Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

Publicado: Sexta, 06 de Abril de 2018, 16h02 | Última atualização em Sábado, 06 de Abril de 2024, 19h54 | Acessos: 37758

 

O curso de graduação SIM - Som, Imagem e Movimento oferece ao/à estudante uma formação a partir do encontro das práticas artísticas nos campos do som, da imagem e da imagem em movimento, tendo as mídias e mídias eletrônicas como referência nos processos de criação. O curso compreende a formação em três distintas áreas de concentração: Audiovisual, Criação Sonora e Artes Visuais.

CÓDIGO E-MEC: 1442106
MODALIDADE: Presencial
GRAU: Bacharelado
UNIDADE ACADÊMICA: Centro de Formação em Artes e Comunicação
MUNICÍPIO: Porto Seguro/BA
TURNO: Noturno
REGIME LETIVO: Semestral
DURAÇÃO: 3,5 Anos
PADRÃO: 7 Semestres
MÁXIMA: 14 Semestres
CARGA HORÁRIA: 2.700 horas
CONCEITO INEP/MEC: 4

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

O bacharel em Som, Imagem e Movimento poderá atuar em diferentes setores e campos das artes que se relacionam à criação e produção visual, sonora e audiovisual, de forma interdisciplinar, intercultural e interprofissional. Isso pode incluir a criação e produção de filmes, vídeos, animação, fotografia, criação sonora, desenho de som, gravação, edição, editoração em mídias eletrônicas, realização para diferentes mídias e meios de comunicação, instalações artísticas, tecnologias na arte, entre outros, a depender das ênfases que escolher durante a formação.


PERFIL DO EGRESSO

O bacharel em Som, Imagem e Movimento da UFSB integrará competências para uma prática interdisciplinar, intercultural, interprofissional e de caráter pluri-epistêmico, com plena capacidade para desenvolver processos criativos nas formas contemporâneas da produção artística. Sua atuação profissional se situa nas áreas de criação sonora, artes visuais e/ou audiovisual, e suas interfaces. Como profissional das artes ou agente cultural, promoverá de forma consciente, sensível, ética e qualificada os saberes e práticas das comunidades com as quais convive e será capaz de reconhecer a complexidade social, cultural, artística e de saberes e práticas das comunidades tradicionais e/ou periféricas, em prol da transformação da realidade. Fará isso com base nos conhecimentos, práticas e experiências, de ensino, extensionistas e de pesquisa, desenvolvidas durante o curso. Artista-cidadão crítico, autônomo, autor e pesquisador de sua própria prática, reconhece-se como sujeito em processo de formação permanente e abre-se às práticas não hegemônicas das artes do som, da imagem e da imagem em movimento, com vistas a uma relação estendida com as possibilidades de realização estética e engajamento na contemporaneidade.


FORMAS DE INGRESSO NO CURSO

O ingresso no SIM pode ser realizado através de um dos seguintes processos seletivos:

  • SiSU - Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação.

CARGA HORÁRIA

TOTAL: 2.700 h

OBRIGATÓRIOS: 945 h

  • COMPONENTES CURRICULARES: 705 h
  • ATIVIDADES CURRICULARES: 240 h

OPTATIVOS: 1.335 h

  • GRUPO FORMAÇÃO GERAL: 300 h
  • GRUPO FORMAÇÃO ESPECÍFICA: 855 h
  • LIVRES: 180 h

ATIVIDADES DE EXTENSÃO: 270 h

ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 150 h


LABORATÓRIOS

LABSIM - O Laboratório de Ensino e Pesquisa em Som e Imagem está vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado na torre Sudoeste do Pavilhão de Feiras do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do LABSIM.

OCALAB - O Laboratório de Artes Visuais e Sonoras OCALAB é um Laboratório de pesquisa e ensino vinculado ao Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB, localizado à frente da Varanda Sul do Campus Sosígenes Costa - Porto Seguro. Estatuto do OCALAB.

 

           

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página