Reitora participa do lançamento da revista "Bahia faz Ciência"
Hoje (08) é comemorado o dia da ciência e o dia do(a) pesquisador(a) científico(a), data representativa para as instituições que desenvolvem pesquisa, criação e inovação. Com o objetivo de comemorar a data e sensibilizar a sociedade sobre a importância da ciência produzida na Bahia, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) lançou a primeira edição da revista de jornalismo científico Bahia faz Ciência.
A reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, foi uma das autoridades a discursar na cerimônia de lançamento do periódico. "É importantíssimo que tenhamos um veículo de comunicação que congregue o que vem sendo produzido em nossas instituições e seja capaz de traduzir esse conhecimento para além das nossas comunidades e pares, para a população em geral", disse.
A reitora lembrou, ainda, que o estado da Bahia tem quatro universidades federais, quatro universidades estaduais, dois institutos federais e ainda campi de outras duas universidades compartilhadas com outros estados, o que torna a iniciativa de divulgar o que é produzido por essas instituições ainda mais importante. Ressaltou que as instituições, em especial as universidades, precisam divulgar mais o que é produzido, evidenciando a importância do trabalho que é realizado para o desenvolvimento científico, tecnológico, social e econômico do estado e também do país. "Vivemos um momento em nosso país que devemos reafirmar cada vez mais a importância da ciência e traduzi-la, divulgá-la para um número cada vez maior de pessoas", finalizou a reitora.
A cerimônia foi conduzida pela secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, professora Adélia Pinheiro, e contou com a presença do subsecretário de Educação da Bahia, professor Danilo Souza, do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), professor Robério Rodrigues, do pró-reitor de Pesquisa, Criação e Inovação do Instituto Federal da Bahia (IFBA), professor Ivanildo dos Santos, a diretora da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves, e o diretor geral da Fapesb, professor Márcio Costa. Também estiveram presentes a professora Silmara Carvalho, da UESB e o professor Saulo Capim, do Instituto Federal Baiano (IFBaiano), que apresentaram suas respectivas pesquisas.
"Bahia faz Ciência" nasceu em 2019*
O projeto foi lançado em julho de 2019 e materializou-se como uma série de reportagens homônima, produzidas pela Secretaria de Comunicação da Secti, em parceria com a Fapesb. O objetivo era demonstrar a importância de investir em pesquisa para o avanço da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico do Estado da Bahia. Atualmente o projeto conta com quase 100 reportagens publicadas, algumas das quais foram reunidas e integram o primeiro número do periódico, lançado hoje à tarde em cerimônia online.
A edição em formato pdf da Bahia faz Ciência está disponível para acesso online.
UFSB tem pesquisa divulgada na primeira edição
A UFSB, a mais nova universidade federal da Bahia, também figura entre os destaques da "Bahia faz Ciência". A primeira edição da revista divulga pesquisa sobre o tratamento de leishmanioses a partir de plantas da Mata Atlântica, desenvolvida por pesquisadores da UFSB. O projeto, coordenado pelo professor Sebastião Rodrigo Ferreira e Gisele Lopes, desenvolveu novos fármacos a partir da planta conhecida como pimenta de macaco (Piper macedoi).
A pesquisa também foi divulgada na editoria UFSB Ciência.
*Com informações da Secom/Secti
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais