Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Edital do PIPCI recebe inscrições até 27/05

Edital do PIPCI recebe inscrições até 27/05

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 17h34 | Última atualização em Quinta, 21 de Junho de 2018, 16h40 | Acessos: 4541
imagem sem descrição.

A iniciação científica é uma oportunidade para o graduando se aperfeiçoar e verificar seu interesse na atividade de pesquisa. Essa chance se abriu novamente na UFSB com a publicação do edital 15/2018, que estabelece as regras do Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação (PIPCI). As inscrições de propostas começaram no dia 7 de maio e estarão abertas até 27 do mesmo mês. Em uma primeira etapa, os docentes submetem planos de trabalho e projetos de pesquisa. A etapa seguinte é a de seleção de bolsistas, a cargo dos docentes que tiverem suas propostas contempladas.

Conforme a Coordenação de Fomento à Pesquisa, Criação e Inovação (CFPCI), o edital oferece 73 bolsas de iniciação científica (IC) e 5 de iniciação tecnológica (IT), sendo 60 bolsas custeadas pela UFSB e 18 pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Até o momento da publicação do edital não havia confirmação do número de cotas destinadas pelo CNPq para a universidade.

Duas novidades já confirmadas para essa edição são a informatização de boa parte do processo de seleção, por meio do Módulo Pesquisa do SIGAA e mudança na documentação a ser submetida, como noticiado no portal UFSB. Cabe lembrar que a CFPCI preparou um tutorial para apoiar no preenchimento e inserção da proposta no sistema.

Um detalhe vital na hora de submeter projetos de PCI no Edital 15/2018: somente projetos vinculados a Grupos de Pesquisa certificados pela UFSB podem concorrer a bolsas de IC, como consta no item 9.2.5 do edital 15/2018. De acordo com explicação da CFPCI, docentes que já tenham submetido propostas e ainda estão em processo de validação dos grupos terão sua situação considerada. Basta que estejam aptos a serem líderes e tenham encaminhado a documentação corretamente, com base na Resolução nº 12/2015.

Outra dica valiosa é sobre os documentos essenciais para a submissão da proposta: a declaração da unidade acadêmica de vínculo (IHAC ou CF) comprovando o registro do projeto ou sua renovação, e o barema de pontuação do currículo Lattes (Índice de Produtividade Individual - IPI). “O primeiro garante a validação do projeto para concorrer ao Edital; o outro é essencial para que se calcule o Índice Final Classificatório (IFC), nota final que garante o ranqueamento do projeto”, detalha a coordenadora de Fomento de PCI, professora Joseline Pippi. Os dois documentos devem ser inseridos no sistema em formato pdf.

Uma terceira novidade anunciada pela CFPCI é o seminário de acolhimento aos bolsistas de iniciação a PCI na universidade, com data a confirmar. A medida se deve à percepção de que os discentes têm muitas dúvidas em relação ao funcionamento das atividades de IC e, principalmente, a respeito dos relatórios parciais e finais a serem entregues ao longo da vigência da bolsa. Como cada agência de fomento (Fapesb, CNPq) tem suas especificidades, regramento e calendário próprios, é importante que a coordenação esclareça esses processos, para evitar equívocos e que possam ser prejudiciais ao andamento das atividades dos bolsistas. Na oportunidade também serão sanadas eventuais dúvidas dos estudantes vinculados ao Pipci 2018.

Links relacionados

Edital nº 15/2018 - Programa de Iniciação à Pesquisa, Criação e Inovação 2018

Contato para mais informações: pibipci@ufsb.edu.br ou via telefone (73) 3215-0344.

Histórico de bolsas (clique aqui para acessar o relatório de PCI)

2015 2016  2017  2018

Edital 08/2015:

- Somente Iniciação científica (IC)

- Fapesb (30 bolsas) + UFSB (30 bolsas);

- 53 projetos de pesquisa;

- 117 planos de trabalho;

- 51 proponentes;

-56 planos sem bolsa

4 Editais:

-90 bolsas: 83 Iniciação Científica (IC) e 7 Iniciação Tecnológica (ITI);

- CNPq (10 bolsas PIBIC; 2 bolsas PIBITI);

- Fapesb (18 bolsas IC);

- UFSB (60 bolsas) UFSB;

- Edital de IC voluntário;

-Edital 07/2017 (unificado);

-CNPq (10 bolsas PIBIC- 2 bolsas PIBITI)

-Fapesb (18 bolsas)

- UFSB (60 bolsas);

-Edital de IC voluntário;

-90 bolsas: 83 IC e 7 ITI;

Edital 15/2018:

UFSB (55 IC + 5 ITI);

- Fapesb (18 bolsas)

- CNPq: stand by(ano de avaliação)