Página inicial > Últimas Notícias > LI em Linguagens e Códigos do CJA obteve conceito 5 na avaliação presencial

LI em Linguagens e Códigos do CJA obteve conceito 5 na avaliação presencial

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 15h01
  • Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 16h19
Os cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) na mais recente rodada da Avaliação de Cursos de Graduação obtiveram resultados positivos.  Os cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Campus Paulo Freire e em Humanidades do Campus Jorge Amado receberam conceito 4 (bom). A Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e suas tecnologias do Campus Jorge Amado se destacou com o conceito 5 (excelente), a nota mais alta na escala de avaliação de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

A coordenadora da LI em Linguagens e Códigos do CJA, professora Fernanda Lunkes, comentou o resultado dessa primeira avaliação.

ACS: O que o conceito 5 representa para a equipe docente?
Professora Fernanda Lunkes: A atribuição do conceito 5 pela comissão dos avaliadores do INEP reflete o trabalho sério que temos desenvolvido nos últimos quatro anos. Temos uma equipe engajada e comprometida para que o curso avance e se desenvolva, com todo o potencial que apresenta. O conceito 5 representa um grande reconhecimento a esse trabalho desenvolvido mas também o compromisso igualmente grande pela manutenção desse padrão de qualidade.
ACS: E como esse conceito deve ser compreendido pelo corpo discente da LI?
Professora Fernanda Lunkes: Em conversas com alguns estudantes, é nítido o impacto que o valor do conceito produz. Um curso se faz para e com os estudantes; por isso, temos certeza de que o engajamento e a confiança tanto daqueles que estão cursando quanto daqueles que pretendem progredir irão se fortalecer.
ACS: Que perfil de professor a LI em Linguagens e Códigos quer formar para contribuir para a qualidade da educação?
Professora Fernanda Lunkes: A educação na contemporaneidade demanda profissionais diferenciados em sua atuação. Nesse sentido, temos trabalhado arduamente para atender ao que propõe o Projeto Pedagógico Curricular do curso: um profissional que articula a perspectiva interdisciplinar a uma prática comprometida com metodologias integradas aos fundamentos da área de linguagens e aos meios digitais. Tudo isso por um profissional que, antes de tudo, entende que somos seres de linguagem e que é por meio da linguagem que se apreende, se interpreta e se transforma a realidade.

O processo de avaliação de cursos
A visita de avaliadores para verificar o funcionamento dos cursos de graduação (para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC) é uma das três ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), ao lado da Avaliação Institucional e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, aplicado junto a alunos recém-ingressados e aos concluintes das instituições federais. É com esses subsídios que o MEC verifica a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.