Página inicial > Últimas Notícias > Licenciatura Interdisciplinar em Artes do CPF recebe nota 4 na avaliação do MEC

Licenciatura Interdisciplinar em Artes do CPF recebe nota 4 na avaliação do MEC

• Escrito por Heleno Rocha Nazário
  • Publicado: Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 10h35
  • Última atualização em Segunda, 30 de Dezembro de 2019, 10h43

Mais um curso de Primeiro Ciclo recebeu avaliação positiva após visita de examinadores do Ministério da Educação (MEC). O curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes do Campus Paulo Freire, situado em Teixeira de Freitas, recebeu conceito 4, equivalente a "muito bom" na escala que vai de 1 a 5 para exame de cursos de graduação. No resultado geral das avaliações dos cursos de graduação de Primeiro Ciclo por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) em 2019, a UFSB teve o reconhecimento do trabalho de seus docentes e técnicos em prol do desenvolvimento institucional e do ensino público, gratuito e com qualidade.

Em relato enviado pelo professor Gessé Almeida, os pontos positivos do curso e a recente avaliação oficial abrem caminho para o anúncio de ofert de cursos que darão continuidade à formação dos licenciados em Artes:

"Os cursos de Artes da UFSB têm alcançado importante destaque no território do Sul e Extremo Sul da Bahia. Esse tem sido um dos frutos do intenso trabalho de todos e todas os/as docentes da área, bem como gestores e servidores técnico-administrativos.

Como resultado, temos o recém publicado conceito da avaliação do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas Tecnologias do campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas: nota 4 (numa escala de 1 a 5), correspondente ao conceito “Muito bom” do Ministério da Educação. Como pontos fortes para atingir esta marca, destacaram-se os intensos debates institucionais de docentes e discentes em torno das perspectivas político-pedagógicas das Artes, tanto em nível regional, quanto nacional, e a alta qualificação do corpo docente, em sua maioria composto por doutores/as e doutorandos, com relevantes trabalhos e publicações na área.

A visita de avaliação in loco aconteceu entre 20 e 23 de novembro de 2019, período no qual a equipe nomeada pelo MEC mensurou os diferentes aspectos recomendados pelo Instrumento de Avaliação de cursos de Graduação disponibilizado pelo Ministério.

O bom retorno, traduzido no conceito 4 do curso, gera perspectivas interessantes para a LI-Artes do CPF e, sobretudo, para os/as estudantes identificados com Arte e Educação, a exemplo da abertura da turma de pós-graduação lato sensu, Especialização em Pedagogias das Artes: linguagens artísticas e ação cultura, ainda em 2020, bem como, para um futuro próximo, a abertura de um curso de segundo ciclo profissional em Mídias Digitais. Em nome dos corpos docente, discente e técnico da UFSB, a Coordenação da Licenciatura Interdisciplinar em Artes do Campus Paulo Freire agradece por todo apoio e confiança recebidos da comunidade e convida para, juntos, construirmos um curso ainda mais forte!"

O processo de avaliação de cursos

A visita de avaliadores para verificar o funcionamento dos cursos de graduação (para fins de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento pelo MEC) é uma das três ferramentas do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), ao lado da Avaliação Institucional e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o Enade, aplicado junto a alunos recém-ingressados e aos concluintes das instituições federais. É com esses subsídios que o MEC verifica a qualidade dos cursos e instituições de educação superior (IES) de todo o Brasil.