Página inicial > Últimas Notícias > UFSB lança selo e prepara agenda para o aniversário de 10 anos de criação

UFSB lança selo e prepara agenda para o aniversário de 10 anos de criação

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 15h18
  • Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 11h48

LOGO UFSB 10 ANOS FINAL.tifA Universidade Federal do Sul da Bahia foi criada oficialmente pela Lei Federal nº 12.818/2013, fazendo do dia 5 de junho a data de "nascimento" da instituição, após um período de intensa mobilização política e acadêmica. Em celebração aos dez anos da criação, a instituição solicitou o desenvolvimento de um selo comemorativo, de autoria da professora Sílvia Kimo Costa (POPTECS), a ser usado em diversos materiais de comunicação e documentação ao longo de 2023, e prepara uma agenda de atividades que serão desenvolvidas nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

A professora Sílvia explica que a inspiração para a arte partiu de gráficos que representam interação em rede, com o colorido referindo-se à diversidade. O desenho foi gerado primeiramente em AutoCad e posteriormente trabalhado no Ilustrator.

A reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, conta que além disso as pró-reitorias e demais setores da instituição avaliam propostas de atividades relacionadas à celebração, no sentido de apresentar mais da UFSB para a comunidade regional. Na leitura da dirigente, é possível ampliar pontos de contato e expor mais a produção acadêmica e o potencial de colaboração institucional para os municípios.

Há também a previsão de que o prédio próprio no Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, seja concluído em maio, a tempo de ser inaugurado no período de celebração. O momento deve contar com a presença de diversas autoridades federais, estaduais e regionais em Teixeira de Freitas.

Um outro destaque feito pela gestora é a realização de um seminário, a cargo da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), que deve ocorrer em junho. A professora Joana afirma que a expectativa é de que o seminário propicie momentos para discussão de pontos importantes para a universidade no âmbito da comunidade acadêmica e da instituição com o MEC no formato de mesas-redondas, contando com representantes da FAPESB, CAPES e dos ministérios de Ciência e Tecnologia e de Educação, além das secretarias estaduais dessas pastas no governo baiano.

A reitora afirmou que diversos detalhes dessa agenda devem ser confirmados em breve, o que vai permitir a divulgação das atividades previstas para a comunidade acadêmica e regional.