Página inicial > A UFSB > Assessorias > Assessoria de Comunicação Social > Informativo UFSB > Catálogos indicam serviços de apoio à qualidade de vida dos estudantes

Catálogos indicam serviços de apoio à qualidade de vida dos estudantes

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h45 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 16h16 | Acessos: 1584

A Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração Social (Prosis) preparou e publicou os catálogos das redes Interna e Externa de apoio à Qualidade de Vida Estudantil. Os documentos descrevem os serviços dentro e fora da Universidade Federal do Sul da Bahia para atendimento ao corpo discente, e é uma produção da equipe do Setor de Promoção à Saúde Estudantil, ligado à Coordenação de Qualidade de Vida da Prosis.

rede interna qvA publicação sobre a Rede Interna de Apoio à Qualidade de Vida visa facilitar o acesso de estudantes a benefícios, setores, eventos e projetos voltados a diferentes demandas estudantis, como a saúde física e mental e a integração na comunidade. É um guia bem objetivo e detalhado para que qualquer discente possa participar de iniciativas e seleções dentro da UFSB, e foi publicado pela Prosis em 7 de abril de 2019, em alusão ao Dia Mundial da Saúde.

rede externa qv

Em complemento ao documento da Rede Interna, a Prosis publicou o catálogo da Rede Externa de apoio à Qualidade de Vida em 27 de setembro. O documento agrega informações sobre a rede de atenção básica à saúde, redes de assistência social, espaços e projetos voltados à cultura e ao lazer nas cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Serviços e projetos mantidos pelas prefeituras, pelo governo do Estado da Bahia e por associações representativas estão indicados com a descrição do que se pode acessar e com os dados de contato e localização.

Conforme a equipe responsável pelos catálogos, a criação das Redes Interna e Externa de Apoio à Qualidade de Vida Estudantil se deu a partir da necessidade de contribuir com a permanência dos estudantes, mediante estímulo à autonomia e promoção do autocuidado. Decidimos, então, compilar serviços/projetos/ações que envolvem saúde, assistência social, artes, esportes e cultura, realizadas na Universidades e fora dela - nos municípios em que os campi da UFSB estão inseridos. Nesse sentido, as Redes transcendem a catalogação e divulgação de serviços, pois considera a percepção ampliada da multiplicidade de dimensões que implicam na Qualidade de Vida.  A divulgação dos materiais foi feita com envio pelo e-mail e publicação no portal UFSB. A equipe informa que houve resposta positiva da comunidade acadêmica à iniciativa da Prosis.

Documentos relacionados

Rede Externa de Apoio à Qualidade de Vida Estudantil