Consuni reconhece o Jardim Botânico FLORAS como órgão complementar da UFSB
Mais um grande passo foi dado pela Universidade Federal do Sul da Bahia no dia 18 de junho, em reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), quando o órgão máximo da instituição reconheceu o Jardim Botânico FLORAS (Jardim Botânico da Floresta Sul-baiana) como um órgão complementar. Essa ação constitui um marco na história da instituição por tornar público para a comunidade interna e externa à UFSB que o JB FLORAS constitui um instrumento estratégico para a Universidade na região. Um órgão complementar é previsto no Estatuto da universidade como parte de sua estrutura, sendo “uma instância responsável por atividades de caráter permanente de apoio, necessárias ao desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão".
O Jardim Botânico FLORAS tem como missão realizar conservação ex situ, pesquisa em biodiversidade, educação ambiental e proporcionar o lazer relacionados às plantas, priorizando a Mata Atlântica do Sul da Bahia. Trata-se do único jardim botânico da região e um dos dois jardins do Estado da Bahia a integrar a Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), juntamente com o Jardim Botânico de Salvador. Desde 2018 o JB FLORAS vem desenvolvendo atividades diversas no Campus da UFSB em Porto Seguro, especialmente de visitação pública de estudantes das redes pública e privada de Ensino Básico, pessoas participantes de CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e público em geral. As visitas são agendadas e acontecem duas vezes ao mês, geralmente às sextas-feiras. "Espera-se que com a institucionalização como órgão complementar da UFSB, essas visitas e outras ações se tornem mais frequentes e com maior participação popular", comenta o coordenador geral do Jardim, professor Jorge Costa.
“O Jardim é um instrumento tanto para a educação transdisciplinar quanto para o turismo científico e ecológico. Constitui-se em uma modalidade de turismo que pode ser complementar ao já tão bem estabelecido turismo de Porto Seguro e região”, afirma o professor Jorge Costa. Atualmente, está sendo implementada a Trilha Ecológica Educacional da Mata Busca Vida, ligada ao JB FLORAS, que deverá proporcionar aos visitantes experiências interessantes com a Mata Atlântica, sem a necessidade de sair muito do circuito das praias e hotéis da Orla Norte, uma vez que o Jardim fica a cerca de 10km do Centro de Porto Seguro.
Além das visitas agendadas, o Jardim Botânico FLORAS, através da sua equipe, vem desenvolvendo apoio técnico-científico às questões relacionadas às podas, ao manejo e ao paisagismo no Campus; contribui com apoio técnico-científicas em Unidades de Conservação, além de parcerias com a Prefeitura de Porto Seguro, ONGs e empresas privadas da região, destacando-se “a Ambiental Bahia que já implantou, sem custos, um espaço de viveiro no Campus; a ORQUIDESC que tem colaborado fortemente com conhecimentos técnicos, projetos e plantas para o paisagismo. A Pousada Erva Doce e a Damasceno Ambiental têm sido colaboradores desde o início do Jardim, ajudando a enriquecer a nossa mata com espécies nativas da Mata Atlântica”. A ONG MDPS nos trouxe o Projeto ‘Conhecendo e Semeando a Mata Atlântica’ que faz parceria com comunidades tradicionais indígenas e rurais para a formação de parabotânicos e coletores de sementes”, relembra o professor Jorge.
Vários outros projetos de pesquisa e extensão estão ligados diretamente ao JB FLORAS, além de parcerias com os laboratórios do Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm) da UFSB que participam ativamente das visitas ao Jardim com exposições científicas sobre animais vertebrados e invertebrados, rochas e areias, geoturismo e outras ações ligadas às geociências, às engenharias, oceanologia, meliponicultura e polinização. Ainda pode-se ver e interagir com as coleções de plantas vivas que contêm espécies ameaçadas de extinção, espécies de importância econômica, histórica e cultural, proporcionando a conservação ex situ do material genético dessas espécies e a possibilidade de despertar nos visitantes a consciência para a conservação da Biodiversidade e do Desenvolvimento Sustentável. Para garantir a acuidade das identificações e organização dos conhecimentos científicos sobre as plantas, o JB FLORAS possui associação com o Herbário Professor Geraldo Carlos Pereira Pinto (GCPP) do CFCAm, responsável por manter amostras de plantas catalogadas cientificamente em seus acervos e disponibilizar essas informações em plataformas científicas na internet.
Uma contribuição importante desenvolvida pelo JB FLORAS nesses anos é a implantação da revista científica Paubrasilia (ISSN 2595-6752), único periódico criado e mantido exclusivamente pela UFSB. Esse periódico possui o envolvimento direto de 35 profissionais dos três campi da UFSB e de várias instituições nacionais e internacionais através do seu Corpo Editorial, Conselho Editorial e Assessoria Técnica, além de mais de 40 revisores que colaboram de forma esporádica para a publicação do periódico. “A nossa revista contribui fortemente para a inserção internacional da UFSB, uma vez que atrai as atenções devido à qualidade de seus artigos publicados, sendo indexada em bases de dados, índices e repositórios como AGRIS (FAO), DOAJ, Latindex - Catálogo 2.0, Miguilim, Oasisbr e Periodicos (Capes)”, informa o editor-chefe da Paubrasilia, professor Jailson Novais.
Atualmente, o Jardim Botânico FLORAS possui uma coordenação executiva composta por quatro docentes do Campus. A coordenação é composta pela professora Cristiana B.N. Costa do CFCAm (coordenadora das visitas e curadora das coleções macromorfológicas), o professor Gleidson V. Marques, também do CFCAm (coordenador de tecnologias de sementes e curador dos viveiros), o professor Jailson S. de Novais, docente do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (coordenador de ensino de botânica e curador das coleções micromorfológicas) e o professor Jorge A. S. Costa - CFCAm (coordenador geral, curador das coleções vivas e do Herbário GCPP). Conta também com cerca de 20 outros servidores de diferentes campos do saber e unidades acadêmicas dos três Campi que colaboram com o Conselho Técnico-Científico e o Boletim Informativo do JB FLORAS. De acordo com a coordenação executiva do Jardim, “a nossa esperança é que a comunidade acadêmica da UFSB, especialmente do Campus Sosígenes Costa (CSC), e a comunidade de Porto Seguro e região abracem também o JB FLORAS como seus e possam colaborar para o crescimento e manutenção desse instrumento tão promissor”.
Para saber mais sobre o Jardim Botânico FLORAS e suas ações, visite:
Site: https://ufsb.edu.br/jardimbotanicofloras/
Revista Paubrasilia: https://periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia/index
Instagram: @jbfloras
Grupo Mirim: @mirim.floras
Palinoteca: @palinofloras
Meliponário: @queabelhaeessanoseuquintal
Herbário GCPP: @herbariogcpp | https://gcpp.jbrj.gov.br/v2/consulta.php
Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB): https://www.rbjb.org.br/
Informações e imagens: Jardim Botânico FLORAS / UFSB
Redes Sociais