Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB mantém nota máxima na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC)
Início do conteúdo da página

UFSB mantém nota máxima na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC)

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2023, 14h42
  • Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 14h43
  • Acessos: 2710

aplicacao card nota 5 no IGCO Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram, na terça-feira, dia 28 de março, o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) conquistou novamente a nota máxima da escala, que vai até 5.Apenas 15 universidades federais do Brasil obtiveram esta nota, e a UFSB é a única na Bahia com este conceito. Com isso, a instituição manteve a ótima avaliação obtida na sua primeira participação, em 2019.  

O IGC é o Índice Geral de Cursos, um indicador construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades. Ele sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de educação superior em um único indicador. A avaliação considera a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) a cada triênio, a distribuição de alunos entre graduação e pós-graduação e as notas dos programas de pós-graduação de cada instituição. A nota de um curso no CPC, por sua vez, representa o valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. 

Para a reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, o resultado indica uma consistência da qualidade do trabalho desenvolvido por docentes, técnicos e estudantes ao longo do período avaliado. "Isso confirma a UFSB como uma universidade que está conseguindo ter um bom desempenho dos seus estudantes, uma boa formação, apesar das dificuldades que têm sido uma constante desde o início de nossas atividades. A confirmação dessa nota é a mostra de uma consolidação da UFSB como uma instituição de alta qualidade, e de que todos estão fazendo um trabalho de excelência na universidade", avalia a gestora. "Temos de parabenizar muito os nossos docentes, nossos discentes pela dedicação aos seus cursos. Todos os servidores técnicos e docentes e nossos estudantes estão de parabéns", concluiu a reitora, destacando a importância desse conceito para uma das mais jovens universidades federais do país, que completa dez anos de criação em 2023.

 

Links relacionados

Resultado do IGC: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/indicadores-educacionais/indicadores-de-qualidade-da-educacao-superior

Análise do Inep quanto ao resultados dos indicadores: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/indicadores/resultados/2021/apresentacao_CPC_IGC_202

registrado em:
Fim do conteúdo da página