Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da UFSB sem acesso à Internet devem receber chips 4G nos próximos dias

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 14h35
  • Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 15h07
  • Acessos: 1971

A UFSB recebeu nesta semana os primeiros chips 4G para atender a demanda de conexão com a Internet, conforme as seleções feitas nos editais de apoio. A ação está vinculada ao programa "Alunos Conectados" do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as instituições federais de ensino superior (IFES) e a Rede Nacional de Pesquisa (RNP), e faz parte dos esforços institucionais para estender o acesso digital a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica durante o período de atividades acadêmica mediadas por tecnologia.

Conforme o pró-reitor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Protic), professor Fabrício Forgerini, o primeiro lote está liberado e vai atender 183 estudantes nos três campi. Em alguns casos, o sinal das operadoras Oi e Claro não abrange algumas cidades. Para esses casos, a Pró-reitoria de Ações Afirmativas (Proaf) e a Protic estão avaliando possibilidades e formas de concessão de auxílio.

Já para os estudantes que moram em municípios com sinal 4G dessas operadoras, os chips já foram cadastrados, triados e estão prontos para iniciar a logística de envio. Os campus receberão os chips correspondentes e os entregarão aos estudantes contemplados. Em outro lote, que deve ser entregue à universidade em breve, a expectativa é distribuir 210 chips 4G a estudantes selecionados.