Página inicial > Últimas Notícias > Visita de professor da Universidade de Aveiro incluiu palestras e contato com grupo de pesquisa

• Publicado: Quinta, 14 de Junho de 2018, 16h39
  • Última atualização em Sexta, 15 de Junho de 2018, 08h52

O físico José Fernando Ferreira Mendes, professor e pesquisador da Universidade de Aveiro (Portugal), ministrou, nas (12/6) e quarta-feiras (13/6), no Campus Jorge Amado e no Campus Paulo Freire, respectivamente, a palestra “Introdução aos Sistemas Complexos”. O convite partiu do Grupo de Pesquisa Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC), do Campus Paulo Freire, e da Assessoria de Relações Internacionais (ARI).

Nas palestras, o professor apresentou conceitos gerais sobre Sistemas Complexos, enfatizando as Redes Complexas, historiou o percurso das investigações sobre o tema e apontou atualizações na área de pesquisa. Abordou também diferentes problemas que atingem sistemas com características comuns e possibilidades de análise e solução a partir de estudos de caso já publicados, situações hipotéticas e ocorrências recentes divulgadas pela mídia.

Outra atividade do professor José Mendes na UFSB foi a visita de trabalho ao Grupo de Pesquisa Física Estatística e Sistemas Complexos (FESC), ao qual se vincula o projeto de pesquisa financiado pelo CPNq “Caracterização, análise e prevenção de falhas na rede complexa de energia elétrica brasileira”, coordenado pelo professor Fabrício Luchesi Forgerini, do Campus Paulo Freire.

O coordenador da ARI, professor Guilherme Foscolo, explica que a visita do professor José Mendes teve alta importância institucional porque há uma “prospecção para a criação de novas parcerias e Acordo de Cooperação entre a Universidade de Aveiro e a UFSB.”

Palestrante

José Fernando Ferreira Mendes graduou-se em Física pela Universidade do Porto em 1987, onde também realizou o Doutorado, finalizado em 1995. No ano de 1996, concluiu o Pós-Doutorado pela Boston University. Foi professor da Universidade do Porto até 2002, ano em que se associou ao Departamento de Física da Universidade de Aveiro. O professor Mendes é referência na área, tendo publicado mais de noventa artigos em periódicos científicos, além de dois livros. Conforme o sítio institucional da Universidade de Aveiro, o professor Mendes foi Vice-Reitor para Matérias no âmbito da investigação e formação de terceiro ciclo.

Link do CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1400883655917939

Galeria de fotos: