
O curso de graduação Artes do Corpo em Cena oferece uma formação a partir de três eixos de conhecimento interligados — teatro, dança e performance — sustentados por quatro esferas de aprendizagem: a teoria, a técnica, a criação e a vivência. Buscando superar e integrar percursos formativos consolidados, como a formação do ator e do dançarino, o curso aposta em um perfil híbrido que pode oferecer respostas às mudanças da cultura contemporânea. Além disso, o curso oferece um percurso formacional sob bases decoloniais.
CÓDIGO E-MEC: |
1446007 |
MODALIDADE: |
Presencial |
GRAU: |
Bacharelado |
UNIDADE ACADÊMICA: |
Centro de Formação em Artes e Comunicação |
MUNICÍPIO: |
Porto Seguro/BA |
TURNO: |
Noturno |
REGIME LETIVO: |
Modular / Quadrimestral |
DURAÇÃO: |
3 Anos |
PADRÃO: |
9 Módulos / Quadrimestres |
MÁXIMA: |
18 Módulos / Quadrimestres |
CARGA HORÁRIA: |
2.700 horas |
ÁREA DE ATUAÇÃO
O egresso do Bacharelado em Artes do Corpo em Cena poderá atuar como intérprete/performer da cena teatral e coreográfica, artista-pesquisador, e poderá desenvolver e propor suas práticas artísticas em espaços diversos, tais como coletivos artísticos, espaços comunitários, educacionais e de trabalho, assumindo funções diversificadas em torno da cena.
FORMAS DE INGRESSO NO CURSO
O ingresso no ACC pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:
- SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.
CARGA HORÁRIA
TOTAL: 2.700 h
OBRIGATÓRIOS: 1.830 h
- PRIMEIRO CICLO: 360 h
- SEGUNDO CICLO: 1290 h
- TCC: 180 h
OPTATIVOS: 660 h
- GRUPO ESCOLHA RESTRITA 1º CICLO: 240 h
- GRUPO OPTATIVAS DO ACC: 240 h
- GRUPO OPTATIVAS DO SIM: 180 h
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: 60 h
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 150 h
LABORATÓRIOS
LABORATÓRIO CÊNICO E MULTIMÍDIA - O Laboratório Cênico e Multimídia (LCM) pretende oferecer a infraestrutura laboratorial para projetos relacionados a tecnologias contemporâneas, tais como: iluminação cênica interativa, videodança, performance audiovisual, investigações sobre o corpo, a câmera e o espaço, espacialização sonora e dança, dramaturgias expandidas e audiovisuais, videomapping, experimentações com o corpo e sensores de movimento, entre outras de mesma natureza. Estatuto do LCM.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS CORPORAIS - O Laboratório de Práticas Corporais (LPC) é um Laboratório de pesquisa e ensino previsto, com piso adequado para práticas corporais, isolamento acústico, com dimensão propícia para a criação coletiva no âmbito das artes da cena e espaço próprio para apresentações artísticas públicas. Sua estutura privilegia a pesquisa e a práxis aprofundada em torno do corpo como fundamento e produtor de conhecimentos. Estatuto do LPC.
PERCURSO GERAL

|
C.H. |
|
Q1 |
Q2 |
Q3 |
Q4 |
Q5 |
Q6 |
Q7 |
Q8 |
Q9 |
FORMAÇÃO GERAL |
0 |
300 |
60 |
|
|
|
|
|
|
|
|
OBRIGATÓRIOS 1º CICLO |
360 |
|
180 |
120 |
60 |
|
|
|
|
|
|
OPTATIVOS 1º CICLO |
240 |
|
60 |
60 |
120 |
|
|
|
|
|
|
OBRIGATÓRIOS 2º CICLO |
1290 |
|
|
|
|
240 |
240 |
270 |
240 |
300 |
|
OPTATIVOS 2º CICLO |
420 |
|
|
60 |
120 |
60 |
60 |
|
30 |
|
90 |
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO |
60 |
|
|
|
|
|
|
30 |
30 |
|
|
TCC |
180 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
180 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
150 |
|
|
|
20 |
20 |
20 |
20 |
20 |
20 |
30 |
MATRIZ CURRICULAR
C.H. |
2700 |
OBRIGATÓRIOS 1º CICLO |
360 |
ARTES DA PRESENÇA NAS AMÉRICAS |
60 |
ARTE E TECNOLOGIA |
60 |
CORPORALIDADES NEGRODESCENDENTES NO BRASIL |
60 |
PEDAGOGIAS DA CENA |
60 |
PRODUÇÃO CULTURAL, E ARTE-CURADORIA |
60 |
ESTUDOS DO CORPO E DO MOVIMENTO: OBSERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO |
30 |
MODOS DE BRINCAR, MODOS DE CANTAR, MODOS DDDE CONTAR, MODOS DE APRENDER |
30 |
GRUPO OPTATIVOS 1º CICLO |
240 |
ESTÉTICA DOS POVOS ORIGINÁRIOS DAS AMÉRICAS |
60 |
ESTÉTICAS NEGRODESCENDENTES |
60 |
ALTERIDADE E CINEMA NAS AMÉRICAS |
60 |
ATELIÊ EM ARTE E COMUNIDADE |
60 |
ATELIÊ EM ARTE E MEMÓRIA |
60 |
ATELIÊ EM CORPOS, TEMPOS ESPAÇOS |
60 |
ATELIÊ EM ENCONTRO DE SABERES |
60 |
ATELIÊ EM MODOS DE INSCRIÇÃO NAS ARTES |
60 |
ALTELIÊ EM PROJETO |
60 |
ARTES DA GRAFIA, ESCREVIVÊNCIAS, INSCRIÇÕES DE SI E DO OUTRO |
30 |
MOVIMENTOS ARTÍSTICOS E LINGUÍSTICOS DOS POVOS PRÉ-COLOMBIANOS DAS AMÉRICAS |
60 |
POÉTICAS AMERÍNDIAS NO BRASIL: LITERATURA, CINEMA E GRAFISMO |
30 |
POÉTICAS NEGRODESCENDENTES |
30 |
CULTURA MATERIAL NAS AMÉRICAS |
60 |
ESTÉTICAS ODIDENTAIS NAS AMÉRICAS |
60 |
FUIÇÕES ESTÉTICAS PARA ALÉM DOS "CENTROS" |
60 |
MODOS DE ESCUTA E CRIAÇÃO SONORA |
60 |
CINEMA, CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL |
30 |
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E PARENDIZAGEM EM ARTES |
60 |
ARTES, GÊNERO E SEXUALIDADES |
30 |
ARTE, COMUNIDADE E ESPACIALIDADES |
60 |
OBRIGATÓRIOS 2º CICLO |
1290 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE CORPO, JOGOS E EXPRESSÃO |
60 |
JOGO E CENA |
60 |
OFICINA DE TÉCNICA E EXPRESSÃO VOCAL |
30 |
PRODUÇÃO NAS ARTES DO CORPO EM CENA I |
30 |
ESTUDO DO CORPO E DO MOCIMENTO: CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS, FISIOLÓGICAS E CINESIOLÓGICAS |
60 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE METÁFORAS, CORPORALIDADES E DRAMATURGIAS DO CORPO |
60 |
PROCESSOS INVESTIGATIVOS DO CORPO CÊNICO |
60 |
OFICINA DE LEITURA EXPRESSIVA E NARRAÇÃO ORAL |
30 |
PRODUÇÃO NAS ARTES DO CORPO EM CENA II |
30 |
ESTUDOS SOBRE DRAMATURGIAS EXPANDIDAS |
60 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE PERFORMANCE |
120 |
ESTUDOS SOBRE CORPO NA FILOSOFIA I |
30 |
OFICINA DE POÉTICAS DA ORALIDADE |
30 |
ESTUDOS DA PERFORMANCE E ETNOCENOLOGIA |
60 |
SOM, IMAGEM E MOVIMENTO NAS ARTES CONTEMPORÂNEAS |
30 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE ARTES DO CORPO E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA |
90 |
ESTUDOS SOBRE CORPO NA FILOSOFIA II |
30 |
TECNOLOGIAS DO SOM E DA IMAGEM APLICADAS À CENOGRAFIA, INSTALAÇÕES E AMBIENTAÇÕES |
60 |
VÍDEODANÇA E VÍDEO-PERFORMANCE |
60 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE MONTAGEM CÊNICA |
120 |
ESTUDOS SOBRE CENOGRAFIA E FIGURINO |
60 |
A LINGUAGEM DA LUZ NAS ARTES DO CORPO EM CENA |
60 |
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTES CÊNICAS |
60 |
GRUPO OPTATIVOS 2º CICLO |
420 |
CONFIGURAÇÕES DA CENA |
60 |
DANÇA CONTEMPORÂNEA: HISTÓRIA E CONFIGURAÇÕES |
60 |
ESTUDOS SOBRE A CENA CONTEMPORÂNEA |
60 |
ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DA DANÇA |
60 |
ESTUDOS SOBRE O TEATRO CONTEMPORÂNEO |
30 |
ESTUDOS SOBRE HISTÓRIA DO TEATRO NO BRASIL |
60 |
ESTÉTICAS E PRÁTICAS CLOWNESCAS |
60 |
OFICNA DE CANTO PARA A CENA |
60 |
OFICNA DE CAPOEIRA |
60 |
OFICNA DE MAQUIAGEM PARA A CENA |
30 |
OFICNA DE RITMOS DAS TRADIÇÕES POPULARES |
30 |
OFICINA DE TEATRO DO OPRIMIDO |
60 |
OFICINA DE MÁSCARAS |
60 |
PESQUISA DAS DANÇAS POPULARES BRASILEIRAS |
60 |
TÓPICOS ESPECIASI EM ARTES DO CORPO EM CENA |
60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM CORPORALIDADES BRASILEIRAS |
60 |
TÓPICOS EM LITERATURA DRAMÁTICA |
30 |
LIBRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS |
60 |
SOM, IMAGEM E MOVIMENTO |
|
OFICINA: PRÁTICAS EM FOTOGRAFIA E VÍDEO |
30 |
OFICINA: PRÁTICAS EM CRIAÇÃO SONORA |
30 |
ARQUEOLOGIA DO SOM |
60 |
ARQUEOLOGIA DA IMAGEM E DA IMAGEM EM MOVIMENTO |
60 |
PROJETO E PRODUÇÃO |
60 |
LUZ E ESPAÇO |
30 |
TRILHA SONORA E DESENHO DE SOM (LAB) |
60 |
DIREÇÃO E CRIAÇÃO (LAB) |
60 |
COR, FORMA, IMAGEM (LAB) |
60 |
TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO (LAB) |
60 |
ARTE FINAL EM SOM (LAB) |
30 |
ARTE FINAL EM VÍDEO (LAB) |
30 |
IMAGEM FOTOGRÁFICA (LAB) |
60 |
CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DIGITAL DE ÁUDIO (LAB) |
60 |
CRIAÇÃO E COMPOSIÇÃO SONORA (LAB) |
60 |
MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO (LAB) |
60 |
GRAVAÇÃO, CAPTURA E EDIÇÃO DIGITAL DE VÍDEO (LAB) |
60 |
ROTEIRO E NARRATIVAS EM IMAGEM, SOM E HIPERMÍDIA (LAB) |
60 |
AUDIO-VÍDEO, INTERFACES FÍSICAS E INSTALAÇÃO (LAB) |
60 |
MONTAGEM E EDIÇÃO (LAB) |
60 |
PUBLICAÇÃO, EXIBIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO (LAB) |
30 |
VÍDEO MUSICAL: A IMAGEM PARA O SOM (LAB) |
60 |
ATIVIDADES CURRICULARES OBRIGATÓRIAS |
240 |
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I |
30 |
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II |
30 |
TCC |
180 |
ATIVIDADES AUTÔNOMAS COMPLEMENTARES |
150 |
REPRESENTAÇÃO DE PERCURSO
C.H. |
2700 |
Q1 - QUADRIMESTRE 1 |
240 |
ARTES DA PRESENÇA NAS AMÉRICAS |
60 |
ARTE E TECNOLOGIA |
60 |
CORPORALIDADES NEGRODESCENDENTES NO BRASIL |
60 |
OPTATIVO DO 1º CICLO |
60 |
Q2 - QUADRIMESTRE 2 |
240 |
PEDAGOGIAS DA CENA |
60 |
ESTUDOS DO CORPO E DO MOVIMENTO: OBSERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO |
30 |
MODOS DE BRINCAR, MODOS DE CANTAR, MODOS DDDE CONTAR, MODOS DE APRENDER |
30 |
OPTATIVO DO 1º CICLO |
60 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - ACC |
60 |
Q3 - QUADRIMESTRE 3 |
300 |
PRODUÇÃO CULTURAL E ARTE-CURADORIA |
60 |
OPTATIVO DO 1º CICLO |
60 |
OPTATIVO DO 1º CICLO |
60 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - SIM |
60 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - ACC |
60 |
Q4 - QUADRIMESTRE 4 |
300 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE CORPO, JOGOS E EXPRESSÃO |
60 |
JOGO E CENA |
60 |
OFICINA DE TÉCNICA E EXPRESSÃO VOCAL |
30 |
PRODUÇÃO EM ARTES DO CORPO EM CENA I |
30 |
ESTUDO DO CORPO E DO MOVIMENTO: CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS, FISIOLÓGICAS E CINESIOLÓGICAS |
60 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - ACC |
60 |
Q5 - QUADRIMESTRE 5 |
300 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE METÁFORAS, CORPORALIDADES E DRAMATURGIAS DO CORPO |
60 |
PROCESSOS INVESTIGATIVOS DO CORPO CÊNICO |
60 |
OFICINA DE LEITURA EXPRESSIVA E NARRAÇÃO ORAL |
30 |
PRODUÇÃO NAS ARTES DO CORPO EM CENA II |
30 |
ESTUDOS SOBRE DRAMATURGIAS EXPANDIDAS |
60 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - ACC |
60 |
Q6 - QUADRIMESTRE 6 |
300 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE PERFORMANCE |
120 |
ESTUDOS SOBRE CORPO NA FILOSOFIA I |
30 |
SOM, IMAGEM E MOVIMENTO NAS ARTES CONTEMPORÂNEAS |
30 |
OFICINA DE POÉTICAS DA ORALIDADE |
30 |
ESTUDOS DA PERFORMANCE E ETNOCENOLOGIA |
60 |
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I |
30 |
Q7 - QUADRIMESTRE 7 |
300 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE ARTES DO CORPO E CRIAÇÃO TRANSMÍDIA |
90 |
ESTUDOS SOBRE CORPO NA FILOSOFIA II |
30 |
TECNOLOGIAS DO SOM E DA IMAGEM APLICADAS À CENOGRAFIA, INSTALAÇÕES E AMBIENTAÇÕES |
60 |
VIDEODANÇA E VIDEO-PERFORMANCE |
60 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - SIM |
30 |
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO II |
30 |
Q8 - QUADRIMESTRE 8 |
300 |
PROJETO DO LABORATÓRIO DE MONTAGEM CÊNICA |
120 |
ESTUDOS SOBRE CENOGRAFIA E FIGURINO |
60 |
A LINGUAGEM DA LUZ NAS ARTES DO CORPO |
60 |
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ARTES CÊNICAS |
60 |
Q9 - QUADRIMESTRE 9 |
270 |
OPTATIVO DO 2º CICLO - SIM |
90 |
TCC |
180 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
150 |
Redes Sociais