Página inicial > Últimas Notícias > Campanha Solidária entrega materiais de higiene e proteção em escolas indígenas

Campanha Solidária entrega materiais de higiene e proteção em escolas indígenas

• Publicado: Quinta, 29 de Outubro de 2020, 15h40
  • Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 15h40
  • Acessos: 1972

Na última quarta, 28/10, uma equipe da UFSB, formada por servidores/as da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX), da Coordenação do Campus Jorge Amado e pessoal terceirizado, entregou kits com material de higiene e proteção individual em escolas indígenas tupinambá de Ilhéus.

Cada kit foi composto com a média de 54 produtos, contendo máscaras de tecido e de proteção, soluções antissépticas para as mãos  e barras de sabões caseiros e industrializados, totalizando aproximadamente 1.275 itens. Foram 400 frascos com a solução, 455 máscaras e 420 barras de sabão.

Campanha Solidária

Produtos e parcerias

A solução antisséptica, com fórmula divulgada pela OMS no início da pandemia, foi produzida no Laboratório de Biotecnologia do CEPEC, pela equipe do Projeto de Extensão "Fitoprodutos na Valoração Econômica da Cabruca", coordenado pela Professora Jannaina Velasques da Costa Pinto, e por técnicos da CEPLAC.

20 quilos de sabão caseiro foram produzidos pelo Professor Narciso Cabral de Araújo, no âmbito do Projeto de Extensão "Reciclagem de óleo residual de frituras usado na fabricação de sabões e Itabuna-Bahia".

400 máscaras de tecido feitas artesanalmente por coletivos do território e doadas pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sul. Foram distribuídas também máscaras PFF2 descartáveis (máscaras mais apropriadas para proteção contra vírus), doadas pela servidora Luana Rêgo.

300 barras de sabão industrializado (60 quilos) foram doadas por servidoras/es da UFSB.

A distribuição dos kits também teve o apoio da servidora do Setor de Educação da FUNAI, Márcia Senger, que acompanhou todo o trajeto da entrega nas escolas.

O trabalho foi cumprido com rigor, conforme os protocolos sanitários, em razão da pandemia.

Localidades atendidas:Campanha solidária 2

Escola Estadual Indígena Abaeté - Comunidade Santana. 01 Anexo ( sede e anexo creche Abaeté) 02 kits

Colegio Estadual Indígena Acuípe de Baixo - Comunidade Acuípe de Baixo. 03 Anexos (sede, Acuípe de Baixo I, Acuípe de Baixo II, Acuípe do Meio I): 04 kits

Escola Estadual Indígena Amotara - Comunidade Itapuã. 03 Anexos (sede, Acuípe do Meio, Tamandaré, e Curumins): 04 kits

Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença - Comunidade de Sapucaieira. 06 Anexos: 07 kits (sede, Jairy, Mamão, Serra Negra, Tucum, Serra das Trempes e Acuípe de cima)

Creche Municipal Indígena Tupinambá Oka Katuana: 02 kits

Creche Municipal Indígena Tupinambá Amotara - Comunidade Itapuã. 03 Anexos (sede, Acuípe do meio I, Tamandaré e Curumins): 04 kits.

Texto: PROEX

Fotos: Antônio Morbeck