Página inicial > Últimas Notícias > Três cursos de Primeiro Ciclo receberam notas altas na reavaliação pelo MEC

Três cursos de Primeiro Ciclo receberam notas altas na reavaliação pelo MEC

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 13h17
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 14h23
  • Acessos: 1917

Entre os dias 09 e 14 de dezembro, três cursos de graduação da UFSB receberam a visita in loco de avaliadores do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão ligado ao MEC responsável pela autorização e/ou reconhecimento dos cursos de graduação. Em nova rodada de avaliação dos bacharelados e licenciaturas interdisciplinares da Universidade Federal do Sul da Bahia, não apenas os cursos sustentaram as boas notas em avaliações anteriores como, em alguns casos, conseguiram subir a pontuação. O Bacharelado Interdisciplinar de Humanidades do Campus Jorge Amado, em Itabuna, recebeu a nota máxima, 5 (excelente); em avaliação anterior, feita em 2019, havia recebido a nota 4 (bom). A Licenciatura Interdisciplinar em Matemática, Computação e suas Tecnologias do Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, obteve nota 4, melhorando o resultado diante da nota 3 obtida em avaliação anterior, e o Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades do Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, recebeu nota 4, mantendo a mesma nota da avaliação anterior.

O resultado é considerado muito positivo pela diretora de Ensino-Aprendizagem da Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), professora Milena Cláudia Magalhães Santos, ainda mais em tempos de diversas restrições por conta da pandemia de covid-19, o que obriga as visitas a serem realizadas virtualmente. "A reavaliação desses cursos, mesmo já estando reconhecidos, deve-se ao fato de terem sido estabelecidos protocolos de compromisso por questões relativas à infraestrutura da universidade", explica Milena. Quando isso ocorre, a universidade se compromete a corrigir os problemas apontados, assinando um termo de cumprimento de metas. Na visita de reavaliação, é feita novamente uma verificação total das condições do curso, indo além dos pontos que foram problemáticos na visita anterior. As altas notas obtidas refletem o trabalho e a dedicação dos decanatos das Unidades Acadêmicas, das coordenações de curso e professores, bem como de toda comunidade acadêmica, que qualificam os cursos de graduação da UFSB. Comprovam também o empenho da Universidade em sanar as questões de infraestrutura, apesar das dificuldades de obtenção de recursos.

O professor Francesco Lanciotti Júnior, pró-reitor de Gestão Acadêmica, lembra que os Bacharelados e as Licenciaturas Interdisciplinares possuem uma pedagogia diferenciada que ainda não está totalmente regulamentada pelo MEC: “O fato de mesmo assim os cursos obterem notas boas e excelentes demonstram a consistência dos projetos de cursos, os quais sempre causam admiração nos avaliadores”. Lembrando também da recente aprovação e avaliação do curso de Direito, que recebeu a nota 5 (excelente), o professor Francesco observa que essas notas e conquistas são indicações de que "a UFSB está no caminho certo".

O processo de avaliação de cursos
A visita de avaliadores para verificar o funcionamento dos cursos de graduação (para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC) é uma das três ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), ao lado da Avaliação Institucional e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, aplicado junto a alunos recém-ingressados e aos concluintes das instituições federais. É com esses subsídios que o MEC verifica a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.

O conceito final das visitas de avaliadores resulta das notas concedidas às dimensões Organização Didático Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial e Infraestrutura. Cada relatório apresenta as notas atingidas em cada tópico das dimensões e gera um resultado contínuo que indica uma das cinco faixas da avaliação.