Página inicial > Últimas Notícias > Campus Sosígenes Costa recebeu o 38º Encontro Regional de Botânicos de Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo

• Escrito por Malu Carvalho
  • Publicado: Segunda, 04 de Junho de 2018, 12h11
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 20h54

Nos dias entre 20 e 23 de maio de 2018, o campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) sediou o 38º Encontro Regional de Botânicos, o ERBOT - MG, BA, ES. Esse evento de quase quatro décadas é promovido anualmente pela Diretoria Regional da Sociedade Botânica do Brasil (SBB), uma das sociedades científicas mais antigas do país. Em 2018, o ERBOT teve como tema “Diversidade Vegetal da Mata Atlântica: tecendo redes de conhecimento”, com o objetivo de difundir a Botânica e a diversidade vegetal, congregando e fomentando o diálogo entre estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores(as) da área com interesse na flora regional, além de divulgar a importância da Botânica para a sociedade, a partir de atividades voltadas ao público extrauniversitário.

O encontro contou com mais de 380 participantes de diferentes estados brasileiros, incluindo 16 palestrantes. A comissão organizadora contou com a participação ativa de 31 membros, entre servidores(as) docentes, técnico-administrativos(as) e estudantes de graduação e pós-graduação, além de 35 monitores(as) e 31 pesquisadores(as) que compuseram o comitê técnico-científico. Durante os quatro dias de evento foram apresentados 307 trabalhos científicos, dispostos em sessões de pôsteres (210) e comunicações orais (97) englobando 10 áreas temáticas da Botânica. Os melhores trabalhos selecionados pelo comitê técnico-científico receberam uma premiação durante a cerimônia de encerramento do evento. Os resumos simples e expandidos aprovados para apresentação no ERBOT, bem como a síntese de algumas palestras, estão reunidos no livro de Anais do evento, organizado pelos professores Allívia Rabbani, Gleidson Marques e Jaílson Novais, e disponível para download no site do encontro [AQUI].

A abertura do evento ocorreu no dia 20 de maio, com apresentação do Coral Municipal de Porto Seguro. Em seguida, houve a palestra magistral “Contemporaneidade e pós-contemporaneidade no estudo e conservação da biodiversidade vegetal no Brasil”, proferida pelo Dr. Luciano Paganucci de Queiroz (UEFS),  que pode ser acompanhada no Canal da UFSB no YouTube [AQUI]. A mesa de abertura contou com a presença da reitora da UFSB, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, da Dra. Vânia Gonçalves Lourenço-Esteves (MN/UFRJ), representando a Diretoria Nacional da SBB, e de outros(as) convidados(as). Durante o coquetel de boas-vindas foi lançado o livro infantojuvenil “Vivian, a aranta”, de autoria da professora Dra. Allívia Rouse Carregosa Rabbani (IFBA), integrante da comissão organizadora do ERBOT.

Um momento especial ocorreu no dia 22 de maio, reconhecido como o Dia Internacional da Biodiversidade. Para celebrar essa data tão importante, pela manhã houve a mesa redonda “Diversidade vegetal do corredor central da Mata Atlântica”, coordenada pelo professor Dr. Luís Fernando Tavares de Menezes (UFES). À tarde, houve a palestra magistral “Diversidade, raridade e conservação na flora da Mata Atlântica”, proferida pelo Dr. Cláudio Nicoletti de Fraga (INMA). Após tal palestra, houve o lançamento oficial do Jardim Botânico da Floresta Atlântica Sul-Baiana (JB FLORAS), com a presença de diversos(as) representantes de instituições parceiras e da sociedade civil. O momento foi também marcado pelo plantio de uma alameda de mudas de ibirapitanga ou pau-brasil [Paubrasilia echinata (Lam.) E. Gagnon, H.C. Lima & G.P. Lewis], árvore-símbolo do JB FLORAS e do 38º ERBOT - MG, BA, ES. Além disso, foi lançada a revista científica Paubrasilia, periódico oficial do novo jardim botânico.

Ainda durante o evento ocorreram 12 minicursos, cinco oficinas, cinco palestras, quatro mesas redondas, três reuniões-satélite, duas exposições, uma roda de conversa e a assembleia ordinária da Diretoria Regional - MG, BA, ES da SBB. Interessados(as) também puderam visitar durante o encontro a coleção de exsicatas (plantas secas catalogadas) do herbário Geraldo C. P. Pinto (GCPP), ligado ao JB FLORAS, onde também se encontra a palinoteca palinoFLORAS, uma coleção de lâminas com grãos de pólen da flora regional. Estandes com livros, orquídeas, bromélias e sementes também estavam à disposição dos participantes para visitação.

O evento contou com o apoio de diversas instituições parceiras, como o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - campus Porto Seguro, o Conselho Regional de Biologia da 8ª região, Orquidesc, a Universidade Federal da Bahia, a Universidade Federal de Uberlândia, a Universidade Estadual de Minas Gerais, o INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, a Rede Brasileira de Jardins Botânicos, o Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal e o Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (UFSB/IFBA).

Texto: Jaílson Novais, com informações dos demais membros da comissão organizadora.

Fotos: Michele Bandeira, Cristiana Costa, Jaílson Novais