Página inicial > Últimas Notícias > Semana de Acolhimento no CSC teve treino aberto de capoeira angola

Semana de Acolhimento no CSC teve treino aberto de capoeira angola

• Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 14h23
  • Última atualização em Quinta, 07 de Junho de 2018, 14h24
imagem sem descrição.

Novos alunos da UFSB tiveram a oportunidade de participar de um treino aberto de capoeira angola conduzido pelo Mestre Pé de Chumbo, do Centro Esportivo de Capoeira Angola, como parte da Semana de Acolhimento do Campus Sosígenes Costa da UFSB, nesta quarta-feira (6). O treino incluiu movimentação e música, terminando com uma roda de capoeira. A atividade aconteceu na Varanda Sul, em frente ao Auditório Monte Pascoal, e contou com ampla participação de estudantes, docentes e capoeiristas do grupo.

Nascido na Bahia, Mestre Pé de Chumbo (Gidalto Pereira Dias) dedica-se à cultura da capoeira desde criança. É discípulo de João Pequeno, com quem treinou desde a década de 1980, dando continuidade aos ensinamentos do Mestre Pastinha, principal referência da capoeira angola. Também teve oportunidade de treinar com Mestre João Grande. Formado mestre de Capoeira Angola na década de 1990, foi um dos pioneiros na sua divulgação no estado de São Paulo e tem frentes de trabalho em várias cidades no Brasil e em outros países.

A atividade foi proposta e organizada pela professora Cristiane Lima (Artes-CSC) e pelo professor Pedro Leal (Ciências Sociais/Antropologia-CSC), praticantes de capoeira angola, num esforço de contribuir para a valorização dos saberes e práticas da cultura popular e em particular desta arte de matriz afro-brasileira.

Com informações e foto por Cristiane Lima e Pedro Leal