Página inicial > Últimas Notícias > Graduanda de Humanidades do Campus Paulo Freire é contemplada com bolsa de estudos no exterior

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2019, 16h41
  • Última atualização em Segunda, 29 de Abril de 2019, 09h49

liliane soares bolsa santanderLiliane Soares recebeu uma bolsa para estudar Empreendedorismo e Inovação na Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos. Ela conta que, ao visualizar a divulgação, no site da UFSB, da parceria entre a universidade e um banco, efetivada pela Assessoria de Relações Internacionais, correu para cumprir as exigências da inscrição.

A estudante revela que o processo de inscrição envolvia a realização de provas online pelo Skype. Para isso, Liliane teve a contribuição da professora de inglês do CPF Caroline Caputo na elaboração da carta de intenção e do currículo. Colaboração que Liliane acentua e reconhece.

Ela deve ficar nos Estados Unidos de agosto de 2019 a maio de 2020. A bolsa tem valor total de 28 mil euros, sendo 20 mil para cobrir as mensalidades, mil para as passagens aéreas e 7.580 para acomodação. Há ainda a exigência de comprovação de uma reserva financeira, o que Liliane ainda não conseguiu. Por isso, está em busca de apoio de familiares, amigos(as) e outras pessoas dispostas a contribuir.

Vida de luta, sonho e oportunidade

“A vida nunca foi fácil para nós. Minha mãe é artesã, está desempregada há mais de 5 anos, e meu pai é falecido. A família sempre precisou de solidariedade, de doações. Consegui estudar inglês porque sempre estive alerta às oportunidades. Quando estava no Ensino Médio, no Colégio Estadual Thales de Azevedo, em Salvador, houve uma parceria entre o governo do Estado e a Associação Cultural Bahia-Estados Unidos (Acbeu). Foi assim que estudei inglês 100% gratuito. Isso me garantiu a proficiência, por meio de um certificado da Embaixada Americana”, conta Liliane.

Para ela, “concretizar esse intercâmbio é muito importante, por ser a quinta melhor universidade do mundo e estar localizada no Vale do Silício, berço da inovação tecnológica. Estou muito empolgada e esperançosa, vibrando para que tudo se encaminhe da melhor forma”.

A estudante conta ainda que a seleção não exigia a apresentação de um projeto, mas que ela resolveu por conta própria revelar, nas entrevistas, sua experiência com o projeto “Do luxo ao lixo”, da professora Roberta Scaramussa, também do CPF. “Eu acho que isso fez toda a diferença. A Universidade de Berkeley é progressista, promove o diálogo entre meio ambiente e sociedade. Certamente, foi um destaque para eu conseguir a bolsa”, analisa.