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Coordenação de Manutenção divulga medidas para conservação predial e economia de energia

Escrito por Heleno Rocha Nazário | Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 17h20 | Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 17h22 | Acessos: 1636

O objetivo de monitorar e padronizar as ações de manutenção de estruturas e instalações físicas levou a equipe da Coordenação de Manutenção a adotar medidas para orientar o trabalho e simplificar o acesso aos serviços prestados pelo setor. São ações de caráter contínuo, desde a redução de desperdício à qualificação dos processos. Veja as novidades: 

Procedimentos Operacionais de Manutenção

A manutenção das instalações prediais requer alguns procedimentos que visam colaborar com a segurança dos usuários e profissionais, além de garantir bom funcionamento dos equipamentos e dispositivos. Nesse sentido, a Coordenação de Manutenção vem elaborando diversos procedimentos operacionais (POP) para padronizar a execução de diversos serviços de responsabilidade da coordenação, tendo em vista a melhoria continuada dos seus processos. Desse modo, já foram elaborados 16 POPs que abordam desde orientações de como abrir chamado de manutenção até rotinas de manutenção de geradores de energia. Esses procedimentos estão disponíveis em https://ufsb.edu.br/propa/dinfra/coordenacao-de-manutencao.

 

Gerenciamento do Consumo de Energia

Visando alcançar critérios de sustentabilidade nas instalações da UFSB, a Coordenação de Manutenção está instalando multimedidores de energia elétrica em alguns locais estratégicos dos campi. Esses equipamentos fazem o monitoramento em tempo real do consumo de energia e ainda registram na sua memória interna várias informações dos mais diversos parâmetros elétricos. Até o momento já foram instalados 4 equipamentos no CJA, 5 no CSC e 1 no CPF. Concomitante a isso, foi feita a análise de todas a contas de energia, criando-se um painel com todas as informações relativas ao consumo dos anos de 2015 a 2019. Essas informações estão disponíveis em http://twixar.me/LBmK. Os registros dessas informações darão suporte para intervenções nas instalações prediais tendo em vista uma melhoria continuada.

 

Requisições de Manutenção Predial

Durante o ano de 2018 a Coordenação de Manutenção iniciou algumas medidas que visam mitigar os problemas causados pela falta de conservação das instalações prediais. Nesse sentido, foi difundido o uso do HelpDesk como forma de registrar todos os pedidos de manutenção predial. Assim, tivemos 1735 requisições de serviços de manutenção, das quais 1644 foram finalizadas, totalizando 94,8%. Em 2017 apenas 502 requisições abertas, das quais 500 já foram finalizadas. Isso mostra um aumento na demanda de serviços, além de elevar os índices qualidade nos serviços prestados por essa coordenação. Os procedimentos para abertura de requisições de manutenção estão disponíveis em http://twixar.me/rBmK.

 

Com informações e textos da Coordenação de Manutenção (Dinfra/Propa)

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