Página inicial > Últimas Notícias > UFSB conquista aprovação em editais da CAPES para as licenciaturas interdisciplinares

• Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 10h59
  • Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 11h04

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, no início da noite de ontem, 29/5, os resultados dos Editais 07/2018 e 06/2018, respectivamente, do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica. As propostas institucionais da UFSB contempladas foram submetidas por uma comissão, formada pela Coordenadora de Primeiro Ciclo da Pró-Reitora de Gestão Acadêmica (Progeac), Milena Magalhães, e pelas Coordenadoras Institucionais, professoras Luciana Beatriz Bastos Ávila (Pibid) e Gabriela Rodella de Oliveira (Residência Pedagógica), ambas designadas pela Portaria n. 274/2018, de 16 de março e 2018, da Reitoria.

A Coordenação de Primeiro Ciclo explica que foram duas etapas bem sucedidas de avaliação das propostas institucionais, “principalmente se forem consideradas as especificidades de nosso modelo, com cursos jovens e interdisciplinares, ainda baixo número de discentes matriculados, estrutura multicampi e regime quadrimestral.”

A professora Milena Magalhães comemora o resultado, detalhando que “fomos contemplados com 166 cotas de bolsas para o Pibid e 72 cotas para a Residência Pedagógica.” Os Programas disponibilizam bolsas para docentes orientadores, professores da rede e licenciandos, “o que faz muita diferença, se considerarmos a realidade enfrentada por parcela expressiva de estudantes universitários nos territórios de abrangência da UFSB”, ressalta a professora Gabriela Rodella.

A Coordenadora Institucional do Programa Residência Pedagógica avalia que “a possibilidade de participação nesses Programas financiados pelo governo, além de oficializar as relações entre universidade e educação básica de um ponto de vista institucional, tornam as relações entre os participantes – docentes da universidade, professores das redes, licenciandos e estudantes do ensino básico – mais fortes.” Gabriela Rodella complementa ainda que “Isso acontece porque a universidade se organiza para garantir uma formação para os professores da rede, que se sentem preparados para e comprometidos a receber os estagiários em suas salas de aula.”

Luciana Ávila, Coordenadora Institucional do Pibid, conta que já foi responsável pelo Programa, na área de Língua Portuguesa, em uma Universidade estabelecida em sua tradição. Da experiência, ela destaca que “o impacto do programa na vida daqueles estudantes foi enorme, modificando a sua perspectiva sobre a escola e a forma de encarar o ensino de língua materna.” “Imagine essa experiência em uma universidade jovem, em que tudo está em construção? Tenho a certeza de que tanto o Pibid quanto o programa de Residência Pedagógica podem representar o „point-of-noreturn‟ para as nossas licenciaturas. O lugar de reflexão sobre a formação do professor, a experiência no ambiente escolar nos primeiros anos da universidade, o desenvolvimento da cooperação, participação e autonomia”, salienta a professora.

A Coordenação de Primeiro Ciclo entende que “este passo é fundamental para a consolidação das nossas Licenciaturas Interdisciplinares, a qualificação da formação de nossos estudantes, a ampliação do diálogo com a escola pública e o fortalecimento das práticas docentes nos territórios Sul e Extremo Sul da Bahia.”

A comissão informa que ainda será realizada uma terceira etapa pela CAPES, relativa à análise dos projetos elaborados por docentes das Licenciaturas Interdisciplinares dos três Campi da UFSB e que as bolsas deverão ser implementadas a partir de agosto. É necessário também que as redes de ensino municipais e estaduais encaminhem as manifestações de interesse na Plataforma Paulo Freire até o dia 11 de junho.

A publicação do resultado está disponível para consulta no link: http://www.capes.gov.br/sala-deimprensa/noticias/8897-capes-aprova-530-propostas-no-ambito-dos-dois-programas