Página inicial > Últimas Notícias > Evento discutiu a interface entre formação, linguagens e tecnologias digitais em licenciaturas

• Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2021, 14h56
  • Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2021, 14h56

Jornada LI 2021I Jornada de Formação, Linguagens e Tecnologias Digitais da UFSB foi realizada entre 7 e 11 de junho. Resultado da articulação entre os Colegiados das Licenciaturas Interdisciplinares de Linguagens e suas Tecnologias da universidade, o evento contou com mais de mil inscritos, teve mais de 650 participantes em suas conferências e mesas-redondas e já conta com mais de 2,6 mil views nos encontros gravados e disponíveis no Auditório Virtual da UFSB. Articulando nomes de peso para os debates sobre o tema linguagens e tecnologias, a Jornada teve como convidados/as professores/as e pesquisadores/as como Lúcia Santaella (PUC-SP), Roxane Rojo (Unicamp), Edméa Santos (UFRRJ), Ana Elisa Ribeiro (CEFET-MG), Carla Coscarelli (UFMG), Terezinha Fernandes (UFMT), Janaína Cardoso (UERJ), Bento Silva (universidade do Minho-Portugal) e Maria Helena Bonilla (UFBA), e ofereceu quatro minicursos, ministrados por Socorro Cabral (UESB), Maria Helena Lucena (UFS), Rosemary Santos (UERJ), Diene Eire (UEL) e Elmara Souza (Centro Juvenil de Ciência e Cultura/Vitória da Conquista-BA).

Na audiência, estudantes e colegas de diversas universidades do Brasil e de colégios da Rede Estadual da Bahia se fizeram presentes e se manifestaram sobre os temas, problemas e soluções apontadas no chat do Auditório Virtual da UFSB. Fazendo questão de identificar a instituição à qual pertenciam, os/as participantes inseriam as siglas de suas IES após seu nome, saudando o/a conferencista e a audiência. Uneb, Uneb-X, UFBA, UFSB, UFRRJ, UFS, u_Minho, UERJ, UESB, IFRN/PPGEP, UESC, IFBA, UFRB, UFPE, CODAI-UFRPE, PIBID UFDPar, UFRB-CFP, UFMG, UFF, PUC-SP, UNICAMP, CIE-Itamaraju, Polivalente de Belmonte, entre outras instituições, estiverem presentes na Jornada.

Em depoimento sobre o evento, a professora Andrezza Tavares, do IFRN, afirmou que: “O evento I Jornada de Formação, Linguagens e Tecnologias Digitais, organizado pela UFSB, foi uma formidável experiência de formação continuada para professores e pesquisadores do campo da educação. A programação reuniu os principais estudiosos nacionais e internacionais da língua portuguesa e cumpriu com maestria o objetivo de socializar a produção de conhecimento acumulado sobre a temática do evento. Dois detalhes muito especiais foram a alta performance dialógica no desenvolvimento das diversas atividades e, também, a didática adotada de forma orquestrada pelos palestrantes convidados que valorizaram a exposição argumentativa e um bom tempo para a interface com os participantes que vibravam com as aprendizagens intensas no chat. Certamente, na segunda versão do evento estaremos presentes pois foi uma vivência de ganhos conceituais e de socialização imensamente agradável.”

Já a professora do Colegiado de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da UNEB/Campus X, Crysna Bomjardim da Silva Carmo, comentou que: “A I Jornada FLTD 2021 da UFSB foi maravilhosa! Não apenas pelas discussões mais que atuais, grandes convidados e pela bela organização realizada pelo seu coletivo, mas também pelo caráter político que atravessou toda a programação. Nesse contexto, a UFSB cumpre o seu papel na formação humana e crítica desses espaços que compõem os Territórios de Identidade do Sul e do Extremo Sul da Bahia. Legal também foi ouvir de nossos/as alunos e alunas da UNEB que o evento também foi super didático e conectado com o que estão estudando nesse momento.

A equipe da comissão organizadora do evento, presidida pela professora Maristela Midlej, do Colegiado de Linguagens do CJA, já se prepara para a segunda edição do evento, no ano que vem.

Com informações da Comissão Organizadora da I Jornada Formação, Linguagens e Tecnologias Digitais