Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > PPGER lança edital com convocação para publicação de obras
Início do conteúdo da página

PPGER lança edital com convocação para publicação de obras

  • Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 15h55
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 16h47
  • Acessos: 2242

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER/UFSB) publicou o edital PPGER nº 01/2020 com convocação para publicação de obras vinculadas às pesquisas desenvolvidas no programa no período de 2017 a 2020. O intuito é fomentar um projeto editorial de  que dê visibilidade aos estudos desenvolvidos nas linhas de pesquisa, intitulado "Transfluência: Ensino, Gênero e Relações Étnico-Raciais". As obras selecionadas deverão ser submetidas para publicação na Plataforma Scielo Livros.

Para inscrição na seleção definida em edital, as obras devem apresentar resultados de pesquisas científicas, experiências, inovações tecnológicas, inovações educacionais e artístico-culturais, vinculadas ao PPGER, desde a fundação do programa, em setembro de 2017. Serão três obras, uma por unidade-sede (campus) do PPGER. As submissões serão feitas por meio do endereço eletrônico editalppger012020@gmail.com, respeitando o período de inscrição, de 10 a 25 de junho de 2020. Os resultados devem ser publicados no site do PPGER no dia 1º de julho de 2020.

A coordenadora geral do PPGER, professora Cynthia de Cássia Santos Barra, explica que devido a restrições de prazo, não foi possível expandir o período de inscrições. No entanto, valoriza o edital como uma primeira experiência para viabilizar publicações de pesquisas desenvolvidas no mestrado profissional: "Sabemos, contudo, que este pode ser o primeiro edital para viabilizar publicações de uma série de muitos. Esperamos crescer juntos/as neste projeto editorial da série de livros 'Transfluência: Ensino, Gênero e Relações Étnico-Raciais'".
 
Para explicar o que significa o termo "transfluência", a professora Cynthia cita Antônio Bispo dos Santos: "Trabalho com os conceitos de “confluência” e “transfluência”. Confluência foi um conceito muito fácil de elaborar porque foi só observar o movimento das águas pelos rios, pela terra. Transfluência demorou um pouco mais porque tive que observar o movimento das águas pelo céu. Para entender como um rio que está no Brasil conflui com um rio que está na África eu demorei muito tempo. E percebi que ele faz isso pela chuva, pelas nuvens. Pelos rios do céu. Então, se é possível que as águas doces que estão no Brasil cheguem à África pelo céu, também pelo céu a sabedoria do nosso povo pode chegar até nós no Brasil" (Antônio Bispo dos Santos, Somos da Terra, texto integral disponível on-line: https://piseagrama.org/somos-da-terra/ )

Documento relacionado

Edital PPGER nº 01/2020 - Convocação para publicação de obras (10/06/2020)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página