Página inicial > Últimas Notícias > Covid-19 > Comitê Emergencial publica nona edição do Boletim do Observatório da Epidemia

Comitê Emergencial publica nona edição do Boletim do Observatório da Epidemia

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 25 de Maio de 2020, 23h06
  • Última atualização em Segunda, 01 de Junho de 2020, 17h16
  • Acessos: 1994

capa boletim observatorio epidemia covid 19O Comitê Emergencial de Crise da Pandemia de Covid-19 da UFSB divulgou a nona edição do Boletim do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia nesta segunda (25). Analisando os dados referentes ao período de 18 a 22 de maio de 2020 nos territórios do Sul e Extremo Sul do estado, o boletim passa a apresentar uma nova seção com entrevista, abrindo espaço a cada semana para servidores da Universidade que coordenam projetos com perspectiva de enfrentamento da pandemia de covid-19. Em destaque na edição:

-->Análise do panorama semanal no Brasil e nos municípios do Sul e Extremo Sul;

-->Projeções de tendências para a região, incluindo análise das variações dos números de casos nas últimas semanas nos municípios na área de abrangência da UFSB;

-->Mapeamento de iniciativas institucionais:

• Nos dias 20 e 21 de maio foram entregues 178 cestas básicas a comunidades em situação de vulnerabilidade social nas cidades de Ilhéus e Itabuna. Comunidades da Cooperativa de Catadores de Ilhéus, Catadores do Aterro de Itariri e Centro Popular de Ilhéus, além do grupo de catadores de Nova Ferradas, moradores do aterro de Itabuna, moradores da rua da Palha (Ferradas) e moradores do bairro Nova Esperança, em Itabuna, foram atendidas com a ação, resultado de uma parceria entre a UFSB e o Instituto Arapyaú.
    • O Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica Pau Brasil (NEA-PB), em parceria com a empresa Veracel, continua as ações voltadas para o desenvolvimento socioambiental e produtivo no território sul da Bahia. Desde março, em função da emergência internacional de saúde pública, as atividades do projeto de pesquisa e extensão "Desenvolvimento Socioambiental para a Agricultura Familiar (DSAF)” voltaram-se para ações de mitigação das consequências da pandemia, em função do alto índice de vulnerabilidade social das famílias beneficiadas no projeto.
    • A edição mais recente do programa “UFSB no Ar” abordou questões relacionadas ao ensino na área da saúde. O programa contou com a participação da professora Isabel Cristina Belasco, enfermeira de formação, que atua no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Sosígenes Costa. Na próxima quinta-feira (28), o programa “UFSB no Ar” vai conversar com Caroline Castanho Duarte, enfermeira e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, que vai trazer informações sobre o tema de pesquisa violência obstétrica e participação social e oagravamento desse tema durante a pandemia. Sintonize FM 88.7 ou acesse portobrasilfm.com.

--> Ações em Pauta: a nova seção do Boletim do Observatório da Epidemia é um espaço para entrevistar pessoas à frente de projetos e iniciativas da UFSB no enfrentamento dos efeitos da pandemia no território de abrangência da instituição. A primeira entrevista é com a coordenadora de Extensão da  Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), professora Alessandra Melo Simões Paiva, que fala sobre o edital de apoio a projetos de extensão relacionados voltados para o enfrentamento da epidemia.

-->Recomendações de prevenção, nesta edição reforçando o agravamento dos danos causados pelo tabagismo, que é fator de risco para infecção pelo novo coronavírus.

Documento relacionado

Boletim nº 09 do Observatório da Epidemia do Novo Coronavírus no Sul da Bahia (25/05/2020)

registrado em: ,