Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto da UFSB foi aprovado na Chamada Pública para projetos internacionais de pesquisa do CNPQ
Início do conteúdo da página

Projeto da UFSB foi aprovado na Chamada Pública para projetos internacionais de pesquisa do CNPQ

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 11h25
  • Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 11h27
  • Acessos: 300

O projeto Language education between racism and citizenship in linguistic repertoires in the global south (Ensino de idiomas entre racismo e cidadania em repertórios linguísticos no Sul Global), coordenado pelo professor Gabriel Nascimento dos Santos, foi aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 - Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação - Faixa 1. Com isso, ao todo 18 pessoas, dentre pesquisadores plenos e estudantes de pós-graduação, prosseguirão o trabalho colaborativo iniciado em 2022, quando pesquisadores sul-africanos visitaram o território quilombola de Itacaré-BA. Ao todo, a proposta teve aprovado o pedido de financiamento de cerca de R$ 218 mil, entre despesas de custeio e de bolsas.

WhatsApp Image 2024 12 02 at 16.57.38Conforme relato informado no projeto, aquela visita se deu após quase um ano de atividades do think tank dos BRICS intitulado Multilingualism, Linguistic Citizenship and Vulnerability: a comparative focus on South Africa and Brazil, financiado pelo National Institute for the Humanities and Social Sciences (NIHSS). Daquele trabalho conjunto foi possível realizado diversas pesquisas em cooperação e a assinatura de um memorando de entendimento, incluindo os termos da pesquisa, registrado no Processo no. 23746.002213/2023-52, entre a Universidade Federal do Sul da Bahia e a University of the Western Cape. A pesquisa que passa a contar com o apoio financeiro do CNPq visa coletar, em cooperação com o Centre for Multilingualism and Diversities Research (CMDR), repertórios linguísticos de comunidades marginalizadas no Sul da Bahia, Brasil, e na Cidade do Cabo, África do Sul, para examinar de que forma racismo linguístico e cidadania linguística são refletidos nessas interações. O método escolhido será a pesquisa participativa ativa, de forma a engajar os próprios participantes em suas ecologias de saberes. Assim, os pesquisadores vão aprofundar o processo de cooperação com as comunidades e delinear, em conjunto, o rumo da pesquisa e objetivos a serem alcançados.

A proposta tem como objetivo investigar como repertórios linguísticos refletem a presença de racismo linguístico e/ou cidadania linguística entre comunidades linguísticas marginalizadas de Brasil e África do Sul. De modo específico, a equipe vai recolher e registrar narrativas, práticas linguísticas transcritas, verbalizadas, oralizadas, pintadas, grafadas para analisar a presença de elementos de racismo linguístico (reprodução de visões de língua que subjazem sujeitos como inferiores) e cidadania linguística (formas linguísticas que transformam comunidades a partir dos usos de língua/ linguagem e políticas linguísticas e planejamento linguístico).

O edital do CNPq tem como objetivo fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do Brasil. O fomento se dá pela concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio em todas as áreas do conhecimento. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página