Projeto da UFSB foi aprovado na Chamada Pública para projetos internacionais de pesquisa do CNPQ
O projeto Language education between racism and citizenship in linguistic repertoires in the global south (Ensino de idiomas entre racismo e cidadania em repertórios linguísticos no Sul Global), coordenado pelo professor Gabriel Nascimento dos Santos, foi aprovado na Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 - Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação - Faixa 1. Com isso, ao todo 18 pessoas, dentre pesquisadores plenos e estudantes de pós-graduação, prosseguirão o trabalho colaborativo iniciado em 2022, quando pesquisadores sul-africanos visitaram o território quilombola de Itacaré-BA. Ao todo, a proposta teve aprovado o pedido de financiamento de cerca de R$ 218 mil, entre despesas de custeio e de bolsas.
Conforme relato informado no projeto, aquela visita se deu após quase um ano de atividades do think tank dos BRICS intitulado Multilingualism, Linguistic Citizenship and Vulnerability: a comparative focus on South Africa and Brazil, financiado pelo National Institute for the Humanities and Social Sciences (NIHSS). Daquele trabalho conjunto foi possível realizado diversas pesquisas em cooperação e a assinatura de um memorando de entendimento, incluindo os termos da pesquisa, registrado no Processo no. 23746.002213/2023-52, entre a Universidade Federal do Sul da Bahia e a University of the Western Cape. A pesquisa que passa a contar com o apoio financeiro do CNPq visa coletar, em cooperação com o Centre for Multilingualism and Diversities Research (CMDR), repertórios linguísticos de comunidades marginalizadas no Sul da Bahia, Brasil, e na Cidade do Cabo, África do Sul, para examinar de que forma racismo linguístico e cidadania linguística são refletidos nessas interações. O método escolhido será a pesquisa participativa ativa, de forma a engajar os próprios participantes em suas ecologias de saberes. Assim, os pesquisadores vão aprofundar o processo de cooperação com as comunidades e delinear, em conjunto, o rumo da pesquisa e objetivos a serem alcançados.
A proposta tem como objetivo investigar como repertórios linguísticos refletem a presença de racismo linguístico e/ou cidadania linguística entre comunidades linguísticas marginalizadas de Brasil e África do Sul. De modo específico, a equipe vai recolher e registrar narrativas, práticas linguísticas transcritas, verbalizadas, oralizadas, pintadas, grafadas para analisar a presença de elementos de racismo linguístico (reprodução de visões de língua que subjazem sujeitos como inferiores) e cidadania linguística (formas linguísticas que transformam comunidades a partir dos usos de língua/ linguagem e políticas linguísticas e planejamento linguístico).
O edital do CNPq tem como objetivo fomentar propostas de projetos internacionais de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação do Brasil. O fomento se dá pela concessão de bolsas no exterior e recursos de custeio em todas as áreas do conhecimento.
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