Página inicial > Últimas Notícias > Nota 5 no conceito do MEC coroa as comemorações de 10 anos de criação da UFSB

Nota 5 no conceito do MEC coroa as comemorações de 10 anos de criação da UFSB

• Publicado: Quinta, 08 de Junho de 2023, 11h47
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2023, 12h22

A Universidade Federal do Sul da Bahia obteve o conceito máximo no processo de Recredenciamento Institucional realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). A visita ocorreu entre os dias 05 a 07 de junho e a comissão avaliadora qualificou a instituição com a nota 5, marca histórica para a universidade sobretudo por ser seu primeiro processo avaliativo, ao completar 10 anos de existência.

“É muito simbólico termos tido uma nota máxima exatamente quando estamos completando 10 anos. Isso reflete o trabalho que nós temos desenvolvido”, conta a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães.

O recredenciamento é um processo regulatório realizado periodicamente para aferir a qualidade das instituições públicas e particulares do país. Consiste na análise das políticas institucionais referentes ao ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão da instituição, corpo docente, planejamento, avaliação e desenvolvimento institucional, infraestrutura e políticas acadêmicas.

“Me lembro de quando iniciamos nossas atividades em uma sala emprestada pela AMURC. Foi ali que a universidade nasceu. Hoje, quando olhamos para trás, vemos um campus inaugurado em Ilhéus, uma reitoria em pleno centro da cidade de Itabuna, um novo campus em Teixeira de Freitas. Ampliamos significativamente os nossos espaços, nossos laboratórios e a nossa infraestrutura em Porto Seguro”, reflete a reitora.

O processo foi coordenado pela Procuradoria Institucional e envolveu todos os setores da Universidade, bem como docentes, estudantes e servidores técnicos-administrativos. Para o procurador institucional Anderson Aquino, “Obter a nota máxima numa avaliação com tantos critérios, realizada em uma universidade nova, criada sem estrutura prévia, atesta a qualidade dos serviços que prestamos. Esta nota é resultado de um esforço coletivo e demonstra como estamos comprometidos com a construção de uma universidade mais forte”.

O conceito institucional obtido pela UFSB tem validade de dez anos e colabora com os excelentes resultados que a instituição tem conquistado no MEC, como a manutenção da nota máxima no IGC (Índice Geral de Cursos (https://ufsb.edu.br/ultimas-noticias/4032-ufsb-mantem-nota-maxima-na-avaliacao-do-indice-geral-de-cursos-igc), um indicador que sintetiza a qualidade de todos os cursos da universidade. Essas conquistas evidenciam como a UFSB tem se firmado como uma das universidades mais bem avaliadas do Sul e Extremo Sul da Bahia.

“Apesar de termos nota máxima, ainda temos muito trabalho para consolidar essa universidade”, pontua a Reitora Joana Angélica Guimarães.