Página inicial > Últimas Notícias > Dois anos de Jardim Botânico FLORAS!

Dois anos de Jardim Botânico FLORAS!

• Publicado: Sexta, 22 de Maio de 2020, 18h05
  • Última atualização em Sexta, 22 de Maio de 2020, 18h20

O Jardim Botânico FLORAS (sigla JBFLORAS) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) é um espaço de visitação aberto ao público de Porto Seguro e região, especialmente às Escolas da Rede Pública e Privada de Ensino. O JBFLORAS funciona no Campus Sosígenes Costa da UFSB (Centro de Convenções) e hoje está comemorando dois anos de atividades!

Desde a sua inauguração em 22 de maio de 2018, o Jardim recebeu quase 500 visitantes. Durante as visitas, as pessoas têm à sua disposição a equipe do Jardim que prepara uma visita guiada com informações sobre as plantas, a sua multiculturalidade, a relação histórica dos vegetais com o ser humano e as ações promovidas pela Universidade, sempre adequando a linguagem ao público recebido a fim de permitir uma maior integração entre academia e a sociedade.

Em 2019, o JBFLORAS recebeu sete visitas de escolas, realizou três apoios técnicos, duas exposições internas, três exposições fora da UFSB, uma palestra, oficina (1), visita técnica (1), cursos (2), momentos de plantios de mudas (3) e várias reuniões de planejamento, estruturação e organização dos espaços. O Jardim conta ainda com um Boletim Informativo e com a revista científica Paubrasilia! Todo esse trabalho tem sido o esforço conjunto de vários professores, estudantes e técnico-administrativos da UFSB. Atualmente, o JBFLORAS possui uma “Diretoria” formada por cinco professores que gerenciam as ações do JBFLORAS, um Comitê Técnico Científico constituído por 23 servidores da Instituição pertencentes aos três campi da UFSB.

Muito importante tem sido o apoio recebido pelo Jardim Botânico FLORAS da Reitoria e de todos os setores administrativos da UFSB, especialmente das Pró-Reitorias de Planejamento e Administração (PROPA) e de Tecnologias da Informação e Comunicação (PROTIC). Além do apoio interno, o JBFLORAS agradece aos parceiros que têm acreditado no Jardim e apoiaram de alguma forma as nossas iniciativas, especialmente a ORQUIDESC, a RPPN Estação VERACEL, a Damasceno Consultoria Ambiental, a Pousada Erva Doce e a Bahia Ambiental que têm nos ajudado com doação de mudas, equipamentos e coleções biológicas utilizadas para as pesquisas, o ensino e durante as visitas, cursos e exposições.

Uma importante função de um Jardim Botânico é a conservação “ex situ” que significa preservar plantas e sementes fora do seu ambiente, bem como realizar pesquisas e desenvolver tecnologias para reintrodução de espécies raras e ameaçadas de extinção. Assim, o JBFLORAS tem realizado diversas pesquisas com a flora nativa da Mata Atlântica e também com espécies provenientes de outras partes do Brasil e do mundo. Constatamos até o momento a existência de 193 espécies nativas da Mata Atlântica e 74 espécies ornamentais, sendo um espécie nativa rara com distribuição do sul da Bahia até o norte do Espírito Santo e quatro ameaçadas de extinção. Pesquisas e ações com polinização, abelhas sem ferrão, análise de pólen e mel, compostagem e produtos agronômicos também estão sendo conduzidos pela equipe do Jardim.

O Herbário Professor Geraldo Carlos Pereira Pinto (GCPP) e a Coleção palinoFloras são dois importantes laboratórios associados ao Jardim Botânico FLORAS e representam também mais motivos para se comemorar!

No momento, o Jardim Botânico FLORAS não está realizando atividades presenciais devido às medidas de isolamento social para o combate ao COVID-19, mas você pode acompanhar algumas ações através das mídias sociais e site do Jardim.

Texto: Jorge A.S. Costa

IMG 20190405 115550909

Se você quer saber mais sobre o Jardim Botânico FLORAS faça uma visita pessoalmente após o período de isolamento social devido ao combate ao COVID-19. Agende pelo email jbfloras@gmail.com ou pelo telefone (73) 3288-8400. Visite o nosso site www.ufsb.edu.br/jardimbotanicofloras e as nossas páginas no Facebook (Jardim Botânico Floras) e Instagram (@jardimbotanicofloras).