Página inicial > Últimas Notícias > Últimos dias para a inscrição no edital do CST em Produção de Cacau e Chocolate - Programa Itinerário Contínuo

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 16h04
  • Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2023, 16h19

O primeiro edital de seleção de estudantes para o Curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) tem a fase de inscrições se encerrando nesta sexta-feira (24). Conforme o Edital nº 05/2023, são oferecidas 25 vagas do novo curso no âmbito do Programa Itinerário Contínuo, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, para os concluintes do curso Técnico em Agroindústria: Produção de Cacau, Chocolate e Derivados, oferecido no CEEE Nelson Schaun, em Ilhéus. Esse público poderá disputar as vagas usando as notas obtidas nas últimas quatro edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições devem ser feitas pelo formulário online.

A previsão é de que as 25 vagas restantes do CST em Produção de Cacau e Chocolate sejam oferecidas em breve para o público em geral em um outro edital, a ser publicado pela Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) da UFSB.

O que é o CST em Produção de Cacau e Chocolate?

A cadeia produtiva do cacau requer uma renovação extensa, em termos de sistemas de produção inovadores, manejo adequado, mecanização, uso de clones produtivos e tolerantes a doenças, manejo dos cacaueiros com podas adequadas, manutenção de níveis adequados de fertilidade do solo, dentre outras tecnologias para produção de amêndoas e chocolates de qualidade.

A UFSB vai ao encontro dessa necessidade de profissionais com a oferta do CST em Tecnologia do Cacau e do Chocolate vinculado ao Centro de Formação em Ciências Agroflorestais. Essa combinação permite a formação de trabalhadores especializados e com acesso a pesquisadores e professores doutores em diferentes campos de conhecimento, principalmente das áreas agronômica e de alimentos.

Com isso, dentre as competências que o tecnólogo em Produção de Cacau e Chocolate deve desenvolver durante o curso, estão a capacidade de elaborar e acompanhar projetos agrícolas inovadores e sustentáveis; estruturar e analisar projetos agroindustriais que considerem diferentes usos de recursos e resíduos, análise de mercado e tecnologias disponíveis em conformidade com a legislação e com os princípios da sustentabilidade; planejar processos e produção de amêndoas, chocolates e derivados com foco na melhoria da qualidade e transformação do mercado consumidor; atuar nos diferentes segmentos da cadeia produtiva do cacau em funções de organização e gerenciamento; elaborar planos de negócios baseados em estratégias de marketing e turismo com foco na valorização da cultura do cacau.

O número mínimo de quadrimestres letivos para se formar tecnólogo é de nove, equivalente a três anos. A carga horária total soma 3.040 horas, sendo 180 horas de estágio curricular obrigatório. Essa duração deve passar por alguma alteração, tendo em vista que a UFSB passará a funcionar no regime letivo semestral a partir de 2024.

Veja mais detalhes nesta notícia sobre o CST em Produção de Cacau e Chocolate.

WhatsApp_Image_2022-10-31_at_13.03.41.jpg

Requisitos

A seleção de estudantes será feita exclusivamente pelas notas do Enem dos últimos quatro anos. A nota a ser considerada para efeito de classificação neste processo seletivo será a média aritmética simples das quatro notas das áreas de conhecimento da prova do Enem mais a nota obtida na redação. Caso a/o candidata/o tenha participado de mais de uma edição do ENEM entre os anos de 2019 a 2022, a nota final mais alta em que o/a candidato/a não tenha zerado a redação será a usada para fins de seleção e classificação.

Quem se inscrever e for selecionado/a deve também comprovar a conclusão do curso técnico em Agroindústria no momento da matrícula no CST em Produção de Cacau e Chocolate. Outras exigências são explicadas no edital, em especial a documentação solicitada para inscritos/as em vagas de políticas afirmativas (cotas). É preciso atenção para os anexos ao edital, que vão detalhar requisitos documentais para as diferentes cotas na conclusão da matrícula.

• Inscrições - 16 a 24/fev
  • Publicação da lista de candidatas/os convocadas/os - 28/fev
  • Envio da documentação de matrícula - 02 a 07/mar
  • Publicação da lista de candidatas/os com documentação homologada - 10/mar