Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições na seleção para Rede CUNI e CST em Produção de Cacau e Chocolate estão abertas até 06/04

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 27 de Março de 2023, 16h16
  • Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 16h28

inicio inscricoesAs seleções para ingresso na Rede Anísio Teixeira de Colégios Universitários (Rede CUNI) e para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate recebem inscrições a partir de hoje (27) até o dia 06 de abril. Essas oportunidades de ingresso na graduação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) estão regidas pelo edital nº 11/2023. No caso da Rede CUNI, a oferta é de 440 vagas para ingresso nas licenciaturas interdisciplinares. Já no segundo processo seletivo para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, houve retificação no número de vagas de 25 para 36, acrescentando as vagas remanescentes da primeira seleção às já previstas para o público em geral. O procedimento é gerido pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC).

A inscrição tanto para a Rede CUNI e para o CST em Produção de Cacau e Chocolate deve ser feita pelo formulário eletrônico. A classificação dos inscritos vai considerar a maior nota obtida nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos quatro anos. Quem for selecionado e se matricular iniciará as aulas no quadrimestre letivo 2023.2 (que inicia em 29 de maio, conforme o Calendário Acadêmico UFSB 2023).

Rede CUNI

O ingresso à Rede CUNI conta com 440 vagas distribuídas entre os campus Jorge Amado, em Itabuna; Sosígenes Costa, em Porto Seguro; e Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, e nos colégios universitários vinculados a cada campus. Os cursos oferecidos na Rede CUNI são licenciaturas interdisciplinares, voltadas para a formação de professores e pertencentes ao 1º Ciclo.

O primeiro ano de estudos é nas estruturas da rede CUNI nos colégios estaduais, com componentes curriculares ofertados durante o primeiro ano do curso, de forma híbrida, com presença em sala e aulas transmitidas por mediação tecnológica. Ao fim deste período, as/os estudantes terão suas matrículas automaticamente transferidas para a sede do campus ao qual o Colégio Universitário está vinculado. Posteriormente, é possível participar dos editais de ingresso nos cursos de 2º Ciclo, que são outras graduações profissionalizantes.

Veja mais informações sobre a Rede de Colégios Universitários neste link.

CST em Produção de Cacau e Chocolate

O Curso Superior em Tecnologia de Produção de Cacau e Chocolates está selecionando integrantes da sua primeira turma, após a criação no segundo semestre de 2022. Metade das 50 vagas previstas foram oferecidas na primeira seleção aberta este ano, voltada para os concluintes do curso técnico em Agroindústria do CEEE Nelson Schaun, pelo programa Itinerário Contínuo. O edital conjunto da Rede CUNI e do CST abre seleção com as 36 vagas restantes, desta vez abertas para o público em geral. Quem for selecionado e matriculado já começará as aulas no Campus Jorge Amado, no segundo quadrimestre letivo do ano.

O CST em Produção de Cacau e Chocolate está vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais (CFCAF). Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.

O perfil do tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate pela UFSB inclui a capacidade de elaborar e acompanhar projetos agrícolas inovadores e sustentáveis; estruturar e analisar projetos agroindustriais que considerem diferentes usos de recursos e resíduos, análise de mercado e tecnologias disponíveis em conformidade com a legislação e com os princípios da sustentabilidade; planejar processos e produção de amêndoas, chocolates e derivados com foco na melhoria da qualidade e transformação do mercado consumidor; atuar nos diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau em funções de organização e gerenciamento; elaborar planos de negócios baseados em estratégias de marketing e turismo com foco na valorização da cultura do cacau. Ou seja, terá formação tecnológica e poderá optar por se dedicar a diferentes ênfases na cadeia produtiva, do cultivo à gestão de negócios baseados em serviços e produtos industrializados.

O número mínimo de quadrimestres letivos para se formar tecnólogo é de nove, equivalente a três anos. A carga horária total soma 3.040 horas, sendo 180 horas de estágio curricular obrigatório. Essa duração deve passar por alguma alteração, tendo em vista que a UFSB passará a funcionar no regime letivo semestral a partir de 2024.

Veja mais detalhes sobre o CST em Produção de Cacau e Chocolate nesta notícia

• Inscrições - 27/mar a 06/abr
  • Publicação da lista de candidatas/os convocadas/os - 11/abr
  • Envio da documentação de matrícula - 12 a 16/abr