Página inicial > Últimas Notícias > Campanha UFSB Solidária realiza doação em Comunidades Indígenas do Extremo Sul

Campanha UFSB Solidária realiza doação em Comunidades Indígenas do Extremo Sul

• Publicado: Quarta, 16 de Dezembro de 2020, 16h58
  • Última atualização em Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 14h10

Campanha Solidária 1

Na semana passada a campanha “UFSB Solidária: na luta contra o coronavírus” entregou 270 cestas básicas em aldeias da Terra Indígena Comexatibá, no município de Prado, Extremo Sul da Bahia. Além das cestas, que totalizaram 4,3 toneladas de alimentos, também foram entregues itens de higiene pessoal e limpeza, considerando a situação de pandemia.

A logística de entrega foi organizada pela Coordenação do Campus Paulo Freire e ocorreu em três etapas, nos dias 10, 11 e 12 de dezembro. A entrega seguiu protocolos de segurança na prevenção à COVID-19.

Campanha Solidária 5Os critérios para distribuição foram definidos pela equipe da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) responsável pela campanha em conjunto com as comunidades, a partir do levantamento das famílias em situação de maior vulnerabilidade em cada aldeia da Terra Indígena. A articulação foi intermediada por Ricardo Xawã, liderança do território e representante da Associação Indígena Pataxó Aldeia Kaí.

As cestas foram montadas em conformidade ao Guia Alimentar Para a População Brasileira, do Ministério da Saúde. Em nome das famílias beneficiadas, Ricardo Xawã agradeceu a Proex pelo esforço, destacou o desempenho do motorista e a parceria com a UFSB, enfatizando que a comunidade está de portas abertas para desenvolver trabalhos conjuntos com a universidade.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Lilian Reichert, avalia de forma positiva o resultado: "Após muito esforço e articulação entre diversos setores da reitoria e da UFSB de modo mais amplo e adesão da comunidade, tanto acadêmica quanto externa, que se comoveu com a situação de vulnerabilidade da população, conseguimos realizar essa entrega, pontual, mas significativa, no sentido de mitigar os efeitos da pandemia”.

A pró-reitora comenta ainda que "as comunidades, principalmente as rurais, precisam muito de doações como esta, mas também de recursos, equipamentos e assistência técnica para viabilizar sua sobrevivência com garantia de segurança alimentar e com autonomia na produção dos próprios alimentos."

Ainda será realizada mais uma entrega de cestas de alimentos na região. A equipe responsável pela campanha está em fase final de cotação de preços para realizar nova aquisição e entrega com parte dos recursos já arrecadados.

A Campanha UFSB Solidária encerra as arrecadações neste mês de dezembro, mas o compromisso institucional com os territórios Sul e Extremo Sul da Bahia continua, principalmente, por meio de ações de pesquisa e extensão.

O relatório com a prestação de contas parcial estará disponível no website da campanha nos próximos dias e poderá ser acessado pelo Portal da UFSB.

Aldeias atendidas:Campanha Solidária 6

Ao todo, nove aldeias receberam as cestas oriundas da campanha “UFSB Solidária”. Aldeia Dois irmãos (15 cestas), Aldeia Tibá (24), Aldeia Kaí (22), Aldeia Pequi (32), Aldeia Gurita (17), Aldeia Mukujê (30), Aldeia Monte Dourado (15), Aldeia Alegria nova (10) e Aldeia Tawá (105).

Histórico e critérios

Após solicitação formal recebida, via Proex, do Comitê Popular Solidário da Bahia, pedindo apoio institucional na arrecadação de alimentos e material de limpeza e higiene pessoal para famílias indígenas residentes nos territórios de abrangência da universidade, a Proex elaborou um projeto para realização de uma campanha solidária.

O projeto foi elaborado com orientação do Setor de Convênios da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Propa), com o objetivo de arrecadar recursos para aquisição exclusiva de itens alimentícios (cestas básicas), material de limpeza, higiene e proteção individual. A arrecadação das doações, compra e montagem das cestas foram realizadas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), entidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos que presta assistência às instituições públicas.

O projeto definiu os públicos prioritários da campanha, com vistas a atender solicitações que chegassem até a universidade e/ou fossem detectadas pela comunidade acadêmica em seu território, em especial grupos que estivessem em situação de vulnerabilidade social em função da pandemia.

Com o recebimento de solicitações de doação, a Proex consolidou a destinação das cestas por consultas a outras entidades que também propuseram campanhas de doação nos territórios de abrangência da UFSB e/ou órgãos públicos, a fim de confirmar e atualizar dados sobre a situação de vulnerabilidade. Além disso, foram consideradas comunidades com as quais a universidade já mantém vínculos por meio de projetos e ações de extensão.

Importante destacar que o número de grupos atendidos e a quantidade de produtos doados dependeram, estritamente, do valor arrecadado. Em outubro também foi realizada ação da campanha, com doação de material de higiene e proteção individual produzido por projetos de extensão da UFSB.

Campanha Solidária 3

Agradecimento à comunidade

A Proex agradece o envolvimento de pessoas físicas da comunidade em geral que contribuíram de modo espontâneo e as empresas que solidariamente apoiaram as ações da campanha.

“Registramos também nosso agradecimento a todas e todos as/os integrantes da comunidade institucional que apoiaram a “Campanha UFSB Solidária” e auxiliaram no cumprimento das metas pactuadas, ressalta a Pró-Reitora.

Campanha Solidária 8

Contato: ufsbsolidaria@ufsb.edu.br ou proex@ufsb.edu.br