Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Novo decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde toma posse nesta quinta (24)
Início do conteúdo da página

Novo decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde toma posse nesta quinta (24)

  • Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 09h22
  • Última atualização em Sexta, 25 de Maio de 2018, 09h27
  • Acessos: 4117

Na noite de ontem, 24 de maio, a Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Angélica Guimarães da Luz, conduziu a cerimônia de posse do professor William Rodrigues de Freitas, eleito pela comunidade acadêmica para o decanato do Centro de Formação em Ciências da Saúde.

A cerimônia teve a presença da Pró-Reitora de Gestão Acadêmica, Janaína Losada, do decano e do vice-decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, Fabrício Forgerini e Rodrigo Fonseca, do Coordenador de Campus, Paulo Borges, do representante estudantil Elves Soares, de servidores docentes e técnico-administrativos e de estudantes. Também houve participação metapresencial pelo link disponibilizado especialmente para a ocasião.

Reitora Joana Guimarães e a Pró-reitora Janaína Losada

A Pró-Reitora de Gestão Acadêmica, professora Janaína Losada, abriu a sessão parabenizando o novo decano e dando-lhe as boas-vindas. Em seguida, conforme o protocolo, o Coordenador do Campus Paulo Freire, Paulo Afonso Borges Cardoso Jr., leu a ata de posse, e a Pró-Reitora Janaína Losada fez a leitura da Portaria.

A Reitora, Joana Guimarães, lamentou a impossibilidade de estar presente no Campus Paulo Freire para a posse em razão das paralisações nas rodovias. Deu as boas-vindas ao decano eleito, destacando que “a gestão da Universidade pretende sempre trabalhar para que os decanatos tenham cada vez mais autonomia para encaminhar os assuntos das suas unidades.” A Reitora ressaltou seu desejo de realizar uma gestão realmente compartilhada, assinalando especificidades do Centro de Formação em Ciências da Saúde.

A Reitora incentivou o novo decano, realçando que, apesar das grandes incertezas por que passa o país nesses “tempos difíceis”, percebe no gestor recém-eleito muita disposição para o trabalho e criatividade. “Acredito muito na capacidade de William, pelo interesse e envolvimento com as questões da Instituição desde sempre e que seguirá, agora, como decano.” A professora Joana Guimarães celebrou também a coincidência nas datas da própria nomeação como Reitora da UFSB, cuja publicação no Diário Oficial também ocorreu ontem, 24 de maio, e a data de posse do novo decano, ressaltando a caminhada conjunta de ambos por quatro anos de mandato, eleitos pela comunidade acadêmica.

O professor William Rodrigues disse que espera ter “uma gestão com ampla participação de todos os segmentos da Universidade”. Ele defendeu que “as cobranças e o apoio venham de todos os setores.” O novo decano afirmou que, mesmo com todas as dificuldades apresentadas pelo contexto, com cortes de recursos para a pesquisa e para a gestão das Universidades, espera que o Campus Paulo Freire possa oferecer outros cursos da área de Saúde no Centro de Formação até o final da sua gestão. E completou: “Sou otimista. Acredito que, com muito trabalho, vamos conseguir grandes resultados na Instituição.” O decano do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências do Campus Paulo Freire, Fabrício Forgerini, confirmou sua disposição para o trabalho conjunto com o novo decano do Centro de Formação em Ciências da Saúde, evidenciando a necessidade de “pensarmos que somos um Campus, um todo, que não há um Centro, um curso isolado; por isso, precisamos gerir juntos.”

O representante discente, Elves Soares, agradeceu as ex-decanas pelo trabalho realizado e desejou sorte ao novo gestor, enfatizando que contasse com os estudantes, que “estão para apoiar e ajudar a fortalecer os cursos de segundo ciclo.” A Reitora recuperou a fala do representante estudantil e agradeceu as exdecanas do Centro de Formação em Ciências da Saúde pela contribuição, seriedade e competência na condução do trabalho.

A Pró-Reitora de Gestão Acadêmica, Janaína Losada, sublinhou que “a Universidade Federal do Sul da Bahia é jovem, mas já demonstra respeito pelos processos democráticos e desenvolve um trabalho voltado para a sociedade.” A professora Janaína desejou sorte ao novo decano, afirmando que “a gente não faz gestão sozinho, a gente faz gestão junto. Por isso, pode contar ainda mais com a Progeac.”

Olavo Grangeiro, estudante do curso de Medicina, declarou, animado, que “espera da nova gestão mais proximidade entre docentes e Centro de Formação e também um trabalho pró-ativo e bastante competente, considerando a experiência do novo decano e do vice em cursos em processo de constituição em outras instituições.”

A Secretaria Executiva do Campus Paulo Freire informou que o vice-decano eleito, Sebastião Rodrigo Ferreira, não pôde tomar posse na mesma cerimônia em razão de a atual titular do cargo estar em gozo de férias e que a posse será agendada em momento oportuno.

registrado em:
Fim do conteúdo da página