Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade de recondução do reitorado marcou início da gestão 2022-2026

Solenidade de recondução do reitorado marcou início da gestão 2022-2026

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 15h41
  • Última atualização em Segunda, 18 de Julho de 2022, 15h55

A Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia realizou na sexta-feira (15) a solenidade para recondução do reitorado e posse do professor Francisco José Gomes Mesquita como vice-reitor. Com representantes de instituições públicas de ensino superior e de prefeituras da região, a cerimônia também marca o início da gestão 2022-2026, após a nomeação da professora Joana Angélica Guimarães da Luz como reitora reeleita, em solenidade ocorrida em maio deste ano no Ministério da Educação. Com isso, a professora Joana é a primeira reitora negra eleita e reeleita no país.

WhatsApp Image 2022 07 18 at 14.42.30Diante do público formado por servidores da instituição e comunidade em geral, a mesa de honra foi composta pela reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz; o vice-reitor eleito, professor Francisco José Gomes Mesquita; a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Cláudia Denise da Silveira Tôndolo; a professora Acácia Gomes Pinho, representando o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes; e o prefeito do município de Jussari, Antônio Valete, representando a Associação de Municípios da Região Cacaueira (AMURC).

Após a lavratura do documento de posse como vice-reitor pela reitora, o representante da AMURC, prefeito Antônio Valete, reafirmou o compromisso da associação de municípios para com as universidades públicas e particulares da região, mencionando o apoio no transporte de alunos como exemplo da parceria em prol da educação. Em seguida, a representante da Reitoria da UESC, professora Acácia Gomes Pinho destacou a alegria pelo momento institucional, lembrando das boas relações entre as universidades e manifestou os votos de que a gestão seja bem-sucedida na continuidade do desenvolvimento da UFSB.

No seu discurso, o professor Mesquita discursou sobre o momento da universidade, que soma nove anos de funcionamento, e falou sobre a importância do apoio de servidores e alunos para que o trabalho de consolidação da UFSB siga adiante. Agradeceu a servidores e alunos e, em especial, à equipe que liderou na Pró-reitoria de Administração e Planejamento (PROPA) desde o período da gestão pro tempore.

WhatsApp Image 2022 07 18 at 14.42.01 1A reitora, professora Joana Angélica, abordou em sua manifestação as realizações da gestão 2018-2022, como as inaugurações do prédio da Reitoria e do Campus Jorge Amado, a criação de nove cursos de graduação e de três programas de pós-graduação e a consolidação de planejamentos institucionais, como o marco legal, o novo estatuto, o PDI. Relações interinstitucionais foram mencionadas quando a reitora lembrou da parceria de primeira hora entre UFSB e AMURC, nos primeiros tempos de instalação da instituição em Itabuna, da ligação com a CEPLAC e da conexão com a UESC. Joana agradeceu especialmente pela participação de alunos e servidores na construção e consolidação da UFSB nos últimos anos. Ela afirmou que a gestão se coloca à disposição para atuar de forma colaborativa com os demais atores sociais e políticos da região para aprimorar o acesso à educação e ao potencial de desenvolvimento do território.

Fotos: Malu Carvalho/ACS UFSB