Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Sobre Jardim Botânico FLORAS

O Jardim Botânico FLORAS é um espaço gerido pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), aberto ao público em geral, às escolas da Rede Pública e Privada de Ensino e à comunidade científica, com sede no município de Porto Seguro, estado da Bahia. O JB FLORAS tem como missão realizar conservação ex situ, pesquisa em biodiversidade, educação ambiental e lazer relacionados às plantas, priorizando a Mata Atlântica do Sul da Bahia.

O JBFLORAS funciona no Campus Sosígenes Costa da UFSB, sendo então classificado como Jardim Botânico universitário. O campus possui uma área construída que abriga as salas de aulas, auditório, setores administrativos, salas de professores, laboratórios e outros espaços para convivência e atividades educacionais, bem como jardins, canteiros centrais com palmeiras imperiais, áreas gramadas e aMata Busca Vida que se encontra em estágio médio de regeneração. Todos esses espaços externos que possuem plantas, são reconhecidos pela instituição como o Jardim Botânico FLORAS através da Portaria UFSB 172, de 08 de fevereiro de 2018 (BS-UFSB no 02/2018, pág. 88).

O Jardim iniciou oficialmente as suas atividades em 22/05/2018 durante a realização do 38 ERBOT (Encontro Regional de Botânicos – MG, ES e BA) com a participação dos congressistas, da comunidade portosegurense e convidados de diversos segmentos da sociedade da Região Sul da Bahia.

Desde 2018, a equipe do JBFLORAS tem recebidoas visitas de escolas da Rede Pública e Privada de Ensino e de outros públicos da sociedade regional;participado de exposições em eventos locais importantes, tem dado apoioaos serviços técnicosem arborização e paisagismo junto aos setores internos à UFSB, realizadopalestras e cursos; catalogado informações sobre as espécies nativas e exóticas do Jardim, elaborado protocolos de conservação e educação ambiental para espécies de plantas nativas da Mata Atlântica, bem como apoiado iniciativas de conservação em Unidades de Conservação regionais. Foram criados um site, um boletim informativo e uma revista científica chamada Paubrasilia, contando com o envolvimento de diversos profissionais do Brasil e do exterior. O Jardim conta ainda com um Comitê Técnico-Científico formado por 25 servidores com formação em diversas áreas como Administração, Arquitetura, Agronomia, Biologia, Eng. Florestal, Letras e Museologia.

Assim, o Jardim Botânico FLORASé um espaço de conservação e cultura sobre as plantas que pode ser visitado por aqueles que desejam conhecer mais sobre esses seres vivos que fazem parte de nossa vida diária, seja na alimentação, no vestuário, nos serviços ambientais que realizam, no paisagismo ou mesmo na nossa saúde. Nossa relação com as plantas é tão presente no cotidiano que muitas vezes sequer percebemos.Elas estão presente nas Artes, nas Culturas e nas Ciências.

Venha nos visitar e compartilhar conosco momentos interessantes. Agende uma visita. Porto Seguro e região tem aqui um espaço de lazer científico e cultural condizente também com o Turismo Ecológico.

Equipe da Diretoria Executiva do Jardim:


Dra. Cristiana Barros Nascimento Costa

Dr. Jaílson Santos de Novais

Dr. Jorge Antonio Silva Costa (Coordenador geral)

Fim do conteúdo da página