Página inicial > Últimas Notícias > Prorrogadas inscrições de discentes ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID)

• Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 14h50
  • Última atualização em Segunda, 23 de Julho de 2018, 14h21
imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC) informa prorrogação de prazo para inscrição de discentes para o Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid/UFSB, conforme Edital n. 23/2018.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados(as) nas Licenciaturas Interdisciplinares da UFSB dos três campi que estejam cursando do 1° ao 5° quadrimestres ou estudantes com até 60% do curso já integralizado.

As áreas com possibilidades de bolsas são: Campus Jorge Amado (CJA): História/Sociologia, Artes e Linguagens; Campus Paulo Freire (CPF): Linguagens e Ciências da Natureza; Campus Sosígenes Costas (CSC): Humanidades e Matemática/Ciências da Natureza.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de julho, após preenchimento do formulário e da Carta de Motivação, disponíveis na seção Documentos do site institucional da UFSB, onde foi publicado o calendário completo, com todas as fases do processo. Também são necessários outros documentos, listados no Edital.

Os(as) estudantes contemplados(as) com bolsas receberão o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por um período de 18 (dezoito) meses, a partir de agosto de 2018.

Milena Magalhães, coordenadora de Primeiro Ciclo da Progeac, entende que, “para a formação do(a) estudante, a participação em um programa como o Pibid é um grande diferencial, pois leva-o(a) a ter contato com a prática a partir de uma reflexão apurada da teoria, possibilitando o aprendizado por meio de vivências no interior das escolas da educação básica.”

Os(as) discentes participarão da equipe executora de projetos que preveem “a interação plena entre a universidade e as escolas públicas que foram conveniadas. Juntos(as), professores(as) e estudantes da UFSB com professores(as) e estudantes da rede pública, de modo que não se trata de um projeto para as escolas, mas com as escolas. Esse tipo de experiência, quando o(a) estudante está construindo a sua concepção de ensino, pesquisa e extensão, tende a constituir um pensamento mais crítico e criativo sobre a sua área de atuação”, explica a professora Milena Magalhães.

A coordenadora institucional do Pibid, professora Luciana Ávila (CSC), afirma que “o objetivo geral deste projeto institucional de iniciação à docência é promover as possibilidades de uma formação inicial docente consequente, engajada, que reflita a articulação entre teoria e prática e seja fruto do diálogo efetivo entre universidade e escola.”

Luciana Ávila completa, dizendo que esse “projeto é fundamental para os(as) estudantes compreenderem que a escola não se faz só com 'ciência', tb se faz na 'prática'. E que as duas coisas estão entrelaçadas, sem hierarquia.”

Link para o formulário e a Carta de Motivação:  http://ufsb.edu.br/acesso-informacao/documentos/104-editais/121-editais-geral/122-editais-geral-2018/977-edital-n-23-2018-selecao-de-discentes-para-participacao-no-programa-institucional-de-bolsas-de-iniciacao-a-docencia-pibid-ufsb-2018