Apresentação
Jornalismo
O curso bacharelado em jornalismo visa a formação de jornalistas tecnicamente qualificados e com ampla formação humanística e capacidade crítico-reflexiva, para atuar nos setores público e privado, com foco no desenvolvimento sustentável, social e humano na região sul e extremo Sul da Bahia e em outras regiões do país. Os profissionais formados, além de desenvolverem as capacidades necessárias para atuar na apuração e disseminação de informações de interesse público no amplo campo da mídia e comunicação, deverão cultivar uma visão ética, crítica e analítica, podendo responder às exigências de um mercado competitivo e de uma sociedade em transformação, num contexto em que a democratização da informação possui papel fundamental.
OBS.: mais informações sobre o ingresso na UFSB e nos cursos de segundo ciclo podem ser vistas aqui.
Título Profissional
Bacharel em jornalismo
Área de Atuação
Profissional egresso do curso bacharelado em jornalismo estará apto a atuar nos mais diversos segmentos da comunicação, tais como assessoria de imprensa, produção de multimídia, reportagens, jornalismo cultural, científico, comunitário, etc.
Modalidade, Duração, Turno
Modalidade: Presencial.
Duração: 3120 horas mínimas (Art 10. Resolução Nº1, 27/09/2013) no segundo ciclo e 11 quadrimestres (mínimo) e 24 quadrimestres (máximo) para a integralização.
Matriz Curricular
Para melhor gestão e organização dos conteúdos, os CCs do Bacharelado em jornalismo foram divididos em seis eixos temáticos, conforme explicitação a seguir.
Eixo de Formação Humanística (CCs de primeiro ciclo apenas)
Eixo de Fundamentação Contextual
Eixo de Fundamentação Específica
Eixo de Formação Profissional
Eixo de aplicação processual
Eixo de Prática Laboratorial
Eixo de Formação Humanística (CCs de primeiro ciclo apenas)
Este eixo corresponde aos percursos de formação do/a estudante no primeiro ciclo das diversas grandes áreas de formação da UFSB: Artes, Ciências, Humanidades, Linguagens, Matemática e Computação e Formação Geral.
Para ver os CCs desse eixo, consulte o PPC do curso.
Eixo de Fundamentação Contextual
Eixo em que os CCs que oferecem fundamentação contextual, conceitual e teórica estão dispostos. Neste eixo os/as estudantes terão contato com as principais discussões, teorias e saberes que contextualizam a Comunicação Social e o Jornalismo no passado e hoje. Além dos vetores do jornalismo cultural, comunitário e científico, CCs provenientes do campo da linguística e literatura dão profundidade à formação do estudante e sua capacidade de pensar criticamente e elaborar os diversos tipos de textos e os textos jornalísticos. Em Teorias e Práticas da Narrativa, por exemplo, o/a estudante terá a oportunidade para se pensar e produzir o texto jornalístico e suas aproximações com a narrativa literária, buscando uma expansão do campo da notícia para além da novidade: a notícia construída não apenas pelo paradigma do "que" contar (a novidade), mas também do "como" contar e do "quem" (o sujeito) que conta ou narra.
Este eixo traz ainda CCs centrais para a formação do jornalista, com discussões em torno da ética, da gestão da comunicação, da psicologia social da comunicação, etc.
Optativas
Eixo fundamentação contextual |
|
Teorias da Linguagem |
30 |
Análise do Discurso |
30 |
Psicologia Social da Comunicação |
30 |
Metodologia de Pesquisa em Comunicação |
30 |
SIM: Teorias da imagem |
60 |
SIM: Teorias do Som |
60 |
SIM: Teorias da imagem em movimento |
60 |
SIM: Arqueologia da imagem e da imagem em movimento |
60 |
Eixo de Fundamentação Específica
Contempla CCs cuja função é proporcionar ao jornalista clareza conceitual e visão crítica sobre a especificidade de sua profissão, tais como: fundamentos históricos, taxonômicos, éticos, epistemológicos; ordenamento jurídico e deontológico; instituições, pensadores e obras canônicas; manifestações públicas, industriais e comunitárias; os instrumentos de autorregulação; observação crítica; análise comparada; revisão da pesquisa científica sobre os paradigmas hegemônicos e as tendências emergentes.
Obrigatórias
Eixo fundamentação específica |
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História do Jornalismo |
60 |
Empreendedorismo e Gestão da Comunicação |
60 |
Ética e Jornalismo |
30 |
Políticas de Comunicação |
30 |
Teorias do Jornalismo |
60 |
Teorias da Comunicação |
60 |
SIM: Autoria, direitos autorais e legislação |
30 |
Optativas de escolha restrita
Jornalismo Cultural |
60 |
Comunicação Comunitária |
60 |
Jornalismo Científico |
60 |
Eixo de Formação Profissional
O Eixo de formação profissional objetiva fundamentar o conhecimento teórico e prático, familiarizando os estudantes com os processos de gestão, produção, métodos e técnicas de apuração, redação e edição jornalística, possibilitando-lhes investigar os acontecimentos relatados pelas fontes, bem como capacitá-los a exercer a crítica e a prática redacional em língua portuguesa, de acordo com os gêneros e os formatos jornalísticos instituídos, as inovações tecnológicas, retóricas e argumentativas.
Optativas
Eixo de formação profissional |
|
Teorias e Práticas da Narrativa |
60 |
Processos Gráficos em Jornalismo |
60 |
SIM: Montagem e edição (LAB) |
60 |
SIM: Criação editorial (LAB) |
60 |
SIM: Tipografia (LAB) |
30 |
SIM: Gravação, captura e edição digital de vídeo (LAB) |
60 |
SIM: Publicação e distribuição (LAB) |
30 |
SIM: Imagem fotográfica (LAB) |
60 |
SIM: Projeto e produção |
60 |
SIM: Arte, documento e processos de criação |
60 |
Obrigatórias
Eixo formação profissional |
|
Apuração e Texto Jornalístico |
60 |
Eixo de aplicação processual
O objetivo deste eixo é fornecer ao jornalista ferramentas técnicas e metodológicas, de modo que possa efetuar coberturas em diferentes suportes: Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Assessorias de Imprensa e outras demandas do mercado de trabalho. Vale notar que os CCs que compõem esse eixo também serão espaços de prática jornalística com caráter laboratorial.
Optativas de escolha restrita
Eixo de aplicação processual |
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Jornalismo em Rádio |
60 |
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Jornalismo em TV |
60 |
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Webjornalismo |
60 |
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Jornalismo Impresso e Fotojornalismo |
60 |
|
Assessoria de Comunicação |
60 |
Eixo de Prática Laboratorial
Este eixo tem por objetivo oferecer conhecimentos e desenvolver habilidades inerentes à profissão jornalística. Possui a função de integrar os demais eixos, alicerçado em projetos editoriais definidos e orientados a públicos reais, com publicação efetiva e periodicidade regular, tais como: jornal, revista e livro, jornal mural, radiojornal, telejornal, webjornal, agência de notícias, assessoria de imprensa, entre outros. Neste eixo o/a estudante também poderá colocar em prática de forma mais consistente e aprofundada reflexões, análises e percursos teóricos desenvolvidos.
Obrigatórias
Eixo prática laboratorial |
|
Estágio I |
60 |
Estágio II |
60 |
Estágio III |
60 |
Estágio IV |
60 |
Laboratórios de Projetos / Obrigatórias
Os espaços de exercícios práticos, criativos e permeados por saberes e técnicas do fazer presentes no Eixo Prática Laboratorial tem como pilar, além dos Estágios Supervisionados, os Laboratórios de Projetos, focados em 4 dispositivos temáticos. Neles a prática laboratorial ganha novos contornos, alcançando o nível de desenvolvimento de projetos focados no interesse de cada estudante. Aqui poderão ser pensados e executados, tendo como ponto de partida as propostas temáticas de cada Laboratório, projetos de revistas, jornal mural, programas de TV, programas de rádio, grades e programações, projetos para editais existentes e abertos, projetos para web, projetos transmídia, projetos de blogs, aplicativos de notícias, etc. O/a estudante poderá ainda participar de projetos de TV, Revista, Jornal Impresso, Rádio, Web, etc. já em curso na UFSB e vinculados ao curso de Jornalismo. Os Laboratórios de Projetos contam com o acompanhamento de docentes dedicados, mas conforme a demanda, outros docentes poderão ser convidados para dar suporte a projetos específicos de estudantes.
Territórios |
60 |
Tecnopolíticas |
60 |
Corporalidades |
60 |
Narrativas |
60 |
Transmídia |
60 |
Organizacional |
60 |
TCCs
Complementando os laboratórios de projetos no âmbito da formação e prática profissional estão os dois CCs do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Neles devem culminar os saberes, experiências, conhecimentos profissionais adquiridos ao longo do curso.
TCC I |
60 |
TCC II |
60 |
Infraestrutura
Acervo bibliográfico
Agência de comunicação (em construção)
Laboratório de edição de imagem vídeo
Estúdio de som e imagem
Laboratório de práticas jornalísticas
Laboratório de audiovisual
*Infraestrutura a ser completado com a entrega dos equipamentos e espaços necessários ao curso e definidos em seu PPC.
Formas de Ingresso e número de vagas
Formados em BI e LI em Artes ou outras graduações de primeiro ciclo da UFSB estão elegíveis a progredir para o bacharelado em Jornalismo, conforme edital de progressão.
Havendo mais solicitantes do que vagas disponíveis, as/os estudantes serão classificadas/ os de acordo com o Coeficiente de Rendimento Geral (CRG) e a nota obtida em sua Carta de Intenção. O CRG e a Carta de Intenção valem 5 pontos cada, somando-se 10 pontos no total. As maiores notas, resultantes desta soma, e respeitando-se as regras do item 15.2.1 do PPC do curso, garantirão uma vaga no curso de Jornalismo do Centro de Formação em Artes da UFSB, respeitando-se o limite de vagas disponíveis.
Não havendo preenchimento das vagas no edital interno, poderá ser aberto edital externo para entrada direta no curso de Jornalismo na UFSB.
Número de vagas: 40
Documentos
Aguardando conteúdo.
Corpo Docente
O corpo docente do curso Jornalismo está constituído por docentes do Centro de Formação em Artes da UFSB, do campus Sosígenes Costa, mas também do campus Jorge Amado e do campus Paulo Freire, considerando a realidade multicampi desta universidade. Docentes de outros Centros de Formação poderão ser convidados a atuar em determinados componentes curriculares do curso.
Alemar Rena
Graduação em Letras, mestrado em Teoria da Literatura, doutorado em Estudos Literários (UFMG). Professor Adjunto da UFSB/CSC
Anne Greice Soares Ribeiro Macedo
Graduação em Direito, mestrado e doutorado em Letras (UFBA). Professora Adjunta da UFSB/CSC
Bernard Pêgo Belisário
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo; Rádio/TV), mestrado e doutorado em Comunicação Social (UFMG). Professor Adjunto da UFSB/CSC
Célia Regina da Silva
Graduação em Comunicação, mestrado em Ciências Sociais, doutorado em Comunicação Social. Professora Adjunta da UFSB.
Celso Francisco Gayoso (CPF)
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo), mestrado em Estudos Culturais, doutorado em Comunicação e Cultura (UFRJ). Professor Adjunto da UFSB/CPF
Cristiane da Silveira Lima
Graduação em Comunicação Social (Radialismo), mestrado e doutorado em Comunicação
Social (UFMG). Professora Adjunta da UFSB/CSC
Hamilton Richard Alexandrino Ferreira dos Santos
Graduação em Ciências Sociais, especialização em História e Cultura no Brasil, mestrado em Comunicação, doutorado em Ciências Sociais (UNB). Professor Adjunto da UFSB/CSC
Spensy Kmitta Pimentel
Graduação em Comunicação Social (Jornalismo), mestrado e doutorado em Antropologia Social (USP). Professor Adjunto da UFSB/CSC
Rafael Patiño
Graduação em Psicologia, Mestre e Doutor em Psicologia, na área de concentração em Psicologia Social. Pós-doutor em Menória Social. Professor Adjunto da UFSB/CSC
Rodrigo Barreto
Graduação: Comunicação Social, Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professor Adjunto da UFSB/CSC
Silvia La Regina
Graduação em Letras, mestrado e doutorado em Letras e Linguística (UFBA). Professora Adjunta da UFSB/CSC
Redes Sociais