Página inicial > Últimas Notícias > UFSB tem vagas abertas para cursos de especialização, mestrado e doutorado

UFSB tem vagas abertas para cursos de especialização, mestrado e doutorado

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h29
  • Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 15h34

As oportunidades para ingressar em um curso de pós-graduação estão abertas, com vagas nos níveis de especialização, mestrado e doutorado na Universidade Federal do Sul da Bahia. As seleções em aberto são para alunos regulares em 2023, por isso quem tiver interesse deve preparar projetos e documentação. Veja as vagas abertas e os prazos de inscrição nos editais publicados pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSB:

Especialização

Inscrições para pós em Agroecologia e Educação do Campo são prorrogadas até o dia 15

A Especialização em Agroecologia e Educação do Campo teve o prazo de inscrições estendido até dia 15 de novembro. Com foco nas linhas de pesquisa nas áreas enfatizadas no nome do curso, a carga horária totalizará 420 horas, com previsão de encontros quinzenais nas sextas-feiras à noite e sábados pela manhã e à tarde no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas. O curso será realizado em quatro módulos, e terá duração mínima de 14 meses e máxima de 18 meses.

São 30 vagas em oferta, com duas vagas supranumerárias para o Programa de Capacitação Interna (PROCAPI) (servidores(as) da UFSB). Desse total, serão 15 vagas para cada linha de pesquisa, distribuídas entre ampla concorrência e cotas. A previsão de início das aulas é março de 2023.

Mestrado e Doutorado

Pós-graduação em Estado e Sociedade seleciona alunos regulares para 2023

O Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade (PPGES) tem inscrições abertas até o dia 16 de novembro via SIG. São 15 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado, com taxa de inscrição de R$ 100,00. As aulas iniciarão em 2023 e ocorrerão no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro.

Trata-se de um PPG com os níveis Mestrado e Doutorado na área das Ciências Humanas e Sociais, com a proposta de "formar profissionais alinhados com as novas demandas do mundo contemporâneo, bem como com as especificidades culturais, sociais, artísticas e econômicas da Região Sul do Estado da Bahia, sem negligenciar o desenvolvimento nacional e global", como indica o site do curso.

A proposta do PPGES é de desenvolver um modelo inovador de articulação entre pesquisa, ensino, extensão por meio de ações engajadas e dialógicas, com a finalidade de produzir e compartilhar conhecimento original acerca da realidade sociocultural, na medida em que forma pesquisadores, docentes e profissionais de diversos campos do saber e promove intenso diálogo entre as ciências humanas e ciências do social e da cultura com outros campos de conhecimentos e saberes. Assim, o PPGES abrange abordagens a partir de diversos temas constantes da realidade nacional, estadual e regional e com base em diferentes campos do conhecimento contido nas Ciências Humanas e Sociais.

PPGCTA seleciona alunos regulares para 2023

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) vai oferecer 25 vagas para ingresso em 2023, sendo 11 para ampla concorrência, 7 para autodeclarados pretos, quilombolas, indígenas e pessoas trans, 2 para pessoas com deficiência e 5 para capacitação de servidores do IFBA e da UFSB. As inscrições estarão abertas de 28 de novembro a 12 de dezembro de 2022, com taxa no valor de R$ 50,00 e matrícula dos aprovados prevista para março de 2023. As aulas ocorrerão no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro.

O público de interesse contempla portadores/as de título de nível superior e interesse na área de Ciências Ambientais e suas tecnologias, com foco em aperfeiçoamento em pesquisa, docência, gestão e políticas relacionadas à sustentabilidade, à conservação, à tecnologia e à educação ambiental. O mestrado acadêmico tem área de concentração em Ciências e Tecnologias Ambientais e três linhas de pesquisa: Estudo de Sistemas Naturais; Gestão, Política e Manejo Ambiental; e Tecnologias Ambientais.

Edital PPGER nº 11/2022 - Processo seletivo de discente regular para preenchimento de vagas do Programa de PPGER

O Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) oferece 63 vagas, incluindo vagas supranumerárias, para ingresso de estudantes nos três campi da UFSB. As inscrições estão abertas até 14 de novembro via SIG, com previsão do início das aulas em 2023.

O Mestrado Profissional do PPGER é um curso presencial voltado prioritariamente à formação continuada de profissionais da educação formal e não formal e secundariamente a demais pessoas interessadas nas questões do ensino em relações étnico-raciais em espaços formais e não-formais.

O PPGER tem como área de concentração “Ensino e relações étnico raciais nas perspectivas pós e decoloniais” e conta com duas linhas de pesquisa: 1) Pós-colonialidade e fundamentos da educação nas relações étnico-raciais; 2) Relações étnico-raciais, interculturalidades e processos de ensino-aprendizagem.