Página inicial > Últimas Notícias > Minicurso no CSC apresentou modelagem e impressão 3D a discentes

Minicurso no CSC apresentou modelagem e impressão 3D a discentes

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 13h56
  • Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 15h09

WhatsApp Image 2023 04 28 at 13.32.39Estudantes dos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação, Bacharelado em Engenharia Sanitária e Ambiental, Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Oceanologia do Campus Sosígenes Costa (Porto Seguro) participaram do minicurso Introdução à Impressão 3D, oferecido nos dias 27 e 28 de abril no Laboratório de Educação Matemática e Modelagem Computacional da Universidade Federal do Sul da Bahia (LEMMAC/UFSB). A engenheira mecânica Andreina Alexandra Diaz Carrillo, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) e bolsista da Organização dos Estados Americanos (OEA), conduziu os 14 discentes no primeiro contato com as técnicas de modelagem e impressão tridimensional. O minicurso foi ofertado via SIGEventos.

O organizador da atividade, e orientador de Andreina no PPGCTA, professor Sílvio Tarou Sasaki, conta que a ideia da atividade surgiu da experiência de Andreina com as tecnologias de modelagem e impressão, empregadas no desenvolvimento de um protótipo para coleta de microplásticos nas praias da região de Porto Seguro. O professor Sílvio a convidou para ministrar o minicurso de modo a compartilhar os conhecimentos com os graduandos, que demonstraram motivação e interesse em aplicações dessa área de conhecimento. Andreina realizou a proposta estruturando a atividade em dois módulos, o primeiro voltado para a criação de modelos digitais 3D no aplicativo Autodesk Inventor Professional, e o segundo apresentando saberes básicos de impressão 3D na prática, com o uso da impressora do LEMMAC, um modelo GTMax3D Core A1V2.

Conforme o professor Sílvio, Andreina já foi convidada para que ela conduza novamente o minicurso na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2023.