Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Colégios Universitários

Escrito por Malu Carvalho | Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 14h57 | Última atualização em Terça, 27 de Junho de 2023, 16h12 | Acessos: 27193

O regime acadêmico-institucional da UFSB se pauta nos seguintes aspectos:

1) Arquitetura curricular organizada em Ciclos de Formação;

2) Regime quadrimestral.

O/A estudante, que pode ingressar na UFSB por meio do SiSU ou pelos Colégios Universitários (CUNIs), tem, primeiro, acesso aos cursos de primeiro ciclo. No momento, há ofertas de cursos nos Bacharelados Interdisciplinares (BI Artes, BI Ciências e BI Humanidades) e Licenciaturas Interdisciplinares (Artes, Ciências, Humanidades, Linguagens e Matemática).

Após a formação nos Bacharelados Interdisciplinares, que duram em média três anos, há um rol de cursos denominados de 2º ciclo, com uma formação profissionalizante mais específica, na qual o estudante tem acesso por meio de seleção interna, sem haver a necessidade de concorrer novamente nos processos externos.

As Licenciaturas Interdisciplinares têm duração, em média, de três anos e meio r estão ligadas à área de Magistério, com vistas à formação inicial de professores que atuarão no Ensino Fundamental e Médio, tanto em instituições públicas como privadas. Também possibilita uma atuação profissional em escolas comunitárias, Organizações Não-governamentais e/ou instituições interessadas em práticas inovadoras na área de Educação. O perfil coaduna, ainda, com universidades e instituições que primam pela interdisciplinaridade e pela interculturalidade.

Os cursos possuem um currículo comum denominado Formação Geral, de modo que os Componentes Curriculares (CCs) ofertados no momento do ingresso do/a estudantes são os mesmos para todos os cursos. Esses CCs visam possibilitar a transição da educação básica para o ensino superior a partir do reconhecimento da Universidade como espaço heterogêneo de compartilhamento de saberes que têm como princípio a interação dialógica, criativa e crítica.

Os CUNIs estão implantados em municípios com mais de 20 mil habitantes, visando contribuir para ampliar a inclusão social por meio do ingresso na educação superior. Os Colégios Universitários funcionam, geralmente, em turno noturno, em instalações da rede estadual de ensino médio, por meio de um convênio assinado com o Governo do Estado da Bahia.

Atualmente, a UFSB mantém os Colégios Universitários nos seguintes municípios: Coaraci, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itamaraju e Posto da Mata.

As salas são equipadas com um pacote de aparelhos de tele-educação de última geração, conectados a uma rede digital que transmite aulas em tempo real aos estudantes. As aulas ministradas pelos/as docentes podem ser presenciais (com a o professor na sala de aula), metapresenciais (com o docente transmitindo a aula do campus) e/ou à distância (com aulas gravadas). Nos CUNIs, há uma assistente operacional local responsáveis pelo acompanhamento dos/as estudantes, além da manutenção operacional das instalações e equipamentos.

O período de permanência nos CUNIs é de um a três quadrimestres. Nesse período, os/as estudantes cursarão os Componentes Curriculares da Formação Geral, entre outros. Após, fazem a migração automaticamente para a sede da UFSB na qual o CUNI em que estuda está ligado: campus Jorge Amado (Itabuna), campus Sosígenes Costa (Porto Seguro), ou campus Paulo Freire (Teixeira de Freitas).

A coordenação da Rede CUNI está sob responsabilidade do Vice-Decanato do IHAC de sua área de abrangência.


como funciona 3 ciclo última versão

Um detalhe importante é que a/o candidata/o pode utilizar as suas últimas quatro notas do ENEM para a inscrição no Edital dos Colégios Universitários.

 

 

 

DÚVIDAS FREQUENTES:

formação geral

 

A formação geral (FG) constitui um conjunto de componentes obrigatórios e optativos voltados para a formação interdisciplinar do estudante numa perspectiva cultural, humanística e científica, auxiliando no processo de estruturação do conhecimento e na organização da reflexão para sua formação integral.

   


o que é o modelo de ciclos

O regime de ciclos compreende trajetórias compostas por fases sucessivas e articuladas de formação com diplomação na conclusão de determinadas etapas.

A UFSB conta com três ciclos:

  • 1º ciclo– Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares
  • 2º ciclo– Cursos e programas de formação profissional e acadêmico, como Engenharia, Antropologia, Medicina e Biologia
  • 3º ciclo – Cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu (especialização) ou Stricto-Sensu (Mestrado e Doutorado)

 


o que sao os bis e lis

Os bacharelados interdisciplinares são definidos como cursos de graduação versáteis, oferecidos em grandes áreas de formação, com estrutura modular, progressiva e flexível. Essa modalidade de curso de graduação caracteriza-se por ministrar formação acadêmica geral alicerçada em teorias, metodologias e práticas que fundamentam os processos de produção científica, tecnológica, artística, social e cultural. Os Bacharelados Interdisciplinares têm duração de nove quadrimestres (três anos).

As licenciaturas interdisciplinares são cursos de formação de docentes para o ensino básico em grandes áreas de conhecimento. Esses cursos têm duração mínima de 10 quadrimestres.

Ao final do BI ou LI, o estudante recebe diploma de ensino superior, podendo optar por participar de editais do 2º ciclo ou de editais para o 3º ciclo.

 


 o que sao os cursos de 2 ciclo

Concluído o 1º ciclo, o/a estudante tem a opção de prosseguir com seus estudos para obtenção de uma graduação profissional nos cursos de 2º ciclo. O ingresso ocorre por meio de processos seletivos que têm seus critérios definidos por editais de progressão. Além disso, o/a estudante pode concorrer a vagas mediante entrada direta por editais para portador de diploma ou via SiSU

O 2º Ciclo compreende cursos e programas de formação profissional e acadêmica, em campos e áreas de atuação específicos, destinados à habilitação de trabalhadores e intelectuais em carreiras profissionais, atividades ocupacionais, culturais ou artísticas de nível superior. Os cursos de 2º ciclo da UFSB são: Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola e Ambiental; Engenharia Ambiental e da Sustentabilidade; Engenharia Logística em Transportes; Engenharia Sanitária e Ambiental; Artes do Corpo em Cena; Som, Imagem e Movimento; Biologia; Oceanologia; Direito; Antropologia; Licenciatura em História; Psicologia e Medicina.

 


EDITAIS DE INGRESSO

 

 

 

Campus Jorge Amado Itabuna

Campus Paulo Freire – Teixeira de Freitas

Campus Sosígenes Costa – Porto Seguro

Coaraci

Colégio Estadual Almakazir Gally Galvão
Endereço: Juvêncio Peri Lima, s/n -Centro, CEP: 45638-000

Teixeira de Freitas

Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa
R. Leur Lomanto, Sn - Bela Vista, Teixeira de Freitas - BA, 45996-014

 Porto Seguro

Campus Integrado de Educação Báisca de Porto Seguro
Rua General Freitas, n° 57, Centro, CEP: 45810-000

Ibicaraí

Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães
Endereço: Rua Marechal Rondon, s/n -Centro, CEP: 45745-000
Itamaraju

Complexo Integrado de Educação
R. Maranhão, 52, Itamaraju - BA, 45836-000

Santa Cruz Cabrália

Colégio Estadual Terezinha Scaramussa
Rua Leur Lomanto, S/N - Zona Urbana - Bela Vista, CEP: 45995-001

Ilhéus

Centro Estadual De Educação Profissional Do Chocolate Nelson Schaun
Endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 755, Malhado. CEP 45650-015

Posto da Mata

Centro Integrado de Educação Básica Chico Mendes
Endereço: Av. Odilon de Carvalho, s/n , Centro, Nova Viçosa/BA

Eunápolis

Colégio Estadual Armando Ribeiro
Carneiro R. Maria Quitéria, 281 – Centro
Eunápolis-BA
CEP: 45820-002

Itabuna

Campus Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica - CIEBTEC
Endereço: Avenida Manoel Chaves, 1313, São Caetano, CEP 45607313

   
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página