Página inicial > Últimas Notícias > UFSB publica Cartilha Oficial de Heteroidentificação

UFSB publica Cartilha Oficial de Heteroidentificação

• Publicado: Quarta, 06 de Outubro de 2021, 11h52
  • Última atualização em Quarta, 06 de Outubro de 2021, 11h54

A palavra Heteroidentificação vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade. Ainda assim, são diversas as dúvidas existentes acerca do seu real significado. Pensando nisso, Neymar Ricardo Santos, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER), técnico-administrativo da UFSB e membro titular do Comitê de Acompanhamento da Política de Cotas da UFSB, confeccionou uma cartilha sobre o Procedimento de Heteroidentificação existente na universidade. “O objetivo desta cartilha é trazer a temática de uma perspectiva mais didática, leve e ainda assim com conceitos fundamentais sobre o procedimento de Heteroidentificação”, explicou Neymar.

De acordo com a cartilha, a heteroidentificação é o processo em que outras pessoas (devidamente capacitadas para a tarefa e conhecedoras das formas como racismo ocorre no Brasil) confirmarão ou não se a/o candidata/o é identificada/o como pertencente ao grupo étnico em que se autodeclarou.

Desde a sua criação, a UFSB adotou diversas políticas de ações afirmativas. Uma delas é a utilização de cotas para candidatos pretos, pardos ou indígenas nos processos seletivos de ingresso em cursos da instituição. Percebendo a importância da constante fiscalização desses meios, em 2018, tornou-se obrigatória a verificação da autodeclaração apresentada no ato da matrícula, realizada pela Comissão de Verificação, que observa os fenótipos de cada estudante.

Para tornar essa etapa mais didática, com uma linguagem mais voltada para as/os estudantes, Neymar explica que veio a ideia da cartilha: “Acreditamos que este documento unido ao manual do procedimento de Heteroidentificação da UFSB e às resoluções que tratam do tema na universidade tem a relevância de qualificar o procedimento e reduzir as dúvidas relacionadas à Heteroidentificação”. O mestrando ainda acrescenta que criação da cartilha foi inspirada em uma já existente no Instituto Federal do Ceará, campus Quixadá.

Para acessar a Cartilha completa, acesse a Página do Comitê de Acompanhamento das Políticas de Cotas (CAPC)