Página inicial > Últimas Notícias > Patente depositada trata de invento para limpeza de microplásticos em praias

Patente depositada trata de invento para limpeza de microplásticos em praias

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 07 de Agosto de 2024, 15h01
  • Última atualização em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 15h25

Andreina Prof. Silvio PresentacionMais um invento desenvolvido na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) teve o pedido de patente depositado junto ao Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI). Intitulada Equipamento de separação de microplásticos da areia da praia (ESMAP) e Processo, o depósito foi realizado por meio da Coordenação de Criação e Inovação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (CCI/PROPPG) no dia 15 de julho de 2024. O pedido de patente tem a numeração BR 10 2024 014452 0 e se refere a invento desenvolvido como projeto de mestrado da acadêmica Andreina Alexandra Diaz Carrillo, sob orientação do professor Sílvio Tarou Sasaki, no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA/UFSB).

ESMAPAndreina é uma estudante venezuelana que veio para a UFSB para realizar seus estudos de pós-graduação através do acordo internacional do Programa de Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB (Organização dos Estados Americanos – Grupo Coimbra) como bolsista internacional. Como tem experiência com modelagem e impressão 3D, a engenheira mecânica ofereceu uma oficina sobre as técnicas e ferramentas a estudantes do CSC em 2023, por iniciativa do professor Sílvio Tarou Sasaki.

Os inventores que constam do pedido de patente são Andreina, o professor Sílvio e Adriana Duneya Diaz Carrillo (UEMG). A presente invenção propõe um equipamento e um processo de uso do equipamento para separar microplásticos da areia da praia, caracterizando o potencial de aplicação no processo de despoluição dos litorais. O equipamento materializa assim um compromisso da equipe e também da UFSB em desenvolver tecnologias inovadoras voltadas para o meio ambiente.

Além da dedicação para a redação do documento, o processo contou com o apoio do programa de mentoria do INPI, através da orientação do pesquisador Uilson Tanan. O programa de mentoria na UFSB é desenvolvido por intermédio da CCI/PROPPG.

Com informações por CCI/PROPPG