURSO

Edital nº 01/2023 - Processo seletivo para a Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares


MATRIZ CURRICULAR

MÓDULO 1 90
MANIFESTAÇÕES POPULARES – PRESENÇA E IMPORTANCIA 30
CORPO EM AÇÃO NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES 60
MÓDULO 2 120
EPISTEMOLOGIAS DO CORPO NAS MANIFESTAÇÕES POPULARES 30
DRAMATURGIAS EXPANDIDAS E SABERES POPULARES 60
PESQUISA DE CAMPO 30
MÓDULO 3 150
PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL 30
PROJETO DE AÇÃO EM COMUNIDADE 60
PESQUISA ORIENTADA 60

PERFIL DO EGRESSO E COMPETÊNCIAS

O egresso da Especialização em Dramaturgias Expandidas do Corpo e dos Saberes Populares terá́ formação para atuar nos diversos âmbitos das artes do corpo em cena, da pedagogia das artes, da produção cultural e da educação em geral, contribuindo para a divulgação e a integração dos saberes populares nos diversos ambientes de atuação. Também estará apto a reconhecer a importância das manifestações populares para a formação cultural e social, poderá contribuir para a integração das mestres, mestres e comunidades nas cadeias produtivas da cultura de forma sustentável, seja facilitando o acesso aos mecanismos instituídos de produção, ou mesmo criando outras oportunidades e políticas. O curso tem ainda como pressuposto o desenvolvimento e o aprofundamento em torno das novas inserções dos saberes das manifestações populares na produção artística, na pesquisa, no ensino das artes, no ensino da história e cultura afro-brasileiras e indígenas nas escolas. O perfilamento do egresso também abrange a capacidade de reconhecer a complexidade social, cultural e educacional da sua região e de atuar em prol da transformação da realidade em que atua por meio de uma formação continuada interdisciplinar com ênfase no papel do corpo na produção de conhecimento.

  1. Competência para compreender as dramaturgias em campo expandido, e para estabelecer diálogos produtivos com as manifestações populares, nos processos de criação artística, na criação de ações educacionais ou projetos culturais.
  2. Sensibilidade de promover as manifestações populares, as Mestras e Mestres e as comunidades nas variadas esferas de atuação.
  3. Competência para reconhecer a importância das manifestações populares e dos saberes populares dentro do escopo do chamado patrimônio cultural imaterial, mas também para muito além deste, e de fortalecer estas fontes enquanto matrizes epistemológica e dos saberes socioculturais.
  4. Competência ética para respeitar a autoria das manifestações populares, no sentido de dar crédito aos seus autores, e estabelecer condições justas nos projetos de parceria.
  5. Competência de ampliação e aprofundamento da rede de conhecimentos, projeções e impacto da inserção destas matrizes culturais plurais no âmbito artístico, educacional e producional das artes na região, potencializando os valores simbólicos, sociais e econômicos que elas exercem.

 

Fim do conteúdo da página