Página inicial > Últimas Notícias > I Congresso da Andifes debateu a realidade e o futuro das universidades federais

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 17h58
  • Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 18h03

Encerrou-se hoje o I Congresso da Associação dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O evento, inteiramente virtual, apresentou debates e reflexões sobre o papel das universidades frente aos desafios e consequências da pandemia.

Ontem (17) pela manhã aconteceu a etapa local do congresso, quando as IFES transmitiram, pelo canal da Andifes no YouTube, as atividades que aconteceram em suas respectivas unidades. A UFSB participou do evento com duas mesas-redondas. À tarde foi a vez dos fóruns e colegiados realizarem as reuniões temáticas.

Print tela2 Copia

Na abertura do congresso foi transmitido vídeo apresentando um resumo das ações de enfrentamento realizadas pelas IFES. O Colégio de Gestores da Comunicação da Andifes (grupo que congrega os comunicadores das universidades e institutos federais) foi responsável pela coleta dos dados e pela produção do vídeo.

A quinta-feira foi dedicada à sessão plenária, momento no qual todos os dirigentes compartilharam informações sobre as atividades de enfrentamento da covid-19. Na oportunidade também foi debatido o tema do evento, enfocando a importância das universidades federais para as comunidades nas quais estão inseridas e para a sociedade em geral.

O encerramento aconteceu no final da tarde, com a conferência intitulada “A morte do espírito”, proferida pelo professor Roberto Romano, da Universidade de Campinas (Unicamp). Foi feita, também, homenagem póstuma ao professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, ex-presidente da Andifes, falecido na manhã de hoje em Belo Horizonte.