Página inicial > UFSB Ciência > Pesquisa do PPGER resulta em proposta curricular para o ensino fundamental de Santa Cruz Cabrália

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h07 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 17h00 | Acessos: 2471

WhatsApp Image 2020 06 03 at 10.45.14 2Propor uma forma de atender a demanda de conciliação entre as normas nacionais para a educação e os saberes regionais acabou sendo o resultado da pesquisa conduzida pela mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB) Marize Pinho Rezende. A dissertação Currículo e Saberes Locais: Uma proposta coletiva para o Ensino Fundamental do Município de Santa Cruz Cabrália e o produto desenvolvido, o Caderno de Orientação de Práticas Curriculares e a Cultura de Santa Cruz Cabrália, foram defendidos no dia 23 de março de 2020, com a comissão examinadora sendo constituída pela professora Eliana Povoas Pereira Estrela Brito, como orientadora e presidenta da comissão, a professora Carolina Bessa Ferreira de Oliveira (PPGER/UFSB), a professora Cléia Demétrio Pereira (UDESC) e o professor Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves (PPGES/UFSB).

Marize aponta que o texto aborda uma discussão sobre currículo como um campo de forças onde diferentes normativas disputam sentidos sobre como devem ser os currículos escolares da Educação Básica, que compreende o ensino fundamental e o ensino médio. Para isso, a pesquisa descrita na dissertação "percorre os principais ordenamentos legais para o campo: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Diretrizes Nacionais Curriculares e Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de contextualizá-los e tensioná-los na rede de discursos produzida pelos diálogos, discussões e entendimentos manifestos entre os docentes da educação municipal de Santa Cruz Cabrália", explica. O produto resultante é um caderno de orientações curriculares que considera as discussões realizadas e valoriza as diferentes etnias e culturas presentes nos contextos da educação escolarizada do município de Santa Cruz Cabrália, tornando-se assim mais significativo localmente.

A autora da dissertaçao e do caderno, Marize Pinho Rezende, fala sobre a pesquisa e os resultados.

15b62671 7b1f 45fe 93a5 5fc4af7b7604Do que trata a pesquisa?

Discutir a BNCC, com o desafio de analisar a proposta curricular construída pela comunidade escolar do município de Santa Cruz Cabrália e decidir após discussões, debates e reflexões sobre que currículo queremos.

Como o estudo foi feito?

Os caminhos metodológicos adotados para o desenvolvimento desse estudo contaram com a pesquisa qualitativa, mais especificamente a pesquisa-ação, por estar diretamente envolvida com o contexto estudado. Esta opção se deu ao fato de se tratar de uma elaboração de currículo acompanhado de um caderno de implementação - o qual resultou no produto dessa pesquisa - constituindo-se, assim, em uma intervenção na problemática identificada. Buscou-se também na pesquisa documental, complementar o estudo, uma vez que analisamos os documentos que estabelecem as diretrizes curriculares nacionais. Os dados foram levantados a partir de técnicas de entrevistas não-diretivas e reuniões com os profissionais de educação do município de Santa Cruz Cabrália, com relatórios dos diálogos e com análise de prosa, mediante as contribuições de Thiollent (1982), Severino (2007) e Marli André (1983).

Qual a importância do tema?

A importância desse trabalho se deu por acreditarmos que a forma de desconstruirmos discursos de poder e verdades se efetive a partir do contradiscurso do que se está exposto como dado e imposto sem uma reflexão ou alternância de transformação ou adequação curricular consistente. É preciso uma apropriação crítica e estabelecer estratégias de desaprender o aprendido e voltar a aprender; pensar se o que queremos é um currículo que se adeque às avaliações nacionais e internacionais ou construir uma proposta criativa, que dialogue de forma concreta com a realidade sociocultural de Santa Cruz Cabrália, que articule os conhecimentos científicos a outros saberes produzidos pelos sujeitos em suas realidades sociais, históricas, econômicas, políticas e culturais.

O que o resultado indica?

Esse movimento nos levou a discutir sobre currículo o que nos propiciou aprendizado e discernimento para efetivar as transformações necessárias. Nos levou a elaborar coletivamente uma proposta curricular que seja articulada – quanto aos conhecimentos - às diretrizes nacionais, mas com as especificidades do município aqui tratado. Esse último objetivo se refere em especial aos conhecimentos, uma vez que a BNCC nos traz a determinação de inserir 60% destes segundo sua prescrição. Com isso, por decisão dos professores da rede, contemplamos as habilidades da BNCC, mas com a permanência de algumas da antiga proposta do município, bem como de outras do Referencial Curricular da Bahia, os quais garantem discussões sobre saberes e conhecimentos regionais.

Que contribuição o produto realizado trouxe, ou permite antever?

Eu espero que o caderno resulte em outra potencialidade de disseminar tais ideias e concepções, junto com a secretaria de educação. Como já acordado com eles, iremos continuar as conversas com os professores a partir do produto dessa pesquisa, tanto antes da entrega dos cadernos nas escolas quanto depois, para acompanhar o processo de sua materialidade na prática pedagógica da rede de ensino de Santa Cruz Cabrália. O trabalho continua, esse foi apenas o início de um lindo percurso de transformações que só a educação pode proporcionar.