Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura de Teixeira de Freitas prorroga cessão de espaço para Campus Paulo Freire até 2036
Início do conteúdo da página

Prefeitura de Teixeira de Freitas prorroga cessão de espaço para Campus Paulo Freire até 2036

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 26 de Novembro de 2021, 15h32
  • Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 17h03
  • Acessos: 1807

WhatsApp Image 2021 11 26 at 15.02.37A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas divulgou no Diário Oficial do município o segundo termo aditivo ao termo de cessão de uso gratuito do imóvel ocupado pela Universidade Federal do Sul da Bahia na cidade. O imóvel abriga as estruturas do Campus Paulo Freire, incluindo portanto o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC) e os centros de Formação em Ciências da Saúde (CFCS) e em Desenvolvimento Territorial (CFDT). O documento consta do 1º caderno da edição do dia 22 de novembro de 2021.

O termo original data da época de criação da universidade, com o início da cessão de uso datada de 2013 e vigência inicial até 29 de novembro de 2021. O aditivo estende o prazo de cessão de uso gratuito até a data de 29 de novembro de 2036. O termo aditivo conta com as assinaturas do prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Gusmão Pontes Belitardo, e da reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz.


O espaço cedido à Universidade têm servido para abrigar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com um total de seis cursos de graduação de primeiro ciclo vinculados ao IHAC (Bacharelado em Artes e licenciaturas interdisciplinares em Artes e suas tecnologias, em Ciências da Natureza e suas tecnologias, em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias, em Linguagens e Códigos e suas tecnologias e em Matemática e Computação e suas tecnologias), seis cursos de segundo ciclo, três deles vinculados ao Centro de Formação em Ciências da Saúde (Biomedicina, Psicologia, Medicina) e outros três ao Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (Engenharia Civil, Gestão Ambiental e Mídias Digitais), duas especializações, um mestrado acadêmico (PPG em Ciências e Sustentabilidade) e um mestrado profissional (PPG em Ensino e Relações Étnico-Raciais). Além disso, o Campus Paulo Freire conta com dez grupos de pesquisa certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e registra 52 ações extensionistas realizadas desde 2016 no IHAC do Campus Paulo Freire, com diversos projetos voltados para enfrentamento dos efeitos da pandemia de covid-19.

Dentre as estruturas especializadas do Campus Paulo Freire estão nove laboratórios, voltados para as áreas interdisciplinar, de Artes e de Saúde, bem como os setores de Bibliotecas, Apoio Administrativo, Saúde, Assistência Estudantil, Sustentabilidade e Acessibilidade, Multimídia, Tecnologias da Informação e Comunicação, de Contratos, Infraestrutura, o Comitê de Ética em Pesquisa e a Coordenação local dos Colégios Universitários vinculados ao IHAC do campus.

O espaço do Campus Paulo Freire também serviu para apoiar a vacinação contra o novo coronavírus em Teixeira de Freitas. Muitas outras ações voltadas para devolver em conhecimento e serviço o investimento na universidade pública também são abrigadas ali. Algumas das mais recentes sendo a iniciativa de pesquisa e extensão que oferece tratamento gratuito e seguro da perda de paladar e olfato causadas pela covid-19, o estudo sobre a qualidade do ar no município em parceria da UFSB e da UFBA, o projeto do Plantão Psicológico Online, o dossiê sobre ensino de Artes e a pesquisa sobre composto químico que pode gerar um tratamento aprimorado contra as leishmanioses, dentre várias outras.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página