Página inicial > Últimas Notícias > UFSB será avaliada para fins de Recredenciamento Institucional em junho

UFSB será avaliada para fins de Recredenciamento Institucional em junho

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 10h36
  • Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 14h37

Card recredenciamenrtoA Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) passará por um processo de avaliação externa para obter o Recredenciamento Institucional no período de 05 a 07 de junho de 2023, conforme comunicado do Ministério da Educação (MEC). O procedimento é realizado periodicamente para aferir a qualidade da infraestrutura, do ensino e dos serviços oferecidos pelas instituições vinculadas ao MEC, resultando na obtenção do Conceito Institucional (CI), um dos mais importantes indicadores de qualidade deste órgão.

A avaliação será feita por uma comissão de examinadores, que realizará visitas in loco para avaliação de estruturas físicas e documentação, e também conduzirá entrevistas virtuais com estudantes, técnicos e professores para identificar suas percepções sobre a universidade. As entrevistas do Recredenciamento Institucional ocorrerão via reunião virtual, por isso será requerida inscrição prévia para participar. Em breve, a Procuradoria Institucional enviará à comunidade informações complementares, como confirmação da presença, data, hora e link para a sala virtual.

A gestão da universidade preparou diversos documentos para a comunidade compreender esse processo de avaliação e se preparar para a participação. Um bom resultado no recredenciamento é importante por diversos motivos. Um deles é a credibilidade institucional, uma decorrência de uma boa nota que comprova a qualidade dos serviços prestados. Outro é a garantia da emissão de diplomas de graduação e pós-graduação, e também por ser um requisito essencial para a continuidade do funcionamento da universidade. A avaliação permite apontar pontos positivos e pontos que precisam melhorar. Nesse sentido, uma boa nota institucional agrega valor ao diploma e ao currículo que a universidade oferece, de modo que vale a pena participar para colaborar na consolidação das conquistas obtidas até o momento.

Para sanar dúvidas, o e-mail emec@ufsb.edu.br está à disposição.

Confira aqui os documentos importantes para esse recredenciamento institucional:

Manual sobre Recredenciamento Institucional 2023

Relatório de Gestão 2022