Página inicial > Últimas Notícias > Inaugurado o Jardim Botânico Floras em Porto Seguro-BA

Inaugurado o Jardim Botânico Floras em Porto Seguro-BA

• Publicado: Terça, 29 de Maio de 2018, 09h15
  • Última atualização em Terça, 29 de Maio de 2018, 09h15
imagem sem descrição.

Em 22 de maio de 2018, durante o 38° Encontro Regional de Botânicos (ERBOT - MG, BA, ES) realizado no campus Sosígenes Costa (CSC) da Universidade Federal do Sul da (UFSB), foi inaugurado o Jardim Botânico FLORAS. A cerimônia de inauguração contou com a presença dos representantes de instituições convidadas, tais como o prof. Carlos Werner Hackradt (Decano do Centro de Formação em Ciências Ambientais - CFCAm - representando a Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães da Luz), prof. Marcos Eduardo Cordeiro Bernardes (Decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - IHAC do CSC/UFSB), Sr. João Góes (representando a Secretaria de Meio Ambiente do Município de Porto Seguro), Profa. Vânia Gonçalves Lourenço-Esteves (representando a Diretoria Nacional da Sociedade Botânica do Brasil - SBB), prof. Luís Fernando Tavares de Menezes (Diretor da Diretoria Regional MG-BA-ES da SBB), Sr. Tiago Leão Pereira (Gestor do Refúgio de Vida Silvestre do Rio dos Frades/ICMBio), Sra. Virgínia Londe de Camargos (Gestora da RPPN Estação Veracel), Sr. Cláudio Nicoletti de Fraga (Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA) e Prof. Jorge Antonio Silva Costa (Coordenador do Jardim Botânico FLORAS). Após a solenidade de inauguração, foi realizado um ato simbólico chamado de "Compromisso com as Gerações Futuras". Nesse momento, os membros da mesa juntaram-se a outros homenageados e às crianças presentes no evento para plantar mudas de ibirapitanga/pau-brasil, atualmente conhecida cientificamente como Paubrasilia echinata (Lam.) E. Gagnon, H. Lima & G. Lewis.

Foram homenageados pelo Jardim Botânico FLORAS pessoas representantes de instituições e segmentos da Sociedade que contribuíram de alguma forma com o Jardim, seja por meio de parcerias ou investindo esforços durante essa primeira caminhada, como o Sr. Matias dos Santos Santana (ex-administrador do Centro de Convenções), o Sr. Bira - Florisvaldo Climério Santana (ex-funcionário do Centro), Fagner Joaquim Barbosa de Souza (Coordenador do Apoio Administrativo do Campus Sosígenes Costa - CSC), Oziel Santos de Almeida (funcionário responsável pela ajuda com a jardinagem do CSC), Agatha Carvalho Pinto, Tainá Jardim Antunes e Vinícius Castro Santos (representando os/as discentes da UFSB). Outros participantes do ERBOT também foram convidados/as a contribuir com o plantio das mudas, especialmente os/as professores Oberdan Pereira (prof. aposentado da UFES), Ana Odete Vieira (UEL), Andréa Karla Santos e Anderson Machado (ambos da UFBA), Michele Bandeira (PPGCTA-IFBA/UFSB), Taina Muller, Jomar Jardim, Daniel Piotto, Olívia Duarte, Lenir Abreu, Florisvalda Santos (UFSB), Jaílson Novais, Gleidson Marques, Cristiana Costa, Jorge Costa (equipe JB FLORAS/UFSB) e ainda a estudante Tâmara Samille Santos, da UESB.

O Jardim Botânico FLORAS nasce com um conceito de Jardim Universitário em Rede, onde o próprio Campus da UFSB tem seus espaços utilizados para receber as Escolas do Ensino Básico e o público em geral, envolvendo uma rede de parceiros para tornar o Jardim um lugar agradável e interessante. A planta símbolo do JB FLORAS é a ibirapitanga (do Tupi, madeira vermelha) ou pau-brasil, lembrando o único país do mundo que tem nome de planta. Também visa simbolizar o lugar onde começaram as dores e as delícias de ser brasileiro e representar tantos séculos de História, Cultura e Meio Ambiente dos povos do Brasil.

O momento da inauguração também representou o lançamento da revista científica Paubrasilia (periodicos.ufsb.edu.br/index.php/paubrasilia), periódico oficial do Jardim, e do segundo número do Boletim do JB FLORAS. Foi celebrada a aquisição de uma coleção de sementes e de algumas orquídeas e bromélias doadas pela Orquidesc (Associação de Orquídeas e Bromélias da Costa do Descobrimento), a mais recente parceira do Jardim.

Para saber mais sobre o Jardim Botânico FLORAS, você pode visitar o site www.ufsb.edu.br/jardimbotanicofloras ou ir pessoalmente ao local que fica na BR 367, Rodovia Porto Seguro/Eunápolis, na altura do Km 31, Campus Sosígenes Costa da UFSB. A visitação está prevista inicialmente para ser realizada todas as sextas, pela manhã, e o agendamento pode ser feito pelo e-mail jbfloras@gmail.com ou pelo telefone (73) 3288-8400.

Informações fornecidas por: Jorge A.S. Costa e Cristiana B.N. Costa