Página inicial > Últimas Notícias > Continuidade da reestruturação foi tema de reuniões nos três campi

Continuidade da reestruturação foi tema de reuniões nos três campi

• Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 15h53
  • Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 15h53

A reestruturação administrativa e acadêmica da universidade foi pauta de reunião na manhã da terça-feira, 10 de março, no Campus Jorge Amado (CJA). A reunião foi presidida pela reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz e pela pró-reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaina Losada, que informaram à comunidade o andamento da implantação das mudanças nos três campi e o impacto no cotidiano da universidade. O assunto também foi tema de encontro no Campus Sosígenes Costa (CSC), no dia 03/03 e no Campus Paulo Freire, no dia 05/03.

O cronograma de implantação das mudanças iniciou-se ainda em 2019, com a criação de dois novos Centros de Formação (CFs) e com a saída dos Bacharelados Interdisciplinares dos IHACs. O processo está sendo conduzido inicialmente pela Progeac, com a transferência das matrizes curriculares dos cursos dos IHACs, via SIGA – etapa que, segundo a Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica, deverá ser finalizado ainda no mês de março. Como resultado, os estudantes dos BIs passam a ter vínculo com os CFs desde o ingresso na instituição.

A lotação docente, tema de consulta em aberto, também foi assunto da reunião. Na última segunda-feira (09 de março) foi disponibilizado formulário online a ser preenchido pelos docentes com a intenção de mobilidade entre as Unidades Acadêmicas (UA). O objetivo da consulta é mapear a vinculação docente para, num momento posterior, analisar, conjuntamente aos(às) decanos(as) a possibilidade de ajustes e/ou necessidades de permuta ou remoção entre os campi.

Hoje a maioria professores têm dupla lotação: nos IHACs (em função do primeiro ciclo) e nos CFs (de acordo com a área de atuação e dos cursos de segundo ciclo), o que causa transtornos tanto no aspecto administrativo como no acadêmico. “Uma dificuldade administrativa, por exemplo, é que os decanos devem atestar a frequência dos docentes, mas não têm como saber a carga horária de todos porque esses docentes atuam também em outras unidades acadêmicas professores”, explicou a reitora.

Conforme as orientações de preenchimento do formulário, os docentes que não se manifestarem permanecerão vinculados à UA de origem. A consulta estará aberta até a próxima segunda-feira (16/03) e o formulário pode ser acessado por meio do link encaminhado ao e-mail institucional dos docentes.

Reestruturação

Próximas mudanças

Além das alterações no estatuto da UFSB, na agenda de reestruturação será debatida, ainda, a criação de outro CF e de duas novas pró-reitorias. O novo CF congregará as Licenciaturas e será na área de Educação, atendendo toda a universidade e relacionando-se especialmente com os CUNI e os Complexos Integrados de Educação.  Segundo a reitora, um CF com essa especialidade atenderia à demanda reprimida da universidade e também da região.

No âmbito administrativo, a Diretoria de Gestão de Pessoas será transformada em Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, ampliando os serviços ofertados aos servidores. Além, passa a existir a Pró-Reitoria de Extensão, desmembrada da Prosis. Atualmente as atividades desse escopo são organizadas pela Coordenação de Extensão, alocada na Diretoria de Sustentabilidade e Integração Social (DSIS). Segundo a reitora da UFSB, a extensão precisa ser mais valorizada e visibilizada, visto que, ao lado do ensino e da pesquisa, constitui-se como um dos pilares da Universidade pública no país.

Em breve será encaminhada ao Consuni proposta de cronograma de reuniões extraordinárias para debater os próximos passos da reestruturação.

Reestruturação 2

Reestruturação: um breve histórico

- A proposta de reestruturação vem sendo debatida pela comunidade acadêmica desde o início de 2019. Após amplo debate, em novembro foi compartilhada com a comunidade minuta com os principais pontos a serem implementados no decorrer de 2020.

- A primeira etapa da reestruturação aconteceu ainda em novembro de 2019, com a aprovação, pelo Consuni, de duas novas unidades acadêmicas: o Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais (no CJA) e o Centro de Formação em Ciências e Desenvolvimento Territorial (no CPF).

- O passo seguinte foi a migração dos Bacharelados Interdisciplinares para os Centros de Formação, decisão aprovada no Consuni em dezembro de 2019.

- A consulta de interesse em ajuste de lotação docente também é uma etapa do processo e acontece de 09 a 16/03, via formulário eletrônico.