Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas tecnologias - CSC
Apresentação do Curso
Título profissional : Licenciado em Linguagens e suas Tecnologias
Área de conhecimento: Letras-Formação de Professores de Língua Portuguesa
Modalidade: Presencial, em regime letivo quadrimestral
Duração: Tempo mínimo de integralização: 10 quadrimestres / Tempo máximo de integralização: 18 quadrimestres
Turno: Noturno
Número de vagas: 50 vagas
Área de atuação
Professor no Ensino Fundamental e Médio nas áreas de Língua Portuguesa e Literatura, tanto em instituições públicas como privadas, assim como em escolas comunitárias, organizações não-governamentais e/ou instituições interessadas em práticas inovadoras na área de Educação.
Perfil do egresso
Almeja-se que o/a egresso/a do curso de LI em Linguagens da UFSB seja um/a profissional dotado/a de competências para atuar na docência da educação básica nos níveis Fundamental II e Médio, estando apto/a ao ensino na área de linguagens. Deverá dominar o uso da língua em termos de estrutura, funcionamento e práticas culturais e discursivas, estando apto/a a abordar as variedades linguísticas e culturais e à reflexão interdisciplinar sobre questões linguísticas, literárias, culturais e didáticas que tangenciam a linguagem. Este/a profissional deverá também compreender a sua formação como processo contínuo, autônomo e permanente, entendendo a sua prática docente no ensino básico como forma de implementar uma educação inclusiva, transformadora e libertadora do sujeito.
O/A profissional formado/a na LI em Linguagens e suas Tecnologias deve, antes de tudo, entender a linguagem como meio de apreensão, interpretação e transformação da realidade e, a partir dessa compreensão, direcionar a sua prática pedagógica como ação transformadora dos/as estudantes de nível Fundamental II e Médio, tornando-os/as aptos/as a desenvolveram suas interpretações e intervenções no espaço circundante. Assim, exige-se do/da profissional docente que conheça práticas de ensino e aprendizagem ancoradas em uma visão de língua portuguesa e estrangeiras como práticas sociais.
A expectativa é a de que o/a egresso/a desenvolva a sua docência em uma perspectiva interdisciplinar, sendo capaz de aplicar metodologias de ensino que integrem os fundamentos da área de linguagens aos meios digitais e às novas formas de construção de sentido. Da mesma forma, o/a estudante, futuro profissional, estará apto a desenvolver pesquisas em âmbito educacional, bem como construir materiais didáticos inovadores, de acordo com novas demandas comunicativas das sociedades contemporâneas.
Espera-se ainda que esse profissional tenha a necessária competência linguageira intercultural, com habilidades suficientes para atender à demanda de expansão do conhecimento crítico e criativo.
Matriz Curricular
- Formação geral: 900h
- Componente obrigatórios: 360h (Conhecimento) + 450h (Laboratórios Interdisciplinares)
- Práticas compartilhadas em Estágio Supervisionado: 405h
- Componentes obrigatórios do Tronco Comum de formação de professores: 330h
- Componentes optativos: 450h
- Componentes Livres: 180h
- Atividades complementares: 200h
Carga horária total: 3.275 horas
Os componentes curriculares obrigatórios e optativos da LI de Linguagens e suas Tecnologias inscrevem-se em três eixos: “Narrativas, registros e memórias”, “Multiletramentos” e “Experiências linguageiras”.
Narrativas, registros e memórias
Os componentes desse eixo refletem sobre aspectos relacionados ao sujeito e à construção de sua subjetividade, à abertura para o outro em sua alteridade e em suas linguagens, às diversas representações construídas em narrativas e registros e aos diferentes espaços e tempos de circulação desses discursos. Pretende-se formar um professor para a atuação consciente em diálogo com as comunidades locais nas quais está inserido.
Seguem os componentes curriculares filiados a esse eixo:
Obrigatórios |
Introdução à linguística |
Inscrições de si: teoria e crítica |
Autoetnoliteraturas |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: diversidade e variação linguística |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: aprendizagem por projetos |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: ensino de língua materna |
Optativos |
Biografias linguageiras: a escuta da comunidade |
Biografias linguageiras: a escuta da escola |
Escrita de memoriais |
Memória, identidade e representação |
Narrativas dos invisíveis |
Questões de identidade na literatura |
Multiletramentos
Os componentes ofertados desse eixo objetivam proporcionar conhecimento sobre questões produzidas sobre cibercultura no campo do letramento e da aprendizagem mediada pelas tecnologias intelectuais, construindo possibilidades para uma ação transformadora em diferentes práticas pedagógicas. Os componentes envolvem três perspectivas: a análise do contexto tecnológico contemporâneo, a cultura digital e a produção de conhecimento do professor. Almeja-se também formar os estudantes para atuar profissionalmente em diversos campos que exijam práticas multiletradas.
O quadro a seguir apresenta os componentes desse eixo:
Obrigatórios |
Letramento visual na escola |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: multiletramentos e hipertextualidade |
Laboratório Interdisciplinar em Linguagens: projetos de trabalho na aprendizagem de línguas mediados por tecnologias digitais |
Optativos |
Blogs, vlogs e radioblogs: opinião pessoal na cultura digital |
Educação, comunicação e mídias |
Letramento digital e formação de professores |
Letramento político |
Materiais digitais no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras |
Mídia e literatura |
Recursos educacionais abertos |
Experiências linguageiras
Esse eixo apresenta em seu fundamento uma aprendizagem ativa. Os aspectos teóricos estão em profunda relação com a experimentação de práticas docentes. Os componentes ofertados estão relacionados à criação de materiais e práticas voltados para o processo de ensino-aprendizagem, ao aprimoramento de métodos de ensino e ao desenvolvimento de estudos e práticas lúdicas.
O quadro a seguir apresenta os componentes ofertados:
Obrigatórios |
Avaliação em Linguagens |
Ensino de literatura e leitura literária |
Práticas de ensino de língua e literatura |
Reflexões e práticas para o ensino de línguas |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: oficina de escrita criativa |
Laboratório interdisciplinar em Linguagens: sequências didáticas |
Optativos |
Contação de histórias |
Ensino de línguas e literatura brasileira através de música |
Ensino de línguas através de HQs e charges |
Experiências com o texto literário |
Linguagens e educação por tempos |
Literartes |
Literatura infantil e juvenil |
Metodologias ativas no ensino de Línguas |
O lúdico na sala de aula de Línguas |
Teatro na sala de aula |
Formas de Ingresso
O ingresso na Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e suas Tecnologias se dá pelo Enem/SISu. Há reserva de vagas para egressos do ensino médio em escola pública, com recorte étnico-racial equivalente à proporção censitária do Estado da Bahia, sendo metade dessas vagas destinadas a estudantes de famílias de baixa-renda. Nos campi, a cota é de 55% e na rede de Colégios Universitários, de 85%.
Corpo Docente
Anne Greice Soares La Regina
E-mail: annelareg@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7904033192775636
Christianne Benatti Rochebois
E-mail: christiannerochebois@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8510186717586728
Daniane Pereira
E-mail: danianepereira@hotmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1168533528544836
Gabriela Rodella de Oliveira
E-mail: gabirodella@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0903463996787375
Gabriel Nascimento dos Santos
E-mail: gabriel.santos@csc.ufsb.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6926147100348906
José Vicente Santos Mendes
E-mail: vicentesantosmendes@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5042460635103414
Luciana Beatriz Bastos Ávila
E-mail: luciana.avila@ufsb.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7638578875337232
Sérgio Barbosa de Cerqueda
E-mail: sergio.cerqueda@csc.ufsb.edu.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6878738104770943
Silvia La Regina
E-mail: silvialaregina@gmail.com
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0878350082067679
Contatos
Coordenação
Luciana Beatriz Bastos Ávila (Coordenadora de curso)
José Vicente Santos Mendes (Vice-coordenador de curso)
vicentesantosmendes@gmail.com
Estágio supervisionado
Gabriela Rodella de Oliveira
Monitoria em Linguagens – Indígenas
Anne Greice Soares La Regina
Projetos
PROJETOS DESENVOLVIDOS
Laboratório em Linguagens – CSC
Gabriel Nascimento dos Santos
Luciana Beatriz Bastos Ávila
Residência Pedagógica
Sérgio Barbosa de Cerqueda
PROJETOS DE PESQUISA
Autorias e Processos Criativos em Literatura e Artes
Anne Greice Soares La Regina
Memórias de Leitura
Gabriela Rodella de Oliveira
Tradução do livro da Cacique da Reserva da Jaqueira para a língua inglesa enquanto janela para a interculturalidade
José Vicente Santos Mendes
C-ORAL-QUILOMBOLA: compilação de corpus de fala espontânea de comunidades remanescentes de quilombos no Extremo Sul da Bahia
Luciana Beatriz Bastos Ávila
Gênero e Território no Extremo Sul da Bahia
Luciana Beatriz Bastos Ávila
PROJETOS DE EXTENSÃO
Varanda das crianças: uma política de cuidado e inclusão no Complexo Integrado de Educação de Porto Seguro/Bahia
Gabriela Rodella de Oliveira
Conversação Básica em Inglês para Trabalhadores Carentes do Setor Hoteleiro de Porto Seguro
Gabriel Nascimento dos Santos
Coletivo Parto Seguro: cuidados e mulheres em diálogos que disparam ações
Luciana Beatriz Bastos Ávila
Imagina! Circuito Permanente de Audiovisual
Sérgio Barbosa de Cerqueda
Redes Sociais